Georg Neumark (1621-1681)

Obra e Biografia

29/06/2012

Georg Neumark (1621-1681) HPD nº 214 (e HPD 157)

Nasceu: 16 de março de 1621, em Langensalza, Thuringia. Faleceu: 18 de julho de 1681, em Weimar, Alemanha

Neumark foi educado nos Ginásios em Schleusingen e Gotha. Do último ele recebeu o seu certificado de conclusão em setembro de 1641. Depois ele deixou Gotha, junto com vários comerciantes, que foram para a Feira de São Miguel em Leipzig. Ele então se juntou a um grupo similar que ia de Leipzig para Lübeck, e planejou proceder a Königsberg e se matricular ali na universidade. Depois de atravessar Magdeburgo, eles foram atacados por bandidos na região de Gardelegen, que roubaram de Neumark tudo que ele teve consigo, exceto o seu livro de orações e um pouco dinheiro que havia costurado nas suas roupas. Ele voltou a Magdeburgo, mas ali não pôde achar um trabalho, nem em Lüneburg, Winsen, ou Hamburgo, para onde, em seguida, foi mandado pelos amigos.

No fim ele chegou ainda até Kiel. Mas ali, dia após dia se passou sem uma perspectiva de emprego. Certa noite fria em novembro ele estava parado a beira mar, olhando as ondas e pensou: - Só um pulo, e todo o sofrimento termina! Mas, na mesma hora se lembrou duma palavra aprendida na sua juventude: Do seu santo céu o Deus Eterno responde e, com o seu grande poder, ele o torna vitorioso (Salmo 20,6). Ele se tranqüiliza. Consolado olha para o futuro, e faz a experiência de que tudo pode melhorar. Encontra em Kiel um amigo em Nicolaus Becker, um conterrâneo da Thuringia, que na época era o pastor principal em Kiel. Aconteceu que no fim do mês o tutor da família do juiz Stephan Henning caiu em desgraça e fugiu de Kiel. Por recomendação do P. Becker, Neumark arrumou este emprego de professor particular. Este fim súbito das ansiedades dele foi o motivo para escrever o seu hino Wer nur den lieben Gott lässt walten (HPD nº 214).

Neumark passou um tempo feliz na casa de Henning, até ter economizado o suficiente para continuar a viagem a Königsberg, onde ele se matriculou, em 21 de junho de 1643, como acadêmico de Direito. Ele permaneceu cinco anos, enquanto também estudou poesia e música sob orientação de Simon Dach1 e Heinrich Albert, sustentando-se como tutor particular. Durante este tempo (em 1646) ele perdeu todos seus pertences novamente, desta vez através de fogo. Em 1648 ele deixou Königsberg, esteve pouco tempo em Varsóvia, ficou 1649-50 em Thorn, depois passou por Danzig, e em setembro de 1651 em Hamburgo. Ao final de 1651 ele esteve de volta na Thuríngia.

Ali ele foi notado pelo Duque Guilherme II de Saxônia-Weimar, o presidente da Sociedade de Frutificadores (Fruchtbringende Gesellschaft), a principal organização literária alemã no 17º Século. O Duque, em 1652, designou Neumark como poeta da corte, bibliotecário, e registrador da administração em Weimar; e finalmente como secretário dos Arquivos do Ducado. Em setembro de 1653 Neumark foi admitido como sócio da Sociedade de Frutificadores, da qual ele se tornou o secretário e cronista em 1656. Em 1679, Neumark se tornou também sócio da Ordem de Pegnitz. Em 1681, ele ficou cego, mas foi permitido manter os seus cargos até que ele morreu.

Os trabalhos de Neumark incluem:

Fortgepflantzer Musikalisch Poetischer Lustwald 1657 . Der Neu-Sprossende Teutsche Palmbaum (Nürnberg & Weimar, Germany: 1668)
Ele criou 16 hinos e 13 melodias sacras. Muitas vezes ele fez pessoalmente as melodias e arranjos instrumentais para suas poesias.

Em nosso hinário HPD o hino com letra e melodia de Georg Neumark Wer nur den lieben Gott lässt walten (1641) se encontra sob nº 214 Quem só em Deus, o Pai, confia e nele espera sempre fiel. É um ótimo hino de confiança em Deus, com e recomendação no final da última estrofe Jamais Deus há de abandonar quem nele crer e confiar, que combina tão bem com o dito em I. Pedro 5,7: Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

Com a mesma melodia canta-se HPD nº 157 Por sua paternal bondade cuja letra é de Philipp Friedrich Hiller (1699-1769).

Fontes: www.cyberhymnal.org/ e
S. Fornaçon Neumark em RGG³, Tübingen 1960, Volume IV, coluna 1425/26

Nota: 1 Simon Dach (*1605 em Memel, +1659 em Königsberg) professor de poesia na Universidade de Königsberg e autor de hinos evangélicos. Guerra, peste e doença deram a seus hinos o sopro de morte e eternidade. A sua canção mais conhecida é Anke von Tharau, um hino para o casamento de uma filha de um pastor. (Fonte: W.Lueken, em RGG³).


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 15627
REDE DE RECURSOS
+
Nenhum pecado merece maior castigo do que o que cometemos contra as crianças, quando não as educamos.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br