Gerhard Schnitter (*1939)

Obra e Biografia

29/06/2012

Gerhard Schnitter (*1939) HPD nº 207

Gerhard Schnitter, compositor, regente e autor de hinos, criou o texto e a melodia do hino Ohne dich wären wir verloren (EG 18ª Ed. nº 471) = HPD nº 207 Sem Jesus tudo está perdido com o refrão depois da 1ª e 2ª estrofes Mas tu vives e chamas, não nos deixas na aflição. Cristo, teu amor revelas e nos dás consolação e depois da 3ª estrofe Sim, tu vives e reinas... etc.

Ele nasceu: 30 de outubro de 1939 em Obercunnersdorf, Oberlausitz, Saxônia (Alemanha). Mudou da então DDR (República Democrática Alemã) para a RFA (Bundesrepublik) e estudou piano e música sacra. Desde 1969 era professor na escola de música em Stuttgart, mais tarde docente na Escola Superior de Música na mesma cidade.

Casou em 1972 com Elisabeth (*1948); é pai de quatro crianças.

De 1980 até 1995 foi colaborador e diretor do setor de música na Rádio-emissora evangelística ERF de Wetzlar. E depois trabalhou como leitor de música e produtor na editora Hänssler em Holzgerlingen (Böblingen).

Em 1996 havia fundado em Stuttgart o grupo vocal Time To Sing o qual divulgou as produções musicais (vários Oratórios Pop) de Schnitter na Alemanha nos e Estados Unidos. Este grupo tem por objetivo de incentivar os ouvintes a cantarem os hinos antigos e modernos.

Durante 35 anos Gerhard Schnitter havia organizado a parte musical dos Encontros nos dias de Pentecostes em Aidlingen, dos quais milhares de jovens participaram.

Em 2005 Schnitter produziu mais um CD com hinos compostos por ele mesmo nos anos 2001-2004. Depois ele se aposentou e foi para Paraguay, a fim de trabalhar por dois anos com coros das comunidades dos Menonitas e para lecionar música no Colégio Concórdia na capital Asuncion.
Com todo o seu trabalho Schnitter se empenhou para fomentar e reavivar o canto comunitário.


Fontes: http://www.epd.de/suedwest/suedwest_index_37271.html http://www.sound7.de/soundcheck Evangelische Nachrichtenagentur idea http://www.ccmtexte.de/rezis/cds/s/gschnitter.htm
http://www.scm-shop.de/shop/promotions/das-lied-zur-jahreslosung.html
http://www.gerhard-schnitter.de

 

 

Por isso gosto da minha vida.

Passos novos e gostosos.

  Gerhard Schnitter


 (Tradução do artigo de Gerhard Schnitter: Darum ist mein Leben liebenswert
Com Sub-título: Liebenswerte Neuanfänge)

Sempre que possível inicio os meus dias com uma boa xícara de chá, acrescida com tranqüilidade, as Senhas Diárias, a Bíblia com meditação, além de papel para anotações, pensamentos e idéias. Este momento tranqüilo, há dezenas de anos, transforma minha manhã cada vez numa pequena e gostosa festa particular. E isso, não por último, também por causa do diálogo com Deus a respeito da própria família, de outras pessoas, de acontecimentos na sociedade e a respeito de Sua Comunidade.

Pensamentos e idéias novas desenvolvem-se durante a leitura bíblica, na oração – precisamente na tranqüilidade. Começando com pensamentos bem banais, como datas e a agenda do dia, até projetos maiores ou idéias de textos e músicas. Muitas das canções e produções não teriam nascidas, se me faltassem estes momentos. Até acredito que nestas horas tranqüilas iniciaram-se muitos traços característicos da realização da minha vida. Pois Deus surpreendeu-me na vida seguidamente com novos inícios imprevistas. Por exemplo, quando, após 10 anos de atividades como professor na escola de música em Stuttgart e na Escola Superior de Música na mesma cidade, eu recebi o convite para colaborar na Rádio-emissora evangelística ERF de Wetzlar. Sair duma posição segura no serviço público e iniciar algo novo numa obra missionária incerta. E depois, após 15 anos de colaboração na ERF, apresentou-se outro novo início: Recebi a oferta de trabalhar como leitor de música e produtor na editora Hänssler em Holzgerlingen (Böblingen). E depois, com 65 anos de idade estava na hora de parar? A final, músicos têm o privilégio de usar o seu hobby como profissão. Por isso aproveitei a oportunidade para trabalhar mais dois anos na editora, até completar 67 anos.

Agora estava em tempo de gozar do estado de tranqüilidade1? Parece que Deus permaneceu fiel a seu princípio, pois providenciou para mim uma nova iniciativa. Recebi um e-mail surpreendente com a pergunta, se não poderia substituir, por dois anos, o regente do coro da comunidade de Menonitas de língua alemã em Asuncion, Paraguay. Onde fica isso? Como é a vida de lá? Será que essas pessoas diferentes vão gostar de minha música? Com 67 anos de idade ainda seremos capazes de aprender a falar o espanhol? E o que virá depois? Então Jesus terá novamente um plano para vocês, disse um amigo. Nós partimos. E parece que o tempo na América do Sul está se tornando uma época gostosa e enriquecedora para nós.
Como cristão quero continuar a confiar em Deus e viver na expectativa de novos inícios. O mais surpreendente início novo experimentaremos com a vinda de Jesus. Esta é para mim a mais palpitante e querida esperança na vida! E como é bom, já agora diariamente ter contato que o Senhor que voltará. Pois acredito, ele está bem perto2.

Notas:

1 alemão: Ruhestand = aposentadoria
2 em alemão nah dran, é o título do mais recente Oratório POP de Gerhard Schnitter.

Das Weihnachtswunder
Das weihnachtliche Konzert- und Theaterprojekt für Chor, Solisten und Schauspieler tourt auch 2011 wieder durch die Adventszeit. Dieses Stück verbindet stimmungsvoll moderne Songs, traditionelle Weihnachtslieder und polyphone Chormusik. Gleichzeitig geht es in den spannenden Spielszenen um die tiefsten Fragen des Menschen: Wie kam er in seine aussichtslose Situation? Gibt es noch einen Ausweg aus der Hoffnungs-losigkeit? Ist an Weihnachten wirklich der Erlöser gekommen? Die Uraufführung dieses Werkes fand 2007 in Asuncion, der Hauptstadt Paraguays, statt. Für die Neuinszenierung in Deutschland konnten junge Schauspieler und Sänger gewonnen werden, u.a. Luisa Katharina Davids, Till Florian Beyerbach und Hartmut Scheyhing. Die umfangreichen Chorparts werden vom Chorprojekt “Time To Sing” vorgetragen. Die Leitung hat Gerhard Schnitter.

 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 15667
REDE DE RECURSOS
+
O Espírito de Deus se une com o nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus.
Romanos 8.16
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br