Grupo de Casais I de Petrópolis (RJ) comemora 25 anos

17/09/2009

Os preparativos para a formação de grupos de casais começaram em 14 de Setembro de 1984, na residência pastoral, as 19,30 horas, com os casais, Mayorga, Einsfeld, Rittmeyer, Brunken e Kersten, com o intuito de averiguar se havia interesse para começar um trabalho com casais na Comunidade, o que foi aceito.

Em uma Segunda reunião, no dia 30 de Setembro de 1984, no salão social, com a participação de 11 casais, o tema foi Igreja. Foi acordado dividir o grupo em dois,pois eram muitos casais, um que se reuniria todas as terças as 19,30 horas e outro nos domingos à tarde. O grupo de domingo encontrou-se durante alguns anos. Hoje não existe mais.

Constituído o grupo I, sob a orientação do pastor Werner Brunken, realizou seu primeiro encontro em 24 de Outubro de 1984, na casa pastoral, com o tema, Como vencer o Stress, parte I.

No primeiro encontro ficou acordado que as reuniões seriam sempre em rodízio nas casas dos participantes, e desde então são discutidos temas bíblicos, políticos e sociais, sempre acertados nas reuniões anteriores de modo que cada um pudesse se preparar para a discussão. Após este momento de reflexão com cânticos e orações, encerra-se com agradável confraternização.

Em maio de 1991, o grupo preparou o primeiro café colonial na comunidade, com ajuda da então juventude, conforme registro em ata do presbitério, com produtos em quase sua totalidade caseiros produzidos pelos organizadores. Anualmente era realizado um café colonial, totalizando seis ao todo.

Em 12 de Março de 1995, realizou um Bingo, com ótimo resultado financeiro.

Em outubro de 2001 também organizou o primeiro jantar dançante da comunidade, a luz de velas, com a participação de 160 pessoas.

Todas as rendas reverteram em benefício da Comunidade. Sendo uma delas para pintura interna do salão, feito pelos homens do grupo com seus filhos, e a parte externa por firma profissional.

Hoje, estes eventos que se tornaram tradição passaram a contar com a participação de outros membros da Comunidade.

A comemoração dos vinte anos se deu no culto do dia 12 de setembro de 2004, onde o grupo todo participou da Santa Ceia. Em seguida confraternizou com um agradável almoço no Hotel Quitandinha.

No decorrer destes 25 anos, foram comemoradas as Bodas de Ouro dos casais Hilda e Manoel Nazareth (1997), Helga e Carlos Lichtenberger (1998), Venyir e Antônio Schmidt (2000), Madalena e Nilo Klippel em (2007), Zilda e Rodolfo Emmel (2008). Bodas de Rubi Annemarie e Hans Kersten (2007). Bodas de Diamante, Hilda e Manoel Nazareth (2007),

O grupo continua muito ativo na Comunidade e também nas suas vidas particulares.

Dos primeiros participantes continuam ainda no grupo, Madalena, Hans e Annemarie e Manuel Nazareth devido a idade não participa mais ativamente.

 

Atualmente o grupo é constituído de: Rodolfo e Zilda Emmel, Antônio e Venyr Schmidt, Hans e Annemarie Kersten, Helga Lichtenberger, Madalena Klippel, Lydia Schiefler, Emídia Lyrio, Pastor Elton Pothin e Pastora Carin Rahmeier.(na foto com o casal Pastor Werner e Inge Brunken)

Annemarie e Hans Kersten

Integrantes já falecidos:
Arnaldo Keippert, 11 de junho de 1992
Gotfried Caris, 25 de Novembro de 1994
Carlos Lichtenberger, 20 de Abril de 2000
Nilza Bach, 02 de Maio de 2005
Nilo Klippel, 20 de Janeiro de 2009
Hilda Nazareth, 19 de Abril de 2009
Luiz Bach, 05 de Maio 2009

COMUNICAÇÃO
+
A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz e não há nele nenhuma escuridão.
1João 1.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br