Henri Abraham César Malan (1787-1864)

Obra e Biografia

29/06/2012

Henri Abraham César Malan (1787-1864) HPD nº 219

Nasceu: 7 de julho de 1787, Genebra, Suíça.
Faleceu: 18 de maio de 1864, Vandoeuvres, Suíça.
Sepultado: Vandoeuvres, Suíça.

Depois de completar a sua educação escolar, Malan foi para Marselha, França, pretendendo ser comerciante. Mas depois, ele entrou na Academia em Genebra, e preparou-se para o ministério, e ele recebeu a ordenação em 1810. Ele tinha sido designado um dos mestres na Faculdade no ano anterior. Ele era um dos iniciadores do movimento hinista na Igreja Reformada na França.

Em 1823 Malan exaltou numa prédica em Genebra a justificação somente pela fé. Com isso entrou em conflito com os colegas pastores orientados pelo racionalismo, que lhe negaram o púlpito e o serviço escolar. Ele achou contato com o movimento de Réveil que, segundo o exemplo de metodistas, queria uma Igreja independente, fundamentada na inspiração da Bíblia, e disposta para a evangelização. Os adeptos deste movimento eram chamados de momiers (comediantes). Malan, em terras de sua propriedade, criou para eles um centro na Eglise de Témoignagne. Em 1828 a Igreja de Genebra o excluiu do rol de seus pastores. Ele não se filiou à independente Eglise du Bourg de four que então já se havia formada. Por isso grande número de seus seguidores o abandonou em 1830.

Malan, depois, viajou como evangelista livre por Inglaterra, Escócia, Bélgica, Holanda e França. Numa de suas viagens ele encontrou a poetiza Charlotte Elliot, e ajudou-a a entregar sua vida a Cristo. - Ele alicerçou seu trabalho por tratados (folhetos) e por hinos compostos por ele (principalmente os 300 Chants de Sion), na maioria com melodias sentimentais.

César Malan é autor da melodia (em 1827) do hino no HPD nº 219 Ó minh'alma, espera em teu Senhor cuja letra é de Johann Friedrich Räder (1815-1872). Outras melodias de sua autoria são Hendon - Rosefield - Silchester - Welton.

Fontes: H. Hohlwein Malan em RGG³, Tübingen, 1960, Volume IV, coluna 626. e www.cyberhymnal.org/


 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Melodia
ID: 15745
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor guardará você. Ele está sempre ao seu lado para protegê-lo. Ele o guardará quando você for e quando voltar, agora e sempre.
Salmo 121.5 e 8
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br