História da Comunidade de Cosmópolis - SP

1 | 1
Ampliar

Esta comunidade existe desde 1902, época em que os imigrantes suíços e alemães decidiram reunir-se para a realização de cultos e serviços religiosos.

A primeira ata, datada de 5 de Fevereiro de 1911, foi assinada pelos Srs. Júlio Baumann, presidente, Oscar Humig, 1º secretário, e Albert Fierz, 1º tesoureiro.

Foi o Sr. Friedrich Müller, do Bairro de Pires, o primeiro pastor que serviu a comunidade, a qual, naquela época, tinha como denominação Sociedade Evangélica Alemã. Dirigiu-se então a comunidade à coirmã de Campinas, pedindo que fosse atendida também pelos pastores desta. Passado algum tempo, novamente recebia assistência do Pastor de Pires, na época o Missionário P. Jung, o qual por motivo de saúde, teve que abandonar parcialmente os trabalhos. Nessa contingência, novamente Campinas teve que prestar assistência pastoral, e foi nessa ocasião que o Pastor Hans Müller conseguiu filiar a comunidade a um Sínodo, resolvendo definitivamente o problema.

O Sr. P. Hans Methner, quando servia a comunidade, conseguiu modificar e registrar os Estatutos bem como os bens da então Sociedade Evangélica Alemã, que passou a denominar-se Igreja Evangélica Lutherana de Cosmópolis . Aquela Sociedade, que já tinha Estatutos próprios, havia adquirido em 2 de julho de 1913 o terreno onde foi construído o templo.
A população de Cosmópolis, naquela época era de 2.000 habitantes, e a Sociedade contava com 114 membros. Em 12 de agosto de 1923 se deu o lançamento da pedra fundamental do templo, tendo a documentação alusiva à essa solenidade sido assinada pelos srs. P. Gekeler, Júlio Baumann, Otto Herbst e Alberto Fierz.

Em Assembléia Geral realizada a 27/02/1927 foi eleito presidente pela primeira vez o Sr. Emanuel Baumann, Este dedicado membro vinha atuando como organista da comunidade desde 1924. Pelos registros novas eleições foram feitas e em 1970 o presbitério era constituído assim:

Presidente: Godofredo Baumann
Vice-Presidente: Pedro Francisco Kugel
1º Secretário: Waldemar Simões de Almeida
2º Secretário: Alonso Epprecht
1º Tesoureiro: Waldemar Kugel
2º Tesoureiro: Bruno Petch
Vogais: Artur Guilherme Bentlin e Adolfo Anklan.

A comunidade, que contava com 76 membros, possuía um coral de vozes mistas e um quarteto masculino, os quais cantavam sob a orientação do Sr. Bruno Petch, A Escola Dominical, com 55 alunos, estava dividida em duas classes, uma se reunindo no Centro Social situado na Zona Urbana de Cosmópolis e outra no templo, situado na colônia Campos Sales. Seu responsável e professor desde 1955 era o Sr. Hermes Mahling, o qual teve como auxiliares Godofredo Warga e Célia Baumann.

A comunidade contou ainda por longos e longos anos com a eficiente colaboração do Sr. Alberto Fiertz sempre prestando seus serviços, especialmente na função de tesoureiro.

Passados alguns anos, em uma Assembléia Geral ordinária de 06/03/1977 o Sr. Presidente Eduardo Warga, junto ao Pr. Gustavo Adolfo Schiunemann, informou que a Igreja Evangélica Luterana enfrentava problemas financeiros foi feita então uma pesquisa da possibilidade de uma mudança da igreja para a cidade. Foi feita uma votação onde a maioria era a favor, mais tarde foram informados que já haviam conseguido um bom terreno para o novo templo da comunidade, esse terreno foi doado pela Câmara Municipal. No dia 15 de Outubro foi o lançamento da pedra fundamental onde estiveram presentes autoridades, Pastores Paroquiais e Distritais, Membros do Conselho, Corais de Cosmópolis e Campinas.

A inauguração da obra foi no dia 14/10/1979, à Rua 25 de Dezembro 1230, área urbana de Cosmópolis. No ano de 1980 em Assembléia resolveram tornar extinta a Sociedade de Canto Campos Sales, e com a venda deste terreno e mais a contribuição da Alemanha o dinheiro seria investido na construção do Centro Comunitário. Junto à festa do lançamento da pedra fundamental do Centro Comunitário foram colocados os antigos documentos que já estavam em decomposição isto aconteceu no dia 19/10/80. Vários anos se passaram de muito empenho tanto da parte dos presbíteros como membros que gentilmente cederam ajuda financeira e empenhando-se cada dia nas realizações de festas e projetos futuros.
 

Meu Deus e meu Rei, eu anunciarei a tua grandeza e sempre serei grato a ti. Todos os dias, te darei graças e sempre te louvarei.
Salmo 145.1-2
© Copyright 2016 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br