História da Presença Luterana em Santa Maria de Jetibá - ES

1 | 1
Ampliar

Por volta do ano de 1888 as primeiras famílias luteranas estabeleceram-se na região de Santa Maria de Jetibá. Eram, em grande parte, famílias imigrantes pomeranas que, num primeiro momento, haviam residido em localidades como Luxemburg (Santa Leopoldina} e Jequitibá.Estas primeiras famílias luteranas residentes em Santa Maria de Jetibá permaneceram ligadas, inicialmente, às suas comunidades de origem. Mas no ano de l889 já estavam organizando cemitério próprio no seu novo local de residência. No ano de 1891 construíram seu primeiro local de culto: uma pequena escola que também servia para as celebrações da Comunidade. Esta foi inaugurada no dia 26 de abril de 1892. Inicialmente eram celebrados dois cultos por ano nesta pequena capela-escola.

Posteriormente este número aumentou para quatro cultos por ano. Até o ano de 1903 a Comunidade era atendida por pastores da Paróquia de Jequitibá. De 1903 a 1904 o atendimento pastoral veio da Paróquia de Palmeira de Santa Joana. Somente em 23 de outubro de 1904 , com a instalação do primeiro Pastor a residir na localidade, Santa Maria tornou-se uma Paróquia autônoma. O primeiro Pároco local foi o P. Friedrich Heinrich Wrede. Nesta ocasião a Paróquia já contava com 100 famílias-membro. Este número aumentou logo nos primeiros anos de existência da Paróquia. Pois outras comunidades iam se organizando em regiões próximas e solicitavam atendimento pastoral. Desde a sua fundação (1904) até a presente data, Santa Maria de Jetibá ofereceu atendimento pastoral a muitas outras comunidades que, com o passar do tempo, foram se transformando em paróquias autônomas: Laranja da Terra, Alto Jatibocas, Santa Teresa, Barracão, São Luiz, São Sebastião e São João do Garrafão.

A palavra 'orai' nada mais significa do que 'pedi, clamai, buscai, batei, fazei barulho!' É preciso que assim façamos a cada momento, sem cessar.
Martim Lutero
© Copyright 2016 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br