Homenagem a um ex-trombonista de Santa Maria de Jetibá pela passagem de seu 98º aniversário

31/03/2012

Homenagem a um ex-trombonista: Sr. Franz Boldt
Homenagem a um ex-trombonista: Sr. Franz Boldt
Homenagem a um ex-trombonista: Sr. Franz Boldt
1 | 1
Ampliar

Às 5 horas da manhã do dia 31 de março de 2012 o Grupo de Metais (Trombonistas) da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Santa Maria de Jetibá se dirigiu à residência de uma pessoa muito especial que completou 98 anos de idade. Trata-se do Sr. Franz Boldt. Franz nasceu no dia 31 de março de 1914, na localidade de Alto São Sebastião, município de Santa Maria de Jetibá, como filho de Gustavo Boldt e Emília Roepke Boldt. Gustavo, o pai de Franz foi professor em duas escolas comunitárias: Alto São Sebastião e Alto Jatibocas.

Franz estudou, durante alguns anos, na escola comunitária onde seu pai era professor. Com a idade de 16 anos mudou-se para o então povoado de Santa Maria de Jetibá para trabalhar como motorista de caminhão. Veio a casar-se, em 1937, com a Sra. Ida Berger. Ainda muito jovem Franz começou a participar do grupo de trombonistas da Comunidade.

Durante um período de mais de 70 anos participou ativamente deste grupo musical que, até os dias de hoje, anima as celebrações da Comunidade Luterana, realiza apresentações em eventos especiais na cidade de Santa Maria de Jetibá como também em outras cidades e localidades. O trabalho dos trombonistas luteranos existe a nível estadual e nacional. Centenas de trombonistas se reúnem regularmente em encontros capixabas e nacionais. Este trabalho é coordenado pela “Obra Acordai”, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Além de ser um instrumentista exemplar, cuja contribuição fica gravada na memória do povo de Santa Maria de Jetibá e na história dos grupos de metais das Comunidades Luteranas, o Sr. Franz Boldt foi presidente da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Santa Maria de Jetibá por dois mandatos consecutivos. Durante o período da segunda guerra mundial exerceu papel importante na mesma Comunidade. O pároco luterano local, Pastor Hermann Rölke, ficou preso, em Vitória, por um período de várias semanas. O uso da língua alemã nas escolas e nas celebrações das Comunidades foi proibido por lei. O Pastor foi impedido de realizar celebrações e ministrar ofícios como bênçãos matrimoniais, batismos e sepultamentos. Nesta situação de emergência o Sr. Franz foi chamado a assumir estas atividades religiosas, substituindo o Pastor Rölke por um período de 14 meses.

O Coro de Metais foi recebido com muito carinho pelo Sr. Franz e seus familiares na madrugada do dia 31 de março de 2012. O grupo entoou várias peças musicais em homenagem ao querido aniversariante. Já à mesa do café da manhã, o Pastor Valdemar Gaede fez a leitura do Salmo 103 em língua alemã como também proferiu uma oração de agradecimento pelos 98 anos de vida do Sr. Franz Boldt.
 


Autor(a): Valdemar Gaede
Âmbito: IECLB / Sinodo: Espírito Santo a Belém / Paróquia: Santa Maria de Jetibá (ES) / Organismo: Obra Missionária de Metais Acordai
Natureza do Evento: Vivência Comunitária Social
Perfil do Evento: Comemoração
ID: 13416
COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
O Espírito Santo permanece com a santa congregação, ou cristandade, até o dia derradeiro. Por ela, nos busca e dela se serve para ensinar e pregar a Palavra, mediante a qual realiza e aumenta a santificação, para que, diariamente, cresça e se fortaleça na fé e em seus frutos, que ele produz.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br