Jan Wit (1914-1980)

Obra e Biografia

29/06/2012

Jan Wit (1914-1980) HPD nº 154

Jan Wit, holandês, poeta, pastor calvinista, hinólogo.

Nasceu em 07 de julho de 1914 em Nijmegen, Holanda
Faleceu em 26 de agosto de 1980 em Groningen

Jan nasceu como filho do professor Cornelius Wit e de Lijntje Geertruida Kommerina de Baan. Desde seu nascimento ele era cego. Por isso foi educado em Instituto para cegos. Ele fez o que uma criança cega podia fazer, e nisso sua inteligência e seu ouvido extraordinário lhe eram de grande valia. Quando jovem e solteiro já conseguiu vários diplomas: na língua Esperanto (1933), em estenografia comercial (1934), massagem terapêutica (1937), exame de organista (1938). Ele estudou línguas clássicas e prestou o respectivo exame nacional em 1940. Depois passou a estudar teologia, formando-se em 1947. Porém, sendo cego, não era fácil de achar emprego. Por isso foi estudar ainda por um ano na Faculdade Livre de Teologia Protestante em Paris. Finalmente, em 1948, tornou-se pastor e pregador na Waalse kerk (I'EgIise Wallonne) em Nijmegen. Ali permaneceu até 1967.

Em 10 de janeiro de 1949 havia casado com Johanna Post, com quem teve um filho e uma filha. Em 1970 casou em 2ª núpcias com Johanna Cornelia Ribbers, da qual não teve filhos.

Já quando estudante Jan Wit descobriu seu dom literário. E em Utrecht ele foi aceito num círculo de poetas e escritores. Entre 1950 e 1965 publicou quatro volumes de suas poesias. Sua obra tem um caráter especial, típico para poesia de um cego: inteligente e sugestivo. Na mesma época Jan Wit também desenvolveu grande atividade como escritor de peças teatrais para leigos (Leienspiel). Para diversos grupos, tanto de senhoras, quanto de jovens e outros escreveu peças de conteúdo humorístico, religioso e pensativo.

Mas Jan Wit, além de produzir poesias, também tinha o dom de pensar cientificamente. Por seus pensamentos profundos sobre temas teológicos e literários e principalmente hinológicos foi lhe concedido em 1969 o grau de ‘Doutor honoris causa’ pela Universidade de Groningen. E em 1971 ele foi nomeado professor docente para hinologia na mesma faculdade. Os últimos dez anos de sua vida Wit residia e trabalhava na cidade de Groningen. Alias, eram anos em que a sua saúde já estava abalada. Mas apesar disso, a partir de 1973, ele colaborou na elaboração do hinário Liedboek voor de Kerken, uma tarefa que lhe deu grande satisfação.

Jan Wit é autor da melodia e da letra original na língua holandêsa de HPD nº 154: Quem conhece o velho Abraão, que Deus guiou com a sua mão?, baseado em Gênesis cap.12.

O texto em alemão é de J. Kreiter Habt ihr schon gehört von Abraham, der aus Ur in Chaldäa kam? (EG, 18ª ed. nº 450).

Fontes: Kleines Nachschlagewerk zum Evgl. Gesangbuch für Bayern und Thüringen, Munique, 1995
e http://www.inghist.nl/Onderzoek/Projecten/BWN/lemmata/bwn4/wit

 


 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 15697
REDE DE RECURSOS
+
A Deus, aos pais e aos mestres, nunca se poderá agradecer e recompensar de modo suficiente.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br