João 13.31-35

Caderno de Celebrações 2015 - 2016 - Sínodo da Amazônia

03/02/2015

CULTO PARA ABRIL 2016
Departamento de Música e Liturgia do Sínodo da Amazônia
Leituras Bíblicas: Sl 148; Ap 21. 1-6; Pregação: Jo 13.31-35
P. Ricardo Brosowski – Vilhena – RO

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
“Porque Deus amou o mundo tanto, que deu seu Filho único, para que todo o que nele crê não morra, mas tenha a vida eterna” (João 3.16). Com essas palavras de Jesus Cristo, nosso único e suficiente salvador, desejo a todos e todas um abençoado culto, onde somos presenteados por Deus com a sua companhia, com a sua palavra e sabendo que ele se inclina pra ouvir nossas angústias, dores e alegrias. Tenhamos todos uma excelente manhã (tarde ou noite).

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
124 - HPD – Deus Está Presente

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
(De pé) Não nos reunimos aqui em nosso nome, nem em nome do uma instituição. Aqui estamos reunidos em nome do Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. O Pai que cria todas as coisas visíveis e invisíveis, incluindo a nossa vida. O Filho que perdoa e redime a vida. E o Espírito Santo que une a vida criada e redimida. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
85 - HPD – Vem, Espírito Divino

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Deus onipotente e Pai de misericordioso. Tu nos dás tão grande amor, que até podemos ser chamados de teus filhos e tuas filhas, e temos comunhão contigo. Sabemos de teus cuidados e tua graça, mas não a merecemos, pois temos pecado através de nossas palavras, através de nossos pensamentos e através de nossas atitudes. Temos pecado contra ti e teu mandamentos.
Temos errado, e assim prejudicamos a nós mesmos e aos nossos irmãos e irmãs. Temos nos afastado de teus ensinos e caminhos. Temos seguido por demais nossos próprios caprichos e os desejos de nosso coração. Senhor, não há nada em nós que seja bom. Tu, porém, Senhor, tens demonstrado a nós cuidado, compaixão e misericórdia. A vida que estava contigo, enviastes a nós, para que em Jesus Cristo tivéssemos perdão, esperança e vida completa, vida eterna. Perdoa, ó Deus, aos que agora confessam sua culpa. Perdoa-nos e salva-nos segundo a tua promessa. Concede-nos tua graça, por Cristo, para que tenhamos uma nova vida e nela vivamos segundo a tua magna vontade. Tem piedade de nós. Em nome de Jesus Cristo, que deu sua vida, para que em seu sangue fossemos limpos e salvos. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
A Bíblia nos diz que “se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: Ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade” (1João 1.9). Assim, à todos os que confessaram seus pecados com coração contrito e humilde eu anuncio o perdão em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

KYRIE;
Como pessoas que receberam o perdão de Deus somos chamados a clamar pelas dores deste mundo.
Pelas dores da violência urbana, no transito, doméstica. Pelas dores da perseguição religiosa. Pelas dores das guerras. Pelas dores da destruição de nosso meio ambiente. Por isso cantamos Kyrie Eleison! Pelas dores deste mundo, ó Senhor!
D A D Bm F#m
Pelas dores deste mundo, Ó Senhor, imploramos piedade
G D A D A D
A um só tempo geme a criação Teus ouvidos se inclinem ao clamor
Bm F#m G D A
Desta gente oprimida. Apressa-te com a tua salvação!
D G A F#m
A tua paz, Bendita e irmanada co'a justiça
Bm G A
Abraça o mundo inteiro. Tem compaixão!
D G A F#m
O teu poder Sustente o testemunho do teu povo.
Bm G A D
Teu Reino venha a nós! Kyrie eleison!

GLÓRIA IN EXCELSIS
O nosso Senhor nos promete a sua companhia e ajuda, ele diz “Eu sou o Senhor, o Deus de vocês; eu os seguro pela mão direita e lhes digo: não fiquem com medo, pois eu os ajudo” (Is 41.13). Por isso rendamos glória a Deus cantando Glória:
“Glória, glória, glória a Deus nas alturas. Glória, glória, paz entre nós, paz entre nós” (HPD 346).

ORAÇÃO DO DIA
Senhor, teu amor chega a mundo, por Ti criado, de muitas formas. Quando nos perdoas os pecados. Quando em Cristo encontramos nova vida e também quando podemos ter contato com a tua Palavra. Por isso te pedimos que novamente possamos, na meditação de tua Sagrada Escritura, encontrar sabedoria, paz, amor e vida. Faz com que ela inunde nosso ser. Em nome de Jesus Cristo, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina desde a criação até a consumação dos tempos. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura: Salmo 148

2ª Leitura: Apocalipse 21. 1-6

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
380 - HPD – A Tua Palavra é Semente

PREGAÇÃO
Queridos irmãos, estamos vivendo o período pós-pascal. A páscoa é a maior celebração do amor de Deus pelos seres humanos. Amor que o faz nascer em uma pobre manjedoura em Belém. Amor que o faz sofrer, ser preso e morto. Amor que não nos deixa sem esperança, mas que nos presenteia, mesmo sem merecermos, com a ressurreição no domingo da páscoa. O texto para nossa meditação hoje vem da mensagem do Evangelho narrado por João, em seu capítulo 13, os versículos 31 até o 35 (proceder leitura do texto).
O texto bíblico que acabamos de ler nos traz o legado derradeiro de Cristo para a vida dos seus discípulos antes que fosse preso, torturado, morto, sepultado e ressurreto. Jesus novamente anuncia, após a saída de Judas, que Deus será glorificado através do Filho. E anuncia aos discípulos um novo mandamento. Não um mandamento que era diferente ou que anulava os mandamentos dados por Deus a Moisés. Mas, um mandamento que reunia todos os outros em um só: “amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros”.
Em uma pesquisa feita entre crianças sobre “o que é o amor” um menino de cinco anos respondeu: “Jesus poderia ter dito palavras mágicas para que os pregos caíssem da cruz, mas ele não disse. Isso é amor”.
Quando Jesus fala em amor, ele não fala, em primeiro sentido, do amor entre marido e mulher; entre irmãos ou pais, ou de uma amizade profunda. Jesus vê o amor muito mais como um princípio ético, um amor tão profundo e tão intenso e tão inclusivo, tão grande, universal, tão comprometido e tão empático, que consegue se colocar no lugar do outro, assumindo as suas alegrias como sendo nossas alegrias e suas dores como se fossem também nossas dores. Amor ganha muito mais do que sentido poético, mas ganha sentido relacional. Que penetra no cotidiano dos seus seguidores, e não os deixa esquecer daqueles que estão a sua volta.
Assim vemos que amor e amar estão muito além de sentimentos. Amor é atitude. Amar é uma forma de lidarmos com as pessoas e as coisas que nos são confiadas. Amar uma pessoa é colocar-se no lugar dela. E agir com ela como gostaríamos que agissem conosco. È busca; é partilha, é apoio, e respeito, é confiança. Mas, afinal, por que amar uns aos outros? Por que devemos amar aquela pessoa que só nos incomoda? Por que devo amar a quem eu nem conheço? Amar? Porquê?
Essas perguntas são respondidas pelo próprio Jesus:
Primeiro: Por que eu vos amei!
Amar nada mais é do que uma resposta ao amor que Deus nos concedeu ao enviar Jesus Cristo a nosso encontro, quando estávamos perdidos no pecado, na angústia, desesperançados. Amar não é um ato que vem de nós, mas que surge como gratidão ao recebermos o amor incondicional de Deus. Amor que entrega, amor que doa a vida do próprio Jesus Cristo, Deus Filho na cruz para que nós pudéssemos ter esperança de vida completa aqui e também na eternidade.
Segundo: Pois assim os reconhecerão como meus discípulos!
Os cristãos seriam, ou deveriam ser, reconhecidos como discípulos de Jesus Cristo por meio do amor demonstrado uns pelos outros porque, demonstrando isso, estariam imitando o amor de Jesus. Se fizermos uma avaliação de nossa vida, veremos o quanto temos dificuldade em praticar esse amor. Quanta dificuldade temos de observar no outro um alguém capaz, alguém que merece respeito e cuidados, que carece e sofre pelas mesmas dores que eu. O amor é a luta humana em busca da igualdade entre todas as pessoas. Cristo não nos olhou com desdém nem com rancor. Mas, nos olhos com compaixão, nos ofereceu auxilio e nossas dores e nos deu a oportunidade de encontrarmos nele o caminho para uma vida completa e eterna.
Cabe a cada cristão descobrir a sua forma de viver esse amor na comunidade, em sua família, em seu círculo de amizades. Esse é o desafio para cada um de nós; amarmo-nos mutuamente, a ponto de as pessoas que vem a forma como nos tratamos, vejam a diferença entre o amor que Cristo nos oferece e o dito “amor” que o mundo oferece.
Que Deus nos abençoe e nos conceda sempre o seu amor e que juntos possamos transmitir esse amor a todos os que nos são próximos. Amém.

HINO
414 - HPD – Quem Quer cantar do Amor

CONFISSÃO DE FÉ
A Igreja Cristã é chamada a confessar e viver aquilo em que crê. Queremos como corpo, que tem Cristo como seu cabeça, mestre e guia confessar nossa fé. Fazemos isso com as Palavras do Credo apostólico.

Creio em Deus Pai...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
165 - HPD – Há Sinais de Paz e de Graça

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Estimado Senhor, nosso Deus e Pai. Aqui estamos humildemente te agradecendo pela maior expressão do teu amor por nós. A cruz. Cruz essa que era nosso lugar, onde nós deveríamos ter sofrido e morrido. Mas, pelo teu cuidado e por nos amar de forma plena e incondicional, através dela, nos salvou da morte entregando à morte teu Filho Jesus, que ao se entregar nos concede perdão e esperança de uma vida nova e plena aqui e de vida eterna contigo.
Fortalece a nossa fé em ti. Nos faz lembrar que, como cristãos, devemos ser lembrados pela simplicidade do amor demonstrado a todos e a tudo que nos cerca. Sabemos da nossa dificuldade em cumprir esse novo mandamento ensinado por Cristo. Por isso, capacita-nos para uma nova forma de vivência, amor e cuidado mútuos.
Olha por nossa nação, que possa haver paz e responsabilidade no trato com a vida. Cuida da tua Igreja, olha por nossas comunidades e nos ensina a sermos missionários em um mundo que tanto precisa ouvir falar e viver do teu amor, da tua paz e da tua salvação. Olha pelos adoentados, enlutados e perseguidos por causa do teu nome. Olha também para nossos pedidos:
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Cuida de todos nós e também daqueles que não puderam participar do culto de hoje. Tudo mais que gostaríamos de te falar, pedindo e agradecendo, nossas alegras e angústias, colocamos diante de ti, quando juntos oramos como Jesus nos ensinou:

PAI NOSSO
Pai nosso...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que Deus esteja a sua frente abrindo caminhos! Esteja atrás lhe protegendo! Também esteja ao teu lado te sustentando! Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

ENVIO
Vamos na paz e sirvamos a Deus com alegria; amando a Deus acima de tudo e amando nosso próximo como se ele fosse nós mesmos.

CANTO FINAL
378 - HPD – Abençoe-vos o Deus Todo-Poderoso 


Autor(a): P. Ricardo Brosowski
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 13 / Versículo Inicial: 31 / Versículo Final: 35
Título da publicação: Caderno de Celebrações 2015 - 2016 / Editora: Sínodo da Amazônia / Ano: 2015 / Volume: I
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 31562
REDE DE RECURSOS
+
Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br