João 3.1-17 - Jesus e Nicodemos

Prédica

17/02/2008


Leitura Bíblica Básica: João 3.1-17
Outras Leituras:
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ - Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville - SC
Data da pregação: 17/02/2008
Data Litúrgica: 2º Domingo da Quaresma

Prédica:
Prezada Comunidade cristã aqui reunida.

Estamos no segundo domingo da quaresma. É um tempo especial no ano litúrgico onde lembramos do sofrimento de Cristo e de tudo que ele passou para que nós pudéssemos ter a salvação. E este texto de João 3 é colocado neste tempo de quaresma justamente porque nos quer lembrar que dependemos unicamente da graça de Deus em Jesus Cristo para ser salvos.

O texto de João 3 nos traz o diálogo de Nicodemos com Jesus e nos mostra a concepção de salvação na FÉ CRISTÃ confrontada com a forma de crer israelita, com a concepção de salvação no JUDAÍSMO.

O que é crer para Nicodemos? Nicodemos é um fariseu. Diz o texto que é um dos principais dos judeus. Ele é uma autoridade judaica; portanto, conhecedor da Sagrada Escritura (Antigo Testamento), da lei de Deus. Para ele, crer significa ser fiel à lei de Deus, cumprindo-a à risca - cumprir da melhor maneira possível os mandamentos divinos. É a observância às leis divinas que traz a salvação ao ser humano. Esta observância à lei divina também ajudaria para que o Messias esperado pudesse vir logo para instaurar o Reino de Deus. Assim, a salvação (o ver o Reino de Deus (v. 3)), não é obra divina por graça, mas pagamento/retribuição de Deus pela conduta correta da pessoa, daquele que crê, daquele que cumpre a lei divina. Seria mérito da pessoa por sua obra, por seu esforço.

Jesus, por sua vez, coloca outra concepção de salvação a Nicodemos ao dizer: Em verdade, em verdade, te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus. (v. 03) Este nascer de novo é algo que é impossível ao ser humano. O ser humano nasce, cresce, vive e morre. Não pode nascer de novo biologicamente. Por isso, Nicodemos pergunta: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? (v. 04) A resposta é óbvia: não pode!

Usando esta figura, Jesus quer ensinar que a salvação não pode ser produzida pelo ser humano, não é obra humana - é obra divina. Neste sentido, já nos aponta o Evangelho de Mateus, no capítulo 19, versículos 25 e 26, quando relata o diálogo dos discípulos com Jesus, quando os discípulos perguntam para Jesus: quem pode ser salvo? E Jesus responde: ISTO É IMPOSSÍVEL AOS HOMENS, MAS PARA DEUS TUDO É POSSÍVEL.

Não é o cumprimento da lei que determina a salvação, mas a fé, o nascer de novo. E a fé, o nascer de novo é algo dado por Deus, por seu Espírito Santo, conforme podemos ver em Romanos 10.17 e Efésios 2.8:

E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.

Também nos versículos v. 13-17 de nosso texto, Jesus fala de sua morte na cruz, colocando de forma clara que ele é o Salvador, o Filho de Deus. Coloca de forma clara no versículo 16 que a salvação não é obra humana, mas obra divina, recebida pela fé - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

No v. 14, ao citar o exemplo da serpente de bronze (Números 21.4-9) que Moisés colocou sobre uma haste no deserto para salvar as pessoas mordidas por serpentes, Jesus quer lembrar isto também: no deserto, salvar a vida não dependia das pessoas, mas dependia da bondade de Deus, que teve compaixão da revolta de Israel contra Deus, e permitiu que a pessoa que olhasse para a serpente de bronze não morresse do veneno da serpente. Salvação sempre foi e ainda é obra divina, não humana.

E, quando Jesus fala em nascer de novo, em nascer da água e do Espírito, ele nos faz recordar do BATISMO. No Batismo de Jesus (Mateus 3.13-17), o Espírito de Deus desceu sobre Jesus em forma de pomba e uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

Assim, também nossa igreja diz a respeito do Batismo: (No Batismo) morremos para o pecado e ressurgimos mediante o lavar regenerador do Espírito Santo, para uma nova vida a cada dia. (NOSSA FÉ, NOSSA VIDA)

O Apóstolo Paulo também relaciona o Batismo com um novo nascimento, ao dizer que ser batizado é morrer e ressuscitar com Cristo: Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultado com ele na morte pelo Batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição. (Romanos 6.3-5)

E, neste sentido, também Martin Lutero diz: (O batismo significa que) por arrependimento diário, a velha pessoa em nós deve ser afogada e morrer com todos os pecados e maus desejos. E, por sua vez, deve sair e ressurgir diariamente nova pessoa, que viva em justiça e pureza diante de Deus para sempre. (LUTERO)

Assim, dia após dia, devemos nascer da água e do Espírito, dia após dia precisamos aceitar a graça de Deus, que nos abençoa e salva em Jesus Cristo, nos dispondo a ser cristãos de fato, em novidade de vida, como diz Paulo.

Para finalizar, gostaria de lembrar uma palavra do reformador Martin Lutero que expressa de forma clara esta nossa dependência total da graça de Deus, através de Jesus Cristo:

Até o momento, por minha maldade e fraqueza congênitas, fui incapaz de fazer juz às exigências de Deus. Se não puder crer que Deus, por Cristo, me vai perdoar meu falhar, que dia por dia lamento, eu estarei acabado. Terei de desesperar. Mas isso jamais farei! Pendurar-me num galho, como Judas, isso não vou fazer. Vou pendurar-me no pescoço ou nos pés de Cristo, bem como a pecadora o fez - apesar de eu ser pior que ela -, Vou apegar-me ao meu Senhor Jesus. No dia do juízo final ele dirá a Deus, o Pai: Este penduricalho também vai ter que passar. Verdade é que ele nada guardou, e transgrediu todos os teus mandamentos. Pai, mas ele se pendura em mim. O que importa! Eu morri por ele. Deixa ele entrar. Esta será a minha fé!

Que possamos reconhecer isto e nos colocar completamente nas mãos de nosso Senhor, dizendo: Eu sou teu. Salva-me.

Amém.

 


Autor(a): Elton Pothin
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - Martin Luther
Natureza do Domingo: Quaresma
Perfil do Domingo: 2º Domingo na Quaresma
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 17
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 8874
REDE DE RECURSOS
+
O ponto principal do Evangelho, o seu fundamento, é que, antes de tomares Cristo como exemplo, o acolhas e o reconheças como presente que foi dado a ti, pessoalmente, por Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br