João Francisco Esvael

Obra e Biografia

29/06/2012

João Francisco Esvael – HPD 439


Teólogo e Músico da Igreja Anglicana, João Francisco Esvael é autor de uma série de hinos, entre eles a letra do Xote da Vitória HPD nº 439 (de 1983) com melodia de Laan Mendes de Barros.

Depoimento de João Francisco Esvael, o autor do texto do HPD nº 439: >>O Xote da Vitória foi composto pouco antes da gravação do disco “Revivendo” pelos grupos “Viva a Vida” e “Gente de Casa”, em 1983. Estávamos na fase de repertório e o Laan pediu-me que colocasse letra numa música que ele recém tinha feito. Gostei da música e passei a buscar um tema para ela. Então quando voltava do trabalho – num ônibus lotado -, olhando os rostos das pessoas, cansados e sofridos, senti que apesar de tudo ainda havia um resto de esperança de que as coisas poderiam mudar. Por isso é que a festa e a alegria ainda estavam presentes no meio do povo. E a letra surgiu naturalmente ali mesmo dentro do ônibus. Nela também tento dizer que as mudanças só acontecerão se as pessoas lutarem por elas. E lutarem não solitária mas comunitariamente.<<

Fonte: www.metodistavilaisabel.org.br/docs/Esperança.pdf

Xico Esvael, é membro da Igreja Anglicana, natural de Bagé,RS, Educador, com formação teológica, compositor e poeta, faz parte de uma geração de artistas cristãos que renovaram a música litúrgica no Brasil, inserindo diversos ritmos brasileiros em seu cancioneiro; valorizando e promovendo a cultura brasileira em diversos segmentos da igreja cristã.

Ele teve iniciação musical em sua própria casa. Seu avô tocava violão, bandolin e cavaquinho, seus tios: sax, clarinete, órgão e violão. Seu primeiro instrumento foi o órgão da igreja, depois encantou-se pelo violão e aprendeu os primeiros acordes com o padrinho Lucas. Formou uma banda junto com o seu irmão Paulo e alguns amigos. Enquanto estudava, iniciou carreira profissional apresentando-se em bailes, shows e eventos com a banda “Os Rebeldes”.

Conseguiu vencer, com composições próprias, em alguns festivais de música, em Bagé, Belo Horizonte e São Paulo. Estudou música nos conservatórios: Kollischer (Montevidéo) e Brookling (São Paulo). Algumas de suas composições estão editadas em espanhol, inglês e japonês. Suas músicas abrangem ritmos e temas variados. Enquanto intérprete, vai do erudito ao popular, cantando canções folclóricas, regionais, mpb e internacionais (espanhol, inglês, italiano, francês) e indígenas (guarani, quechua, aymara). Tem músicas editadas em 33 Lps e CDs, pela Paulus Música.

Participou em eventos como: Encontro da ULAJE, Assembléia do CLAI, “Fórum Social Mundial”, “Cry of the water”, “Cursos de Verão-CESEP/PUC” “Celebration of life”, “Todas las voces”, “Encuentro de los 500 años de latinoAmerica ”, “Called to one hope, The Gospel in Diverse Cultures”, “CEBS - Intereclesiais de Base”, Semanas Ecumênicas da Infância e da Adolescência, Medicine and cultures (CIEMAL),The Primates Meeting (Encontro mundial dos Bispos Primazes Anglicanos), Encontro do CMI, Celebração dos 25 anos do CONIC.
Em fins de 2009 ele lançou o seu CD “Barro de Liga”, que contém temas variados que abrangem a economia, vocações, ecologia, profecia, natal e missão. Outras músicas do Xico: Hino ameríndio (Carlos Eduardo Calvani/Xico Esvael/Valdomiro Oliveira), Adoração (Flávio Irala/Xico Esvael), Orai sem cessar (Xico Esvael)

Fonte: http://www.metodista.br/fateo/noticias/xico-esvael-se-apresenta-no-cantos-de-fe/
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 18115
REDE DE RECURSOS
+
Continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
2 Pedro 3.18
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br