João Gomes da Rocha (1861-1947)

Obra e Biografia

29/06/2012

João Gomes da Rocha (1861-1947) HPD nº 125

Nasceu: 14 de março de 1861 em Rio de Janeiro.
Faleceu: 11 de julho de 1947 em Londres, Inglaterra.

João era filho de Antônio Gomes da Rocha, natural de Aveiro, Portugal, e de Maria do Carmo, também portuguesa, da Ilha Terceira no Arquipélago dos Açores. Teve como pais adotivos o Dr. Robert Reid Kalley e dona Sara Poulton Kalley. João tem sido batizado por Robert Kalley na Escócia, em 18 de outubro de 1885.

Estudou medicina em Londres, onde aplicou seus dons como médico missionário, em conexão com a Mildmay Mission to the Jews. Seu estágio ele fez na Argentina e no Uruguai. A caminho para estes países aproveitou a oportunidade para visitar a família no Brasil. Nessa ocasião, em 3 de dezembro de 1893, filiou-se à Igreja Evangélica Fluminense, da qual foi membro até o fim da vida. – E ao regressar à Inglaterra, de passagem, permaneceu por mais algum tempo na terra natal e fez visitas evangelísticas nos Estados do Rio, Espírito Santo e São Paulo.

Mais tarde, a Missão o enviou a Madagascar e a vários pontos na África. Voltando a Londres, permaneceu ali e exerceu a medicina até o fim de seus dias.

João Gomes da Rocha escreveu o livro Lembranças do Passado sobre o trabalho evangelístico que o Dr. Kalley realizou no Brasil. E cooperou ativamente com dona Sara Kalley, após o falecimento do esposo dela, no preparo de algumas edições do hinário Salmos e Hinos.

Embora João tenha vivido a maior parte de sua vida na Inglaterra, ele manejou com facilidade a língua portuguesa. Produziu numerosos hinos, entre traduções, adaptações e trabalhos originais, dos quais 62 se encontram nos Salmos e Hinos da Igreja Presbiteriana, e 32 no Hinário Evangélico com Músicas Sacras, editado pela Confederação Evangélica do Brasil em 1962. Entre eles, um dos mais conhecidos é o texto adaptado da Doxologia Justo és, Senhor, em teus altos caminhos.

Em nosso hinário João Gomes da Rocha está representado pela tradução do hino de Reginald Heber  - Santo, santo, santo! Deus onipotente! (HPD nº125).

Fonte: Henriqueta Rosa Fernandes Braga Música Sacra Evangélica no Brasil, Rio de Janeiro, s.d. (1961), pág. 332


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 15567
REDE DE RECURSOS
+
Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br