Johann Anastasius Freylinghausen (1670-1739)

Obra e Biografia

29/06/2012

JOHANN ANASTASIUS FREYLINGHAUSEN (1670-1739) – HPD 05

Foi um dos mais destacados teólogos da escola pietista de Halle. Era discípulo, genro e sucessor de August Hermann Francke, sendo o segundo diretor das Instituições Franqueanas.

Nasceu: 2 de dezembro de 1670 em Gandersheim, Alemanha
Faleceu: 12 de fevereiro de 1739 em Halle/Saale, Alemanha

Johann Anastasius Freylinghausen entrou 1689 na Universidade de Jena, para estudar teologia; mas logo ficou interessado em Pietismo e mudou para Halle/Saale. Em 1695 Freylinghausen se tornou assistente de August Hermann Francke (1663-1727), um dos principais pastores pietistas, que na época ocupava o cargo de pregador na Igreja de Santo Ulrico em Halle. Ele casou em 1715 com a filha de Francke, Johanne Sophie Anastasia, da qual ele era padrinho de batismo e que era 27 anos mais nova do que ele. O casal teve um filho e duas filhas.

Lá em Halle ele continuou o ministério do seu sogro. Tornou-se diretor do orfanato e da escola Pedagogium. Enquanto servia ali, Freylinghausen editou o hinário “Geistreiches Gesangbuch” em 1704, com 1.500 hinos antigos e novos. Esta coleção passou a ter grande influência na hinódia luterana durante cerca de 200 anos. Ele pessoalmente á o autor dos textos de 44 hinos.

Johann Anastasius sofria muito de dores de dente. Por falta de jeito do “Físicus” ao extrair um dente, havia se formado uma fístula que lhe causava incômodos até o fim de sua vida. No ano de 1713, passando novamente dores horríveis, ele escreveu os hinos “Mein Herz, gib dich zufrieden” (Meu coração, aquieta-te) e “Geduld ist not, wenn’s übel geht” (E´ necessário ter paciência quando se passa mal). Um amigo, então, comentou: >Quando nosso amigo tem dores de dente, devemos sempre ficar contentes – pois quando as galinhas cacarejam nós recebemos ovos de presente<.

A melodia para o hino HPD nº 05 Macht hoch die Tür, die Tor macht weit (Erguei os arcos triunfais) provavelmente é da autoria de J. A. Freylinghausen. Johann Stobaeus escreveu a melodia original que não era muito popular. Johann Crüger reformou a melodia, mas não melhorou sua popularidade.

Não era muito cantado, até 1704, quando Freylinghausen escreveu a melodia dele, que o hino ficou popular através da Alemanha. A melodia apareceu pela primeira vez com o texto do HPD nº 5 no Geistreiches Gesangbuch de Freylinghausen, Halle, 1704.

Fontes: Wikipédia
Wolfgang Heiner em “Bekannte Lieder – wie sie entstanden” Neuhausen-Stuttgart, 1989


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Melodia
ID: 15725
REDE DE RECURSOS
+
Deixem que o espírito de Deus dirija a vida de vocês.
Gálatas 5.16
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br