Johann Friedrich Ruopp (1672-1708)

Obra e Biografia

29/06/2012

Johann Friedrich Ruopp (1672-1708) HPD nº 162

Johann Friedrich Ruopp, teólogo pietista e autor de hinos.

Nasceu fins de fevereiro de 1672 em Estrasburgo. Faleceu dia 26 de maio de 1708 em Halle, Alemanha

Johann Friedrich, filho do sapateiro Daniel Ruopp com sua esposa Katharina Reinthaler, foi batizado no dia 1º de março de 1672 Catedral Notre-Dame em Estrasburgo, na Alsácia. Durante seus estudos em Jena ele despertou para uma fé viva e tornou-se pietista. Depois dos estudos fez o período prático como Vikar em Lampertheim (próximo de Mannheim, Alemanha), mais tarde pastoreou (por três anos) a comunidade evangélica no povoado de Goxweiler, Alsácia. Ali editou clandestinamente um hinário que teve o título Jesuslieder (Hinos de Jesus). No ano de 1705, por causa de sua inclinação ao pietismo, ele foi acusado pelos luteranos ortodoxos de ser sectário, e teve que sair de Goxweiler. Finalmente achou emprego no orfanato em Halle, onde trabalhou como inspetor das Frei-tische (mesas gratuitas) para estudantes pobres e auxiliar administrativo na faculdade de teologia.

Os hinos de Johann Friedrich Ruopp foram, em parte, impressos no Hinário de Freylinghausen de 1704. Um dos hinos mais conhecidos de sua autoria é Erneure mich, o ewges Licht (EG nº 182) que originalmente contava com 16 estrofes. A tradução em HPD nº 162 Renova-me, ó eterna luz, tem somente 4 estrofes. O hino é uma ótima oração cristã para cada dia da vida, entregando corpo, alma e espírito à orientação do Senhor Jesus, a fim de ser um verdadeiro discípulo dele. Referência bíblica: Ev. João 8,12, onde Jesus diz: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida”.

Fonte: Sigrid Fillies-Reuter artigo Ruopp em BBKL, Volume VIII (1994), Colunas 1011-1012 www.bautz.de/bbkl
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 15654
REDE DE RECURSOS
+
Tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão.
Romanos 15.4
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br