Johann Kaspar Schade (1666-1698)

Obra e Biografia

29/06/2012

Johann Kaspar Schade (1666-1698) HPD nº 230

Nasceu: 13 de janeiro de 1666 em Kühndorf, próximo de Meiningen, Alemanha. Faleceu: 25 de julho de 1698 em Berlim.

Johann Kaspar Schade, teólogo luterano, pietista e autor de hinos, era filho do pastor Jacob Schade, o vice-superintendente de Schleusingen1 e Ephorus2 do ginásio desta cidade. Johann ficou órfão muito cedo, e teve infância e juventude difícil, o que resultou numa natureza religiosa e escrupulosa. Ele freqüentou o ginásio em Schleusingen e em 1685 foi estudar filosofia, língua hebraica e teologia em Leipzig. Ali tornou-se seguidor de August Hermann Francke e membro do Collegium Philo-biblicum . Em 1688 formou-se Magister de Filosofia, em Wittenberg, e passou a dirigir reuniões edificativas e bíblicas em Leipzig. O movimento pietista, que começou naquele tempo, despertou desconfiança e fortes críticas da parte dos teólogos luterano-ortodoxos, de sorte que Schade e seus amigos pietistas em 1690 foram expulsos da cidade (Distúrbios pietistas de Leipzig).

Um ano mais tarde, na Igreja São Nikolai em Berlim, onde Philipp Jakob Spener era primeiro pastor, Schade encontrou novo emprego, e desenvolveu atividades impressionantes como conselheiro espiritual e orador comovente. Não demorou, e ele entrou em conflitos de consciência por causa da confissão individual de pecados, praticada com lassidão, e começou a batalhar contra a absolvição concedida sem distinção. A conseqüência foi o Berliner Beichtstuhlstreit (Discussão berlinense sobre o confessionário) de 1696-1698, que terminou por decisão do Príncipe eleitor Frederico III de Brandenburgo (a partir de 1701 = Rei Frederico I da Prússia), que dispensou a confissão individual a favor de confissão geral e absolvição geral. Enquanto ainda se discutia o assunto, Schade faleceu de tísica, tendo alcançado somente 32 anos de idade.

Schade também ficou conhecido como autor de hinos e escritor de literatura edificante. Um dos seus hinos é Meine Seel ist stille zu Gott, dessen Wille (EG nº 231, não consta mais na 18ª ed.) = HPD nº 230: Só em Deus confia, Ele te auxilia, com melodia de Johann Crüger (1653). A base bíblica do hino é Salmo 62,1 Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa: dele vem a minha salvação.

Entre as várias obras de Schade encontra-se o hinário: Fasciculus cantionum, das ist zusammengetragene geistliche Lieder eines in Christo seeligen Lehrers und Seelen-Hirtens. [1699]

Fonte: Werner Raupp, artigo Schade em BBKL Volume XVII (2000), Colunas 1191-1197 www.bautz.de/bbkl

Notas:

1 Schleusingen é uma cidade da Alemanha localizada no distrito de Hildburghausen, estado da Turíngia
2 Ephorus = Diretor
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 15659
REDE DE RECURSOS
+
Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros.
Colossenses 3.13
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br