Johannes Alfred Hultman (1861-1942)

Obra e Biografia

29/06/2012

Johannes Alfred Hultman (1861-1942) HPD nº 237

Nasceu: 6 de julho de 1861, Arnanäs, Paróquia de Hjertlanda, Jönköing, Suécia,.
Faleceu: 7 de agosto de 1942, Los Angeles, Califórnia.
Sepultado: São Francisco, Califórnia.

Johannes Alfred Hultmann foi o autor (em 1910) da melodia do hino de August Ludvig Storm, traduzido ao português (em 1961) por Alice Ostergreen Denyszczuk  - Graças dou por esta vida... (HPD nº 237)

Hultman foi o segundo num triunvirato de hinistas sueco-americanos da Igreja da Aliança (Evangelical Mission Covenant Church). Nasceu numa fazenda pequena em Hjärtlanda, no condado de Smaland, no sul da Suécia. Alfred (como a família o chamava) mostrou muito interesse na música desde pequeno, indo ouvir o órgão numa igreja da cidade mais próxima, quando podia.

Quando a família imigrou para os Estados Unidos da América, em 1869, Alfred e seu irmão se empregaram como vaqueiros, cantando gospel songs, enquanto trabalhavam. Depois de muito esforço e sacrifício, Alfred conseguiu comprar um órgão, e começou sua aprendizagem musical.

Depois da sua conversão, Alfred foi convidado a lecionar na escola e reger o coro da igreja de Fridhem, Estado de Nebraska. Mais tarde, tornou-se o pastor daquela igreja. Voltou aos estudos no Athenium de Chicago, por dois anos, para depois tornar-se um pregador-cantor itinerante, viajando pela região central do país.

Ordenado em 1900, pastoreou outras igrejas, mas continuava a dar concertos tanto nos EUA como na Suécia, com seu filho, Paul, um pianista talentoso. Tornou-se conhecido como O Cantor dos Raios de Sol, tanto por sua voz como por sua personalidade. Voltou a morar na Suécia em 1909, por quatro anos, mas voltou aos EUA e estabeleceu um conservatório de música.

Ativo, até morrer aos 81 anos num concerto, Hultman foi muito mais que um cantor; foi escritor, compositor e editor. Nos EEUU, ele ajudou a compilar o livro de hinos Cymbalen (1885, 1888), o primeiro hinário oficial da Igreja da Aliança; e na Suécia publicou (entre 1910 e 1939) várias coletâneas Solskenssånger. Ao todo ele escreveu música para uns 500 hinos.


Fontes: www.musicaeadoracao.com.br/hinos/historia_hinos
www.cyberhymnal.org/
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Melodia
ID: 15738
REDE DE RECURSOS
+
Quisera não ter outro pensamento que este: a ressurreição aconteceu para mim!
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br