Johannes Eccard (1553-1611)

Obra e Biografia

29/06/2012

Johannes Eccard (1553–1611) – HPD 89 (Melodia) - Conosco fica, fiel Jesus

Letra: Supremo adorno és tu, Senhor (HPD 278)

Compositor alemão e maestro de capela. Era o condutor principal da capela na Corte em Berlim.

Johannes Eccard nasceu 1553 em Mühlhausen, Thuringia, Alemanha. Com dezoito anos de idade ele foi para Munique, onde ele se tornou o aluno de Orlando di Lasso1. Supõe-se que Eccard tem visitado Paris na companhia dele, mas em 1574, ele estava novamente em Mühlhausen, onde ele residiu durante quatro anos. Lá ele, junto com Johann von Burgk, editou (em 1577) sua primeira obra de mestre, uma coleção de canções sacras, chamada de Crepundia Sacra Helmboldi. Logo depois ele obteve um compromisso como músico na casa de Jacob Fugger, o banqueiro de Augsburg.

Em 1583 ele se tornou o condutor assistente, e em 1599 condutor em Königsberg, para Georg Friedrich, Margrave de Brandenburg-Anspach, o administrador do Ducado de Prussia. Em 1608 ele foi chamado por Joachim Frederick, Eleitor de Brandenburg, como condutor principal em Berlim, mas neste posto ele só permaneceu durante três anos, pois já em 1611 veio a falecer em Königsberg.

Os trabalhos de Eccard consistem exclusivamente em composições vocais, como canções, cantatas sagradas e corais para quatro ou cinco vozes, e às vezes para sete, oito, ou até mesmo nove vozes. A estrutura polifônica de suas obras é uma maravilha de arte e ainda hoje goza da admiração de músicos. Ao mesmo tempo os trabalhos dele exalam um espírito de verdadeiro sentimento religioso.

Eccard e a escola dele são inseparavelmente ligados com a história da Reforma protestante.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Johannes_Eccard

Nota:1 Orlando di Lasso (também Orlandus Lassus,, Roland de Lassus, ou Roland Delattre) nasceu em 1532 (possivelmente em 1530) e morreu no dia 14 de junho de 1594 foi um compositor franco-flamengo de música renascentista. Junto com Palestrina (da escola romana), é considerado hoje o maior representante do estilo polifônico maduro da escola franco-flamenga, e era um dos músicos mais famosos e influentes na Europa no final do século XVI. - http://pt.wikipedia.org/wiki/Orlando_di_Lasso
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Melodia
ID: 15723
REDE DE RECURSOS
+
Vivemos rodeados da bênção de Deus e não nos damos conta disso.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br