Johannes Jourdan (*1923)

Obra e Biografia

29/06/2012

Johannes Jourdan (*1923) – HPD 414

O teólogo evangélico e escritor Johannes Jourdan é o autor da letra original em alemão do hino „Wer von der Liebe singt, der kann vom Kreuz nicht schweigen” que Marise Frenzel traduziu e adaptou para o português, e que se encontra sob nº 414 no HPD: „Quem quer cantar do amor não poderá calar da cruz

Johannes Jourdan nasceu a 10 de maio de 1923 em Kassel, Alemanha. De 1952 até 1986 ele trabalhou como pastor numa paróquia na cidade de Darmstadt, Alemanha. Ele é casado com Gertrud Jourdan. A família conta com tres filhos: Barbara, Uta e Martin.

Sendo autor de poesias e textos de hinos ele teve contato com grande número de compositores, tanto da Alemanha, quanto de países vizinhos, entre outros com Siegfried Fietz, que é o autor da melodia do HPD nº 414.

Num espaço de cerca de 40 anos Johannes Jourdan criou principalmente textos de conteúdo cristão. Os diversos compositores e cantores publicaram em torno de 50 LP’s e CD’s com letras de Jourdan.

Junto com o Grupo Vocal „Anima“ de São Petersburgo, na Rússia, ele criou um Musical Natalino com melodias de Jourdan, e o „Oratório de São Petersburgo“ além de uma série de CD’s.

Dois CD’s com canções infantis foram publicados, sendo textos e melodias de Johannes Jourdan e arranjos do professor Rolf Schweizer. Além disso ele criou textos para diversos Musicais, que foram apresentados na Alemanha, Suiça e Rússia. Jourdan também é autor de dois livros que tratam do tema de Paz e Religião, e publicou vários volumes com poesias próprias e editou antologias de poesias colecionadas.

Ao lado de sua ocupação como escritor e poeta Johannes Jourdan incentivou a apresentação de Concertos, colaborando com músicos talentosos. Na década de 1960 cedeu espaço na sua igreja a famosos na área do Jazz na Alemanha, por isso foi chamado de „pastor do Jazz“ (Jazzpfarrer).

Toda a sua vida, sua saúde e sua criatividade ele vê como presente da graça de Deus. Esta graça ele aceitou como dádiva e ao mesmo tempo como missão. Pois o amor, que foi propagado e praticado por Jesus Cristo, abrange tanto o amor próprio, o amor ao próximo e o amor de Deus.

Fontes: http://de.wikipedia.org/wiki/Johannes_Jourdan e
http://johannesjourdan.de/index2.html
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 18137
REDE DE RECURSOS
+
Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros.
Colossenses 3.13
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br