John Hughes (1873-1932)

Obra e Biografia

29/06/2012

John Hughes (1873-1932) HPD nº 132

Nasceu: 22 de novembro de 1873, Dowlais, Gales.
Faleceu: 14 de maio de 1932, Llantwit Fardre, Pontypridd, Gales.
Sepultado: na Capela Batista de Salem, Pontypridd, Gales.

John Hughes nasceu em Dowlais, no País de Gales. Mas no seu primeiro ano de vida os seus pais mudaram para a aldeia mineira de Llantwit Fardre, sul de Pontypridd em Glamorganshire. Com idade de 12 anos, Hughes estava trabalhando como porteiro na mina de carvão em Llantwit Fardre, Glamorganshire. Ele trabalhou dum modo que no fim conseguiu subir até a posição de secretário na Grande Mina Ocidental em Pontypridd, no Vale de Rhondda. Ele era membro da Capela Batista em Salem, onde ele seguiu o seu pai como diácono e precentor (ministro de música), apesar de que nunca teve uma formação musical. Com seu dom natural de música ele escreveu várias melodias de hinos e de canções para a escola dominical.

E´ de John Hughes a bonita melodia para o hino HPD nº 132: Fonte da celeste vida de Sarah Poulton Kalley. A melodia tem o nome de Rhondda ou Cwm Rhondda, pois foi originalmente escrita para um Gymanfa Ganu Batista (Festival de Canto) realizado em Pontypridd no ano1905, que se localiza nos fundos do Vale de Rhondda. A melodia logo se tornou tão popular que, até a morte de Hoges em 1932, a ela tem sido cantada em mais de 5.000 festivais de canto. – Ouça a melodia: MIDI

A melodia Rhondda é normalmente usada em inglês para um texto de William Williams Guia-me, ó grande Redentor, originalmente Arglwydd, anialwch de trwy'r de arwain em galês. Em galês é geralmente cantado com o texto da canção de Ann Griffiths Wele'n sefyll rhwng myrtwydd de y.

Além do uso na igreja, essa melodia pode se ouvir freqüentemente cantada pela multidão que assiste a jogos de rúgbi, especialmente esses do time da União nacional de rúgbi em Gales. Lá é comum para todas as vozes cantarem a repetição das últimas três palavras da última linha, (por exemplo eternamente, força e proteção), o que no uso das igrejas só está sendo repetido no baixo e contralto. O hino também foi cantado em ocasiões do Governo Britânico, como os funerais de Diana, Princesa de Gales, e da Rainha Mãe.

 

Fontes: www.cyberhymnal.org/
Wayne Hooper e Edward E. White, em Companion to the Seventh-day Adventist Hymnal
Wikipedia, a enciclopédia grátis


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Melodia
ID: 15737
REDE DE RECURSOS
+
Consulta, primeiro, a palavra do Senhor.
2Crônicas 18.4
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br