Jorge Geraldo de Camargo Filho (*1963)

Obra e Biografia

29/06/2012

Jorge Geraldo de Camargo Filho (*1963) - HPD 469, 470

O cantor e compositor Jorge Geraldo de Camargo Filho interpreta de modo harmônico alguns dos mais belos poemas musicados da música cristã brasileira. Ele é descendente de índios e italianos, respectivamente por parte de pai e mãe. Nasceu em 1963. Começou o aprendizado musical aos 13 anos, dentro de uma Igreja. Com apenas 18 anos de idade ingressou na Faculdade Teológica Batista de São Paulo. Tendo recebido uma bolsa de estudos foi para a Inglaterra. De lá foi para os Estados Unidos, e acumulou conhecimentos a respeito de composições.

Ele fazia parte do grupo “Vencedores por Cristo” e, no entusiasmo de uma experiência com Deus, começou a se enveredar pela composição, com melodias colocadas sobre textos da Bíblia. No ano de 1977 participou da gravação do disco “De Vento em Popa”. Esse disco representou um marco, um divisor de águas em se tratando de música cristã contemporânea e brasileira. Na década de 1980 ele participou do Grupo Semente, e de audaciosos projetos da Igreja Batista do Morumbi.

Em 1985 ele compôs a melodia para o hino “Bendito o Cordeiro” (HPD 469), o qual inicia com as palavras “De todas as tribos, povos e raças, muitos virão te louvar”, da autoria de outro integrante dos “V. P. C.”, Guilherme Kerr Neto (em 1985), baseado em Apoc.7,9-10.

No ano de 1987 foi lançado o disco “Salmos”. Este primeiro trabalho solo, registra as primeiras composições de Jorge Camargo, feitas ainda na adolescência, inspiradas no livro dos Salmos. Depois se aventurou em carreira solo e alcançou qualidade inquestionável. Já se apresentou na Inglaterra, nos Estados Unidos e na África e tem um grande volume de canções vertidas para o inglês e o espanhol. - Jorge Camargo é casado com Fátima desde 1998.

Em maio de 2005 Jorge concluiu seu mestrado em ciências da religião pela Universidade
Presbiteriana Mackenzie com a dissertação “De Vento em Popa – Fé cristã e música popular brasileira”. Em novembro de 2009 conseguiu publicar um livro com o mesmo título. Ali narra a história do disco homônimo, gravado em 1977, pelo grupo Vencedores por Cristo. Esse disco representou uma tentativa de diálogo entre a fé evangélica e a cultura nacional. Jorge Camargo analisa essa tentativa e propõe respostas à pergunta sobre se esse diálogo efetivamente se deu.

Jorge Camargo também colaborou (com Jorge Rohden e Guilherme Kerr Neto) no hino HPD nº 470 “Desde o princípio de todas as coisas era o Verbo

Fontes:.http://editorareflexao.zip.net/ http://workshopmusicgospel.blogspot.com/search/label/Jorge%20Camargo Nassau, Dicionário de Música Evangélica, 1994, pág.43
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Melodia
ID: 18058
REDE DE RECURSOS
+
Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças.
Marcos 12.30
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br