Jornal para Pentecostes

Uma encenação com fantoches para Culto de Pentecostes

Jornal para Pentecostes
Pa. Scheila dos Santos Dreher
(Encenação criada a partir do material “Passos na Fé”, fascículo 7, p. 2s,. O texto entre aspas no “Jornal para Pentecostes” pertence ao texto do “Passos na Fé”.)
Personagens:
Apresentadora de TV (uma pessoa, de fato): A Apresentadora Divina entra pelo corredor da igreja durante a música, mandando beijinhos e abanando. Veste peruca, óculos coloridos e visual que chama a atenção. Se posiciona dentro da TV (de papelão ou MDF) e dali conduz o programa “Jornal Conversa ao Pé do Ouvido”. Ao final do programa, ao som de uma música, ela sai de dentro/ de trás da televisão e, pelo corredor da igreja, do mesmo jeito animado que entrou, despede-se das pessoas. A Apresentadora precisa ter familiaridade com suas falas, mas não precisa decorá-las, visto que pode estar com uma pastinha na mão contendo seu texto.
Fantoches: Repórter Pérola, Repórter Margarida, Comandante Julius e Sacerdote Aram.
_________________________________________
Música
Apresentadora: (Fala, bem formal) Boa noite! Eu sou Divina, apresentadora do Jornal Conversa ao Pé do Ouvido. (Fala em tom bem informal, colocando a cabeça pra fora da televisão, abanando com as mãos...) Oi, pessoal, vocês estão bem? Estão bem mesmo? Não ouvi...! (Olha ao redor) Nossa, mas a igreja está bonita hoje, heim? Tem balões, crianças com chapéu de aniversário na cabeça, gente bonita... Ah, já sei! Vocês estão festejando um aniversário, é isso? (...) (Volta ao estilo formal) Hm, hm... (pigarreia), como eu ia dizendo, Sou Divina, apresentadora do Jornal Conversa ao Pé do Ouvido com notícias ao vivo da grande festa de Pentecostes que está acontecendo em Jerusalém, neste momento. Com vocês, a repórter Pérola.
 

(A Apresentadora Divina olha para o espaço dos fantoches, olha de novo, e fala cochichando, meio envergonhada, mas de modo que todos ouçam:)
Apresentadora Divina: Pérola! Pérola, é a sua vez. Os telespectadores estão esperando. (Não obtém resposta. Então, coloca a cabeça para fora da TV e grita, sem receios:)
 

Apresentadora Divina: Pérola, aparece aí que é a sua vez!
 

Música (A repórter Pérola aparece no cenário.)
 

Pérola: Olá pessoal! Quero dizer, boa noite a todos (corrige-se, falando em tom formal!) Falo ao vivo de Jerusalém trazendo notícias quentinhas da Festa de Pentecostes. “Neste ano, a festa de Pentecostes supera todas as expectativas. Participam judeus de todas as partes do mundo. Eles se deslocam a Jerusalém para celebrar esta grande festa. É importante lembrar que, no Pentecostes, é celebrada a festa da colheita. A cidade santa está em festa, com muita, mas muita gente mesmo nas ruas e no templo.” Está logo ali o chefe dos sacerdotes, que trabalha no templo em Jerusalém - cá entre nós, o templo é enorme, uma construção impressionante – hã, hã, como eu ia dizendo, está logo ali o chefe dos sacerdotes, Aram. Vou tentar chegar até ele. (Pérola chama)
Pérola: Sacerdote Aram! Sacerdote! (Dirige-se para as pessoas no culto e fala.) Pessoal, está cheinho de gente ao redor dele. Mesmo assim, vou tentar me aproximar, certo? (Partindo da ideia de que há muita gente ao redor do sacerdote...) Com licença! Sou Pérola, Repórter do Jornal Conversa ao Pé do Ouvido, preciso passar. Preciso falar com o Sacerdote Aram! (Chama novamente o Sacerdote, procurando chamar sua atenção!) Chefe dos sacerdotes, Sacerdote Aram! Só uma palavrinha, por favor!
 

Apresentadora Divina: Crianças, vamos ajudar a Repórter Pérola! Vamos chamar o Sacerdote Aram! (Crianças e Divina chamam juntas pelo Sacerdote.) Sacerdote Aram, Sacerdote Aram...
 

(O Sacerdote Aram surge no cenário. Neste momento, a Apresentadora coloca o dedo em frente a boca, indicando que é hora de silenciar e faz um sinal de positivo para as crianças.)
 

Pérola: Sacerdote Aram, sou repórter do Jornal Conversa ao Pé do Ouvido.
Aram: Pois não, em que posso ajudá-la?
Pérola: Boa noite, senhor. Ouvi dizer que há um motivo especial para festejar Pentecostes este ano; isto é verdade?
Sacerdote Aram: Sim, certamente. Boa noite aos telespectadores. “Há cinquenta dias, tivemos alguns problemas com um tal de Jesus de Nazaré, que se dizia filho de Deus. Ele causou muito tumulto na festa da Páscoa. Contudo, graças à ação competente de nossas autoridades, Jesus foi preso e eliminado e seu grupo disperso”.
Pérola: Obrigada, Sacerdote Aram. (Aram sai do cenário)
 

(Pérola dirige-se para as pessoas, no culto).
Pérola: Nossa, pessoal, ouvi dizer que esse tal de Jesus foi morto na cruz e, depois, ressuscitou. Mas a liderança religiosa dos judeus e, também, as autoridades romanas não admitem que ele tenha ressuscitado. Ai, meu Deus, vou até falar baixinho! É perigoso falar sobre isto por aqui. (Pérola olha ao redor) Esperem! Estou vendo o comandante romano Julius, que comandou a operação de busca e execução de Jesus. Vou falar com ele. Senhor Julius! Senhor Julius!
(Julius aparece no cenário, sem demora!)
Pérola: Sou a repórter Pérola, do Jornal Conversa ao Pé do Ouvido. Poderia nos dar alguma informação a respeito do tal Jesus, que, segundo o Sacerdote Aram, andou causando tumulto na festa da Páscoa?
Julius: Sim, claro, pois não. Esse tal Jesus foi executado na cruz e “não existe a menor possibilidade de o grupo de Jesus se reorganizar, voltar à ação e ameaçar a paz que Roma está mantendo na província. O exército está atento!”
Pérola: Obrigada, comandante Julius!
(Julius sai de cena)
Pérola: Pérola, falando ao vivo, da Festa de Pentecostes em Jerusalém. É com você, Apresentadora Divina!
(Pérola sai de cena.)
 

Apresentadora Divina: Obrigada, Repórter Pérola! Bem, pelas últimas notícias, “a festa de Pentecostes deste ano lota o templo. As ruas estão cheias de pessoas. Os fiéis participam com alegria e fervor, lembrando a história gloriosa do passado de Israel.” Passamos agora para a nossa repórter que se encontra nas ruas da cidade para dar as últimas notícias. Margarida, é com você.
(Repórter Margarida entra em cena.)
Margarida: Boa noite, Apresentadora Divina! “Presenciamos um grande acontecimento”, neste momento,” que está chamando a atenção de todo o público. O movimento de Jesus de Nazaré, morto há quase dois meses, ressurge com força total. Em praça pública, um pescador chamado Pedro lidera um batismo de mais de três mil pessoas. Os seguidores de Jesus se reorganizam na festa de Pentecostes.”
Apresentadora Divina: (A apresentadora interrompe a Repórter e fala para as pessoas presentes no culto, com voz bem “afetada”!) Gente! Vocês ouviram isso? Que acontecimento surpreendente! E como foi possível que os seguidores de Jesus se reorganizassem e reunissem tantas pessoas, Repórter Margarida?
Margarida: Pelo que tivemos notícia, foi assim que tudo aconteceu: Cerca de 120 pessoas, seguidoras de Jesus, estavam reunidas numa sala, aqui na cidade de Jerusalém, com medo das autoridades judaicas e romanas quando “o Espírito Santo veio na forma de chamas de fogo sobre as cabeças dos discípulos, e, também, na forma de som, como de um vento forte. Depois desse fato, os discípulos saíram da sala onde estavam e começaram a falar do Jesus ressuscitado para todas as pessoas, vindas dos mais diferentes lugares, que estão reunidas aqui em Jerusalém para a festa”.
Apresentadora Divina: (Levanta as mãos na altura do rosto, numa expressão de espanto, e fala, pausadamente!) Im-pres-sio-nan-te!
Margarida: Muitas pessoas ouviram a pregação dos discípulos e discípulas de Jesus e pediram para ser batizadas, tornando-se cristãs. Comunicamos oficialmente que nasceu hoje, cinquenta dias após a Páscoa, na cidade de Jerusalém, a primeira comunidade cristã! Repórter Margarida, para o Jornal Conversa ao Pé do Ouvido.
(Repórter Margarida sai de cena.)
 

Apresentadora Divina: (Dirigindo-se às pessoas presentes no culto.) Vocês viram isso?! (Fala em tom informal e se corrige!) Quero dizer, Jornal Conversa ao Pé do Ouvido volta a qualquer momento, com notícias ao vivo, da Festa de Pentecostes em Jerusalém. Boa noite! (A Apresentadora fecha sua pastinha e vai saindo de trás/de dentro da televisão. Volta e ainda deseja:)
Apresentadora Divina: Esqueci de dizer! Feliz Pentecostes, pessoal!
Música (A Apresentadora sai de trás/de dentro da TV, pelo corredor da igreja, despedindo-se com beijinhos e acenos!)
Aplausos!


Autor(a): Scheila dos Santos Dreher
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso / Paróquia: Parecis (Campo Novo do Parecis-MT)
Natureza do Texto: Apresentação
Perfil do Texto: Peça teatral
ID: 16443
REDE DE RECURSOS
+
É necessário pregar com o objetivo de que seja promovida a fé Nele, para que Ele não seja apenas o Cristo, mas seja o Cristo para ti e para mim e para que Ele opere em nós o que Dele se diz e como Ele é denominado.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br