01/10/2009

Justificação por graça e fé

Eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século

   Neste ano completam-se dez anos da assinatura da Declaração Conjunta de luteranos e católicos sobre a Doutrina da Justificação por graça e fé, na cidade alemã de Augsburg, no dia 31 de outubro de 1999. Um longo período marcado por encontros, reuniões e consensos entre a Federação Luterana Mundial, entidade que congrega as Igrejas Luteranas e a Igreja Católica, culminou com a assinatura desse documento histórico.
   O tema central, objeto da Declaração Conjunta, foi o mesmo que impulsionou e firmou o cisma, separação, na Igreja no século XVI, a saber, a compreensão em torno do tema da Justificação. Nesse período da história, ensinava-se na Igreja que a pessoa dependia de boas obras para qualificarse junto a Deus para a obtenção da salvação. Martim Lutero, por sua vez, lendo as Escrituras Sagradas, redescobriu que em Cristo, e somente nEle, Deus redime a pessoa pecadora gratuitamente, independente das suas obras. As obras não são condição para que Deus aceite e salve o ser humano, mas o seu amor revelado em Cristo.

             ***Eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século***

   Para rememorar essa decisão histórica, estiveram reunidos em Curitiba/ PR, de 18 a 20 de agosto, a Presidência da IECLB, Pastores Sinodais e Bisposcatólicos para expressar gratidão a Deus e avaliar a caminhada ecumênica percorrida até aqui. Constatou-se que, embora a Declaração Conjunta seja um marco histórico nas relações entre luteranos e católicos, há muito a ser perseguido para que ela chegue aos membros nas Comunidades.
   Avançamos muito aquém do que propõe a Declaração Conjunta, contudo constatou-se que podemos contabilizar avanços na área ecumênica. Para ilustrar, tomo, por exemplo, a Campanha da Fraternidade Ecumênica e a Semana de Oração pela Unidade pelos Cristãos, dentre outras iniciativas. São duas ações que visam a promover Cristo, testemunhar o seu amor e lançar as sementes da paz e da justiça.
   Estamos a caminho no serviço do Senhor Ressurreto. Ainda há muita barreira a ser vencida. Não estamos sós, Ele caminha conosco conforme prometeu ao dizer - e eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século (Mt 28.20b).

                                                                                      Homero Severo Pinto
                                                                    Pastor 1º Vice-Presidente da IECLB


Voltar Imprimir



© Copyright 2014 - Todos os Direitos Reservados. -IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br