Karl Heinrich von Bogatzky (1690-1774)

Obra e Biografia

29/06/2012

KARL HEINRICH VON BOGATZKY (1690-1774) HPD Nº 101

Nasceu aos 7 de setembro de 1690, em Jankowe (Jantkawe), perto de Militsch, (Silesia).
Faleceu aos 15 de junho de 1774 em Halle/Saale (Alemanha).

Karl Heinrich era filho de um Tenente militar austríaco, descendente de nobreza polonesa, que imigrou via Hungria. Já na infância levou uma vida dedicada a Deus. Com 14 anos de idade tornou-se pajem na corte do Duque de Weissenfels. Ali, doente por três meses, conseguiu ler a Bíblia do início até o fim. A partir de 1713 estudou Direito em Jena. No ano 1714 visitou August Hermann Francke em Halle, onde chegou a convicção da salvação pela fé. E no ano seguinte continuou os estudos de Direito. Na época de Natal de 1715, visitando o túmulo de sua mãe, decidiu estudar Teologia. O seu pai não gostou disso, pois já havia arrumado para o filho um cargo de alferes na cavalaria da Áustria. Porém, Karl Heinrich ficou firme no seu propósito e em 1716 iniciou o estudo de Teologia.

Formado, não pôde assumir uma paróquia, pois esteve constantemente com saúde abalada. Mas assim mesmo tornou-se fiel testemunha de Jesus nas várias viagens pela Silésia, Boêmia e Saxônia, onde dirigiu palestras e horas edificantes e atuou como conselheiro espiritual, principalmente entre pietistas nos círculos da nobreza. No início tinha sua sede numa fazenda próximo de Breslau (hoje Wroclaw, Polônia), de propriedade de sua tia. Mas passou a maior parte do tempo em Glaucha (na Silésia), onde em 1726 casou com sua prima Bárbara von Felß, a qual, por seu intermédio, havia encontrada o caminho à verdadeira fé. Após a prematura morte dela, Karl Heinrich passou a residir com a tia na cidade de Breslau, mais tarde na corte do Barão Reuß em Köstritz, a partir de 1740 na corte do Duque Christian Ernst em Saalfeld; e a partir de 1746 era hóspede no asilo de órfãos em Halle, onde faleceu em 1774.

Bogatzky escreveu sua auto-biografia, que foi editada mais tarde por Albert Knapp.

Como escritor de literatura edificante Bogatzky tornou-se uma bênção para muitas pessoas. Seu livro Güldenes Schatzkästlein der Kinder Gottes (Caixinha de tesouro precioso dos filhos de Deus, editado 1718 em Breslau), uma coleção de versículos bíblicos comentados por versos rimados, foi muitas vezes re-editado até o século XX e traduzido para outras línguas. Em 1750 publicou Die Übung der Gottseligkeit in allerlei geistl. Liedern uma coleção de hinos. A maior parte dos 411 hinos de Bogatzky são pensamentos piedosos e meditações rimadas.

O hino Wach auf du Gesit der ersten Zeugen (EG nº 104) = Acorda Espírito alteroso, HPD 101, uma oração que é resultado do movimento missionário de Halle e tornou-se o primeiro hino missionário da Igreja Evangélica em língua alemã. A este hino o autor havia dado o título »Um treue Arbeiter in die Ernte des Herrn, zur gesegneten Ausbreitung des Wortes in aller Welt.« (Por trabalhadores fiéis na seara do Senhor, para abençoada divulgação da Palavra em todo o mundo).

Fontes:

- Artigo Bogatzky em RGG³, Volume I, coluna 1345, Tübingen, 1957.
- Friedrich Wilhelm Bautz Bogatzky em BBKL Volume I (1990) Colunas 669-671
- www.cyberhymnal.org/
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 15527
REDE DE RECURSOS
+
Quando Deus não está no barco, não se navega bem.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br