Liara Roseli Krobot

Obra e Biografia

29/06/2012

Liara Roseli Krobot – HPD 425

É Mestre em Música e Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro -UNIRIO, orientanda da Professora Doutora Regina Márcia Simão Santos e Graduada Música - Regência pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro na classe do professor Marco Maceri.

Liara Roseli é catarinense, natural de Corupá, SC, filha de Lauro e Eleonora Krobot. Desde pequena participou das atividades da Igreja Evangélica. Iniciou seus estudos musicais aos 6 anos de idade, através da flauta doce e canto coral sob a orientação da professora Ilonca Krieger em Corupá, SC. Ainda criança participou da gravação do disco LP “Pingos de Chuva” produzido pelo Pastor Gustavo Krieger e sua esposa Ilonca.

É professora fundadora e Presidente da COOPERARTE - Entidade mantenedora da Casa e Cultura (antiga Casa da Música do Colégio Evangélico Jaraguá), onde há 18 anos leciona aulas de flauta doce, flauta transversal, teoria musical e técnica vocal, educação musical e regência.

É maestrina de 4 corais da região: Coral Marisol desde sua fundação em 1994, Coral da Comunidade Evangélica em Guaramirim desde 1987, Coral do centro Universitário de Jaraguá do Sul -UNERJ desde sua fundação em 1998 e do Coral do Centro de Convivência da III Idade - Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul desde sua fundação em maio de 2002. Também rege o Coal da UDESC em Joinville, desde que iniciou suas atividades em maio de 2006 .

Durante 15 anos foi regente da Orquestra infanto-juvenil do Colégio Evangélico Jaraguá, onde atuou também como professora de musicalização, canto coral infanto-juvenil e coordenadora da Casa de Música. • Em junho de 1987 o Colégio Evangélico Jaraguá contratou a professora Liara Roseli Krobot para iniciar um projeto de música ministrando aulas de canto coral e flauta doce para os alunos da instituição. O projeto obteve excelente aceitação por parte dos alunos e, a procura por aulas de música, inclusive em outros instrumentos foi crescendo. Desta forma, criou-se uma “Escola de Música” que, além de oferecer aulas de “Musicalização” no currículo escolar, oferecia também aulas extracurriculares aos alunos do Colégio Evangélico e, mais tarde para toda a comunidade, o que resultou na contratação de mais professores: de flauta doce e de violão. Os anos subseqüentes trouxeram cada vez mais êxito ao projeto e, conseqüentemente, a Escola de Música foi sendo ampliada para atender a demanda da procura por aulas de instrumentos. Mais cursos foram criados e mais alunos foram sendo atendidos pela Escola que passou a ser reconhecida como “CASA DA MÚSICA” do Colégio Evangélico Jaraguá. Em 2002 todos os professores de música, em comum acordo com o Colégio Evangélico Jaraguá, se desvincularam da referida instituição e formaram a COOPERARTE - Cooperativa dos profissionais das Artes de Jaraguá do Sul.

Liara fez inúmeros cursos na área da música, mais especificamente na área de regência (professores Frank Graf, Mara Campos, Marco Maceri ), flauta doce (professores Ilonca Krieger, Ana Lucia Louro, Vichety Herrera (Chile), Flauta transversal (Luis Pedro Kruhl, Klaus Giellesen, Rebecca Paluzzi - EUA), Educação musical e musicalização

Participou do VI ChorleiterSeminar na cidade de Solingen - ALEMANHA(1996), e também da viajem de estudos do grupo de alunos do Colégio Evangélico de Porto Alegre que inclui estudos musicais em Bad Fredeburg - ALEMANHA.

Liara compôs entre os anos de 1988 e 1991, em Jaraguá do Sul, a melodia da canção HPD nº 425 “Repartir, repartir, foi Jesus que ensinou”, a pedido da então professora de violão Valéria Franz Bock, que é a autora da letra.

Fonte: http://www.casaecultura.com.br
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Melodia
ID: 18141
REDE DE RECURSOS
+
Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós: é dom de Deus.
Efésios 2.8
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br