Lucas 12.13-21 - Seguir a Jesus

Prédica

31/08/2008


Leitura Bíblica Básica: Lucas 12.13-21
Outras Leituras: Mateus 16.24-28
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ - Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville - SC
Data da pregação: 31/08/2008
Data Litúrgica: 15º Domingo após Trindade

Prédica:


LUCAS 12.13-21
Nesse ponto, um homem que estava no meio da multidão lhe falou: Mestre, ordena a meu irmão que reparta comigo a herança. Mas Jesus lhe respondeu: Homem, quem me constituiu juiz ou partidor entre vós? Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.

MATEUS 16.24-28
Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma? Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras. Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui se encontram, que de maneira nenhuma passarão pela morte até que vejam vir o Filho do Homem no seu reino.

Prezada Comunidade cristã aqui reunida.

O texto de Mateus 16.24-28 nos fala do seguimento a Jesus, do discipulado. Quando ouvimos o texto, logo lembramos dos discípulos de Jesus. No Evangelho de Mateus 4.18-22, nos é contada a história da escolha dos discípulos Pedro, André, Tiago e João. Todos pescadores. Jesus os chamou: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. (v. 19) E o v. 22 diz: então, eles, no mesmo instante, deixando o barco e seu pai, o seguiram.

Gostaria de lembrar que não foram somente homens que seguiram Jesus. Lucas 8.1-3 diz de forma clara que muitas mulheres seguiram Jesus e o sustentaram com seus bens.

A exigência no seguimento a Jesus era total. Tudo devia ser abandonado. Era urgente anunciar a mensagem do Reino - o filho de Deus estava entre nós!

Hoje, nos perguntamos pelo seguimento a Jesus e pelo seu significado. No HPD 2, o hino 413 diz: Os séculos passaram, não passou, porém, tua voz, que chama ainda hoje, que convida a te seguir. Nos perguntamos o que significa se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.

O que é negar a si mesmo? A Bíblia na Nova Tradução na Linguagem de Hoje traduz esta expressão por esquecer os seus próprios interesses. Neste sentido, também nos indica o texto de Lucas 12, que acabamos de ler. O homem, quando v~e sua boa colheita, não olha ao seu redor, não vê que há outras pessoas que poderiam ser beneficiadas. Pensou somente em si mesmo, nos seus próprios interesses - em descansar, comer, beber e regalar-se - deixou o egoísmo tomar conta do seu coração.

Assim são as pessoas, assim sou eu, você, assim somos nós. Nossa natureza humana é egoísta. E negar a si mesmo é negar esta natureza humana egoísta e olhar para Deus, para o que Deus pede de nós - e o que ele pede de nós: amar a Ele acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. É olhar ao redor, ver o irmão que sofre, que precisa de pão, que precisa de um abraço, que precisa de perdão.

Fazer isso é fácil? Não, não é. É preciso um esforço muito grande para negar a si mesmo, negar nossa natureza humana e adotar os princípios do Reino ensinados e praticados por Jesus.

Por isso o texto também fala em cada um tomar a sua cruz. Tomar a cruz, carregar a cruz é difícil. E qual seria esta cruz que cada um precisa carregar consigo no seguimento a Jesus? É justamente esta natureza humana pecadora - que traz sofrimento para a vida - minha e dos outros. E o apóstolo Paulo vê/percebe esta dificuldade de forma muito clara quando afirma em Romanos 7.19: Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço.

Esta é a cruz que eu preciso carregar. E contra minha natureza humana pecadora, egoísta, gananciosa, imoral, eu preciso lutar todos os dias. Devo perguntar a cada atitude, a cada decisão: agindo desta forma eu estou seguindo a Jesus ou estou deixando me levar por minha natureza humana?

Esta é uma luta diária, como bem nos lembra Lutero: por arrependimento diário, a velha pessoa em nós deve ser afogada e morrer com todos os pecados e maus desejos. E, por sua vez, deve sair e ressurgir diariamente nova pessoa, que viva em justiça e pureza diante de Deus para sempre.

E o apóstolo Paulo nos alerta em 1 Coríntios 10.12: Aquele, pois, que pensa estar em pé, veja que não caia.

Os discípulos, as pessoas que estavam mais próximas a Jesus, muitas vezes não conseguiram dominar sua natureza humana pecadora:

1. Judas traiu e vendeu Jesus - Mateus 26.14-16, 47-56;
2. Pedro negou Jesus - Mateus 26.69-75;
3. Tiago e João, levados pela ambição, pediram a Jesus para que um se assentasse à sua direita e outro à sua esquerda no trono da glória - Marcos 10.37;
4. Os discípulos discutiram entre eles para definir qual seria o maior - Lucas 9.46
5. Quando Jesus multiplicou os pães e os peixes, os discípulos queriam mandar a multidão embora para que cada um desse um jeito sozinho: despede, pois, as multidões para que, indo pelas aldeias, comprem para si o que comer.

Por esses exemplos, vemos que não é fácil seguir os caminhos que Jesus nos ensinou. Que possamos ter firmeza de fé para o testemunho de Cristo no mundo.

Finalizo com o convite de Jesus e o conselho de Paulo: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. (Mt 16.24); Aquele, pois, que pensa estar em pé, veja que não caia. (1 Co 10.12) .

Amém.

P. Elton Pothin


Autor(a): Elton Pothin
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - Martin Luther
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 16º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 12 / Versículo Inicial: 13 / Versículo Final: 21
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 8860
REDE DE RECURSOS
+
Quem persiste na fé, verá, ao final, que Deus não abandona os seus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br