Lucas 5.32-35 - Amor Cristão

Prédica

03/08/2008


Leitura Bíblica Básica: Lucas 5.32-35
Outras Leituras:
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ - Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville - SC
Data da pregação: 03/08/2008
Data Litúrgica: 11º Domingo após Trindade

Prédica:
Prezada Comunidade cristã aqui reunida.

Hoje, gostaria de falar do amor ao próximo que Deus nos ensinou. E gostaria de iniciar contando para vocês um fato ocorrido com dois meninos e uma senhora idosa - em duas versões diferentes.

Primeira versão: Um menino encontra pelo caminho uma senhora idosa carregando uma pesada cesta de maçãs. O menino, ao ver aquelas maçãs apetitosas, sente vontade de comer uma delas. Pensa, então, que certamente a mulher lhe daria uma maçã se ele a ajudasse a carregar a cesta para casa. E assim acontece: ele carrega para ela a cesta pesada e ela lhe dá não somente uma, mas algumas maçãs em troca.

Segunda versão: Um menino encontra pelo caminho uma senhora idosa carregando uma pesada cesta de maçãs. O menino percebe como ela vai se arrastando pesadamente pelo caminho, de costas curvadas, e como ela tem que usar todas suas forças para carregar aquela cesta. Nesta hora, o menino, compadecido com aquela senhora, se oferece para ajudar a carregar aquela cesta de maçã até a casa daquela senhora. E assim acontece: ele carrega para ela a cesta pesada e ela lhe algumas maçãs em troca. (Adaptado do Texto-base do Plano de Ação Missionária da IECLB 2008-2012 - MISSÃO DE Deus, NOSSA PAIXÃO, p. 33)

Prezada Comunidade.

Qualquer pessoa que observasse os dois meninos, não veria a diferença entre a atitude deles e irá elogiar ambos, mesmo que a MOTIVAÇÃO que levou um a fazer a boa ação foi EGOÍSTA e a outra foi de AMOR, de DOAÇÃO.

(Aqui, abro um parêntesis para dizer que nunca cabe a nós o julgamento, pois só Deus conhece o nosso coração, o que se passa em nosso íntimo, como diz 1 Samuel 16.7: porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração. E Deus nos conhece melhor do que nós mesmos, como podemos ver de forma clara no Salmo 139.1-3: Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos.)

A partir deste fato o corrido com os dois meninos, podemos nos perguntar pela característica do amor cristão. E a Bíblia nos mostra como deve ser o amor cristão em Lucas 6.32-36: (ler texto). E também em Romanos 12.9 está escrito: que o amor de vocês não seja fingido.

O amor cristão é amor inspirado em Deus - sede misericordiosos, COMO TAMBÉM É MISERICORDIOSO VOSSO PAI. (v. 36) E Deus não olha para nós e faz os cálculos de quantas maçãs poderia ganhar como recompensa se ele nos ajudasse - se ele nos desse a sua bênção, sua misericórdia, seu perdão, sua salvação em Jesus Cristo.

O amor de Deus não espera retorno, recompensa. Mesmo porque, se assim fosse, nós até hoje estaríamos perdidos, pois, como seres humanos pecadores, NUNCA poderemos retribuir/pagar o amor, o perdão, a salvação de Deus.

E este amor incondicional de Deus é que nos inspira - nos move a agir com AMOR DESINTERESSADO, sem esperar algo em troca, como no exemplo do segundo menino de nossa estória. E isto por toda nossa vida - não importa nossa idade - e em todas as circunstâncias. Se todos agissem desta forma, nossa vida seria muito melhor.

Gostaria de finalizar com uma citação de LUTERO já conhecida por nós, mas que nos lembra de como deve ser a vida do cristão:

Deus não exige de nós nenhuma obra a não ser a fé em Cristo; com isto ele se satisfaz. Com isso, lhe damos a honra como o gracioso, misericordioso, sábio, bom, verdadeiro, etc. Depois disso, não pense em outra coisa que fazer para o próximo o que Cristo fez para ti. Volta todas as tuas obras e toda a tua vida ao próximo. Procura onde há pobres, doentes, e deficientes e ajuda-os. O exercício da tua vida seja que de ti aproveite quem precisa do teu corpo, honra e bens. Saiba que servir a Deus não é outra coisa que servir ao próximo... (LUTERO)

Amém.


 


Autor(a): Elton Pothin
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - Martin Luther
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 12º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 32 / Versículo Final: 35
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 8861
REDE DE RECURSOS
+
Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br