Lutero e Família

27/10/2009

No município de Lajeado o dia 31 de outubro consta como feriado decorrente da Reforma: um movimento que aconteceu no início do século XVI, a partir da Europa, de cunho religioso (cristão), mas, com conseqüências e influências em diversas outras áreas como, por exemplo, na educação e na economia. As idéias oriundas da Reforma também adentraram o ambiente da casa (doméstico) e foram responsáveis por mudanças no dia-a-dia das famílias. Vejamos algumas destas mudanças:

1) Na época da Reforma, o espaço idealizado de atuação cristã era a vida nos conventos. Martim Lutero argumentou a favor do matrimônio (vida fora dos conventos), da maternidade e da paternidade como algo bom diante de Deus e como oportunidade para o exercício do sacerdócio geral de todos os crentes. Segundo o Reformador, o matrimônio proporcionava um espaço para as “boas obras”, “[...] pois Deus coloca em seu seio as almas geradas do próprio corpo e nas quais podem praticar todas as boas obras cristãs. Pois, sem dúvida, pai e mãe são apóstolo, bispo e pastor das crianças, anunciando-lhes o Evangelho”. Para facilitar e estimular a tarefa de pais e mães na proclamação e vivência do Evangelho no ambiente da casa Lutero elaborou o Catecismo Maior e Menor contendo os fundamentos da fé cristã.

2) A partir da história da criação Martim Lutero argumentou sobre a criação do homem e da mulher à imagem e semelhança de Deus. Com isso, fomentou relações de respeito entre os sexos e tornou injustificável relações de desprezo de um sexo sobre o outro.

3) Martim Lutero defendeu, em vários escritos, o investimento do poder público e, também, das famílias na educação formal das crianças. Neste sentido, Lutero exortou pais e mães a enviar seus filhos e filhas à escola, pois via nisto uma atitude cristã: “Uma coisa é certa: quando se ajuda, estimula e encoraja crianças a irem à escola e ainda quando se contribui para tanto com dinheiro e conselho para que isso se torne possível, a isso se chama, sem dúvida, ter levado e encaminhado os filhos a Cristo”. Vale lembrar que na sua concepção de conteúdo escolar constava o estudo das Sagradas Escrituras como algo imprescindível.

 

Pa. Ms. Scheila dos Santos Dreher
Pastora da IECLB na Comunidade Evangélica de Lajeado/RS


Autor(a): Scheila dos Santos Dreher
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Taquari / Paróquia: Lajeado (RS)
Área: Missão / Nível: Missão - Família
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8622
REDE DE RECURSOS
+
Anunciarei o amor de Deus, o Senhor, e darei graças por tudo o que Ele tem feito.
Isaías 63.7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br