Marcos 2.1-12 - Curas

Prédica

25/10/2007


Leitura Bíblica Básica: Marcos 2.1-12
Outras Leituras:
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ - Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville - SC
Data da pregação: 25/11/2007
Data Litúrgica:

Prédica:
Prezada Comunidade cristã aqui reunida.

Escolhi este texto bíblico para leitura e mensagem nesta manhã, neste culto, porque ontem, na conversa batismal com a família Henke e os padrinhos, o Luiz Carlos comentou que HOJE, exatamente, fazem 13 anos da cirurgia de transplante de rim.

E, graças a este transplante, hoje ele pode hoje estar aqui, junto com sua esposa, seus filhos, a RAFAELA, o GABRIEL e pode hoje trazer sua filha HELENA para ser batizada. Não fosse o transplante, que lhe proporcionou a CURA, Luiz Carlos não estaria mais aqui conosco. Como ouvimos há pouco do próprio Luiz Carlos, ele considera que tem duas datas de nascimento, ou melhor, uma data de nascimento - o dia em que nasceu, e uma data de RENASCIMENTO, o dia de hoje - 25 de novembro.

Da mesma forma aconteceu com o paralítico de Cafarnaum. Com a cura realizada por Jesus, houve um renascer, o início de uma NOVA VIDA para este paralítico. Ser um doente ou um deficiente era absolutamente traumatizante na época de Jesus porque, além do sofrimento da própria doença, havia a discriminação da sociedade, pois a doença era considerada - ou castigo divino, - ou possessão demoníaca. De tal forma que ser curado não trazia apenas o alívio do sofrimento físico, como também fim de toda discriminação - havia um verdadeiro início de uma VIDA NOVA.

Assim também hoje ainda Deus continua agindo em nosso meio, curando e devolvendo a vida às pessoas. E, assim como ouvimos, foi com o Luiz Carlos. Ele literalmente ganhou uma VIDA NOVA. Um presente/milagre de Deus. Sim, pois Deus age na nossa vida através das mãos dos médicos também, conforme bem podemos ver no texto de Eclesiástico 38.1-10 (*):

Honre o médico com a consideração que lhe é devida, já que ele foi criado pelo Senhor. Pois a arte de curar provém do Altíssimo, e ela será recompensada pelo próprio rei. A arte do médico faz com que ele seja apreciado, e ele será admirado pelos poderosos. O Senhor deixou crescer da terra medicamentos, e nenhuma pessoa ajuizada os desprezará. E o próprio Deus deu tal entendimento aos humanos para que fosse glorificado nos milagres que fez. Com tal entendimento o médico trata e alivia o sofrimento das pessoas, enquanto o farmacêutico fabrica o remédio. As obras de Deus ainda não findaram, e a paz que dele provém está presente sobre a face da terra.

E o texto finaliza:

Filho, na enfermidade não se descuide destas coisas, mas ore ao Senhor, e ele o fará sarar.

Com certeza, também houve muita fé, muita oração neste momento da vida de Luiz Carlos. E esta fé, com certeza, te fortaleceu e te fez vencer.

E houve também amigos - o texto de Marcos diz que Jesus, VENDO-LHES A FÉ (v. 5), ou seja, vendo a fé dos amigos que trouxeram o paralítico, curou o paralítico. Houve a fé e a oração dos amigos de Luis Carlos, do Pastor Jairo, houve a fé e a confiança do irmão Sérgio, que doou o rim. Sem ele - sem a sua fé, sua confiança e sua doação - Luis Carlos talvez não estaria aqui.

As curas de Jesus não querem ser apenas histórias do passado. Elas continuam acontecendo ainda hoje, dia após dia na nossa vida, como podemos ver no exemplo claro de Luis Carlos.

E este texto de Marcos também nos ensina uma lição de vida importantíssima: nós somos agentes de cura, nós podemos ajudar, nós podemos promover a cura - fazendo a doação de algum órgão - orando - tendo fé - ajudando uma pessoa a encontrar um tratamento médico adequado. Sem o empenho e dedicação dos amigos daquele paralítico, ele não teria chegado até Jesus, ele não teria sido curado.

Por isso, Comunidade cristã aqui reunida, vamos nós aprender do texto bíblico de Marcos a ter firmeza de fé, a orar e confiar em Deus, a ter esperança, a lutar pela cura, a buscar recursos. Vamos nós aprender da história de vida, do testemunho de vida de Luiz Carlos e da sua família, que lutaram, que se empenharam pela vida, que oraram juntos, que tiveram uma fé firme e, por isso, podem estar aqui conosco hoje.

E que nós, como igreja, possamos estar sempre ao lado um do outro, como irmãos e irmãs na fé que somos, orando, fortalecendo-nos mutuamente na fé, promovendo a VIDA, a VIDA PLENA E ABUNDANTE que Deus quer para todos nós.

Amém.

(*) O livro de Eclesiástico é um livro apócrifo. Lindolfo Weingaertner escreve: Na tradução da Bíblia que Lutero fez para o alemão, os Apócrifos ocupam um lugar à parte. Lutero dizia que estes livros tardios eram de leitura proveitosa e grata, mas não deviam ser considerados iguais à Escritura Sagrada. (Sabedoria do Povo de Deus - Lindolfo Weingäertner - Editora Otto Kuhr).

Amém.

 


Autor(a): Elton Pothin
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - Martin Luther
Testamento: Novo / Livro: Marcos / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 12
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 8855
REDE DE RECURSOS
+
A Deus, aos pais e aos mestres, nunca se poderá agradecer e recompensar de modo suficiente.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br