Mateus 3.1-12 - 2º Domingo de Advento

Prédica

09/11/2007


Leitura Bíblica Básica: Mateus 3.1-12
Outras Leituras:
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ - Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville - SC
Data da pregação: 09/12/2007
Data Litúrgica: 2º Domingo de Advento

Prédica:
Prezada Comunidade cristã aqui reunida.

Estamos na época de Advento. A palavra advento vem do latim advir, que significa: chegada, vinda ou visita.

A chegada de uma visita sempre é aguardada com expectativa - não importa quem seja. Fazemos os preparativos para receber quem nos visita. No Advento estamos nos preparando para celebrar o Natal e receber a Jesus.

Quando Jesus veio pela primeira vez, Deus enviou João Batista na frente para que preparasse o caminho para ele.

O caminho serve para dar passagem para alguém que vem de carro, ônibus, cavalo, carroça ou mesmo a pé. Se o caminho estiver fechado com galhos de árvore, cipó ou pedra, dificilmente alguém poderá trafegar por ele. Para dar passagem é preciso que o caminho esteja aberto, limpo, desimpedido.

Assim deve ser o nosso coração: deve estar preparado para a vinda do Senhor. É o que João Batista anunciou: Preparai o caminho ao senhor, endireitai as suas veredas.

Preparar o caminho para o Senhor quer dizer preparar o coração para que Jesus possa entrar. É arrepender-se dos pecados e procurar viver de acordo com a vontade de Deus.

Muitas pessoas se preparam para o Natal, fazendo compras, arrumando a casa e enfeitando a árvore de Natal. Não há nada de errado nisso. Isso faz parte da nossa vida. Isso faz parte dos festejos natalinos. Mas o verdadeiro preparo, o principal preparo é o preparo interior. É expulsar de dentro do coração toda a maldade, como o ódio, a inveja, a cobiça, o rancor...

Quando Jesus veio pela primeira vez, João Batista encontrou pela frente os escribas e fariseus. Eles tinham o coração duro. Eram pessoas sem fé. É claro que eles também queriam ser cristãos, mas eram falsos, fingidos. Por isso, quando João Batista começou a pregar, anunciando o batismo de arrependimento, eles também foram para se deixar batizar. João, porém, conhecendo os seus corações, os desmascarou, dizendo: Raça de cobras venenosas. Quem é que disse que vocês escaparão do castigo de Deus. Façam coisas que mostrem o seu arrependimento e não fiquem por aí dizendo que Abraão é o nosso antepassado. O machado está pronto para cortar as árvores pela raiz. Toda árvore que não produz fruta boa será cortada e lançada no fogo.

Hoje muita gente está procedendo como os escribas e fariseus. Denominam-se de cristãos, mas não passam de hipócritas. Não amam as coisas de Deus, vivem em pecado e não fazem nenhum esforço para mudar a sua vida.

Conta-se que, certa vez, Abraão Lincoln, presidente dos Estados Unidos, foi ao presídio a fim escolher um preso para ser anistiado. Foi de cela em cela, perguntando aos prisioneiros porque eles estavam presos. Todos se declararam inocentes, dizendo que não haviam feito nada para merecer a pena.

O presidente já estava para deixar a penitenciária, quando ele notou um homem com olhar triste, e parou para falar com ele. Suponho que você também foi condenado injustamente, disse Lincoln. Não, eu sou culpado, estou preso porque mereço, disse o homem.

Comovido pelas suas palavras, o presidente mandou que ele fosse solto. Mais tarde, comentando a respeito do assunto, Lincoln disse: Foi o único preso que pude perdoar, porque só ele reconheceu o seu erro. Os outros todos se declararam inocentes.

Assim é também na nossa relação com Deus. Deus quer nos perdoar. Por isso enviou Jesus ao mundo. Mas muitos não reconhecem a sua culpa. Acham que não têm pecado, que apenas os outros erram e eles não. Por isso ficam criticando e culpando os outros por tudo o que acontece.

Se nós quisermos o perdão de Deus, devemos então também reconhecer as nossas faltas, os nossos erros. Sem arrependimento e o desejo de mudar a nossa vida, não há perdão, nem vida e nem salvação.

Os escribas e fariseus queriam o perdão de Deus, mas sem deixar de lado o pecado e a hipocrisia, a falsidade. João Batista os desmascarou, chamando-os de hipócritas e cobras venenosas. Para receber o perdão de Deus é preciso arrependimento sincero. E Deus, por sua vez, olhando para ela, vendo o seu arrependimento, lhe diz: Filho, estão perdoados os teus pecados. Vai e não peque mais.

Que Deus nos conceda corações arrependidos para que celebremos com alegria e paz no coração o Natal de Jesus .

Amém.

 


Autor(a): Elton Pothin
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - Martin Luther
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 12
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 8841
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor é cheio de bondade e de misericórdia.
Tiago 5.11b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br