O dia nasce em esplendor

Comentário e Reflexão

29/10/2016

HPD 275 - O dia nasce em esplendor

Da terra do Japão vem a música, “Asahi wa noborite” ou “O dia nasce em esplendor”. Começando com imagens de um nascer do sol glorioso, e terminando com um convite a cântico alegre, o autor reflete sobre a vinda do Senhor em nosso mundo e nossa resposta a Sua vinda. (2 Pedro 1.19; Apocalipse 22.16.)

Vamos refletir juntos sobre esta canção. Favor mantenha a página do hinário aberta, na qual se encontra o hino HPD 275!

1. A maioria de nós conhece a vida longe de luzes da cidade, do lado de fora, em uma noite escura. Outros estiveram em outro lugar muito escuro, talvez em um edifício abandonado ou uma caverna. Como você se sentiu na escuridão? Depois considere um nascer do sol glorioso. Se você já viu um, recentemente, que pensamentos ou emoções você experimentou? Ou como você assistiu o sol nascer?

2. Nesta canção “O dia nasce em esplendor” o autor compara a vinda de Cristo a um nascer do sol. Pois Cristo, que é verdade e luz, o mundo iluminou”. Como é que a imagem da escuridão e do nascer do sol se reflete nos eventos que cercam o nascimento de Jesus Cristo? Podemos lembrar aqui o que está escrito em Isaías 9: 1-7, onde encontramos a familiar promessa Um menino nos nasceu, um filho se nos deu”. Apenas alguns versos antes (no versículo 2), o profeta proclama: O povo que andava em trevas, viu uma grande luz; sobre os que viviam na região da sombra da morte.

3. Na segunda estrofe o autor descreve ao Senhor Jesus como aquele a quem foi dado todo o poder” (Mat.28.18). No entanto, ele convida Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados... achareis descanso” (Mat.11.28.29). Como ou por que se poderia descansar na presença de tal poder?

4. “Ao mundo se inclinou” é ilustrado em Filipenses 2.7 “A si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo”

5. As lágrimas há de secar” - Existe apoio na Bíblia para esta afirmação? P.ex. Isaias 25.8; Apocalipse 21.4

6. Na terceira estrofe, como Deus pode ser chamado de “eterno e onipotente”, mas ser nascido no mundo?

7. O que o autor quer dizer com o gesto de “estender os braços” ou “abraçar” ? Esse gesto lembra alguma passagem bíblica?

8. O compositor se refere a Jesus de várias maneiras. Que títulos, imagens ou atributos você vê nesta estrofe?

Autor desta reflexão – desconhecido.

Fonte: http://powertochange.com/studies/carols-of-christmas-lo-now-ascends-the-morning-sun/
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Hino: 275. O dia nasce em esplendor
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 40113
REDE DE RECURSOS
+
Não existe nada de tão bom e nada de tão ruim que Deus não poderia usar para me fazer o bem, se eu confio Nele.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br