Oficina de Apoio Psicossocial de Base Comunitária em Emergências

08/05/2013


Nossa atualidade vem sendo marcada por intensos e grandes desastres. Bastam alguns segundos para lembrarmo-nos de fatos marcantes, como os tsunamis no sul da Ásia em 2004 e no Japão em 2012, o terremoto no Haiti em 2010, as inundações no Paquistão em 2010 e as inundações e deslizamentos no Rio de Janeiro em 2011, apenas para citar eventos que causaram muitas vítimas e receberam maior cobertura midiática. Todas/os nós, cotidianamente, somos atingidas/os de alguma forma por algum evento, como uma chuva que interrompe ruas e estradas, que inunda casas, que destrói lares e toma vidas.

Eventos naturais, como terremotos, vulcões e tempestades, são parte constitutiva do funcionamento do planeta Terra. Entretanto, os efeitos se diferenciam em função de magnitude e frequência dos fenômenos, além da vulnerabilidade do sistema social. A ação humana, devastadora e predadora, intensifica e aprofunda o sofrimento de todo o planeta.

A Fundação Luterana de Diaconia (FLD), organização diaconal criada em 2000 pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e que atua em todo o Brasil na área de desenvolvimento, vem assumindo o desafio de atuar também na ajuda humanitária em situações de desastres. Para tanto, um projeto de capacitação vem sendo executado com apoio da Ajuda da Igreja Norueguesa (AIN). Em 2012 o projeto recebeu também uma oferta do Sínodo Brasil Central. Em 2011, um mecanismo de atuação foi elaborado e prevê que a ênfase da atuação se dê na perspectiva não só da resposta a desastres, mas também da prevenção, preparação e reabilitação, sustentadas na abordagem de Apoio Psicossocial de Base Comunitária. A capacitação de membros da equipe da FLD nesta área se deu em 2012 junto à Aliança ACT, com o suporte e formação pela Igreja da Suécia.

O apoio psicossocial de base comunitária acrescenta uma dimensão mental e social para a tradicional ajuda humanitária voltada para as necessidades materiais e tem assumido uma importância considerável, como um foco dos esforços de auxílio. Constatou-se que quando o bem estar psicossocial das pessoas afetadas é fortalecido, elas tendem a se beneficiar mais com os outros componentes dos esforços de recuperação, uma vez que a própria comunidade identifica o que é preciso para sua recuperação – e o reestabelecimento da comunidade é mais rápido e mais consistente.

Assim, nos dias 26 a 28 de junho, a FLD vai oferecer, na cidade de Florianópolis (SC), uma oficina básica em apoio psicossocial de base comunitária. Na oportunidade, serão tratados temas como o bem estar, princípios orientadores para o apoio psicossocial, primeiros socorros psicológicos em contextos de desastres, gestão de conflitos e mobilização comunitária.

As despesas com transporte, hospedagem e com a própria oficina serão assumidas integralmente pela FLD, por meio da parceria com a AIN. O objetivo é contribuir para que mais pessoas assumam o compromisso de atuar na prevenção de desastres e na tarefa de aliviar o sofrimento em situações tão difíceis e angustiantes.

Como fazer para participar?

As vagas são limitadas. As/os candidatos (as) devem se inscrever por meio do formulário em anexo e enviar o mesmo para os emails indicados no documento.

A FLD vai confirmar a inscrição às pessoas selecionadas, que também receberão informações detalhadas sobre local, transporte, horários etc.
Mais informações, junto à FLD, pelo fone 51 3225 9066 ou pelo email fld@fld.com.br.

Veja em anexo ficha de inscrição.
 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Deus diz: sou o seu Criador e o tenho ajudado desde o dia em que você nasceu. Não fique com medo, pois eu o amo e o escolhi para ser meu.
Isaias 44.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br