Otto Riethmüller (1889-1938)

Obra e Biografia

29/06/2012

Otto Riethmüller (1889-1938) HPD nº 6

Riethmüller, Otto - Teólogo, pastor para assuntos de juventude, poeta e compositor.
Nasceu 26 de fevereiro de 1889 em Stuttgart-Bad Cannstatt;
Faleceu 16 de novembro de 1938 em Berlim.
Sepultado no cemitério Uff em Stuttgart-Bad Cannstein.

Após os estudos Otto Riethmüller tornou-se 1912 pastor em sua cidade natal, mais tarde em Schöntal. E em 1918, com 29 anos de idade, ele foi enviado para um recém-criado pastorado em Esslingen/Neckar. O Bairro Sul, por se encontrar fora dos muros da antiga cidade, foi chamado com desdém de Zigeunerinsel (Ilha de Ciganos). Grande número dos membros de sua comunidade pertenciam ao Partido Comunista. Não tendo ainda um próprio lugar de culto, a comunidade se reunia nas singelas instalações do Jardim de Infância. Como altar servia a pia onde as crianças lavaram as mãos. Isso não impedia Riethmüller a fazer seu trabalho evangelístico. No centro de suas mensagens estava a Palavra da Bíblia, que através do Evangelho pode transformar vidas. Logo muitas pessoas vieram ouvir suas prédicas. Outros tantos vieram participar de seus estudos bíblicos semanais. Riethmüller também realizou encontros de jovens, onde a Bíblia era o tema principal. Além disso ensinou novos hinos, e convidou os jovens a cantar, inicialmente nos cultos, mas depois também nas ruas e praças. Em público cantaram sua fé em Jesus Cristo.

Em 1924, ao lado do pastorado, Riethmüller assumiu o cargo de Coordenador da Juventude Feminina na região de Württemberg. Ele reconheceu quão importante eram os retiros espirituais para a formação dos jovens. Por isso se empenhou para construir a Casa da Juventude Schmie próximo de Maulbronn. Muitos jovens foram atraídos, não só por suas interpretações impressionantes da Bíblia, mas igualmente por seus dons poéticos e artísticos.

Em 1928 Riethmüller aceitou o convite como diretor da União Nacional Evangélica da Juventude Feminina com sede no Burckhardhaus em Berlim-Dahlem. Num grande encontro nacional, realizado em Breslau, ele foi instalado neste cargo. Agora seus dons podiam desdobrar-se bem. Ele organizou encontros com milhares de jovens e seminários com centenas de colaboradores que com ânimo cantaram os novos hinos. Lidando com e a favor dos jovens, Riethmüller lutou para que a leitura diária da Bíblica se tornasse um costume entre eles, tão bem como a meditação sobre os lemas dos anos, lemas dos meses e hinos dos meses.

Mais tarde tornou-se presidente do setor para juventude na Igreja Confessante. A Cruz sobre o Globo era o símbolo adotado por Riethmüller no seu trabalho com a juventude. Eram anos alvoroçados na sua vida, marcados pela luta do Evangelho contra as ideologias nazistas. Wehr und Waffen (Defesa e Armamento) ele havia intitulado a coleção de 50 hinos da Igreja Confessante, editada em 1935.

Era a época da Singbewegung (Movimento incentivando o Canto) na Alemanha, que reavivou os hinos luteranos e o Saltério de Genebra. Otto Riethmüller marcou sua geração traduzindo antigos hinos do latim para o alemão e arranjando os hinos dos Irmãos da Boêmia, e especialmente como editor dos cancioneiros para jovens Ein neues Lied (Um novo Cântico) e Der helle Ton (O som luzente) a partir de 1932.

A letra original e a melodia do hino HPD nº 6 De tua fonte, ó Deus, sacia os peregrinos, por amor! são da autoria de Otto Riethmüller (em 1935). Em nosso hinário encontramos este hino na tradução de Lindolfo Weingärtner. No cancioneiro Das Junge Lied )*, sob nº 51, encontra-se o texto original Nun gib uns Pilgern aus der Quelle der Gottesstadt den frischen Trunk, com arranjo a 3 vozes de Helmuth Walcha.

Fonte: Kleines Nachschlagewerk zum Evgl. Gesangbuch für Bayern und Thüringen , Munique 1995
Fotocópia em lingual alemã, sem indicação de autor nem título.

)* Das Junge Lied, Eichenkreus-Verlag, Kassel Wilhelms-höhe, 1949
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 15645
REDE DE RECURSOS
+
O verdadeiro arrependimento inicia com amor à justiça e a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br