Pastores e Pastoras

04/06/2010

1 | 1
Ampliar


“O Senhor, autor e conservador de toda vida, ponha um homem sobre esta congregação que saia adiante deles, e que entre adiante deles, e que os faça sair, e que os faça entrar, para que a congregação do Senhor não seja como ovelhas que não tem pastor.” Números 27.16-17

Estas são palavras de Moisés. Ele já havia conduzido o povo de Israel para fora do Egito. Pastoreou e liderou este povo com seus altos e baixos durante toda a sua caminhada pelo deserto rumo á terra prometida. Depois de ter exercido a função durante um longo tempo, eis que chega o momento de passar a tarefa adiante. E Moisés faz o pedido a Deus: “ponha um homem sobre esta congregação.”

Moisés sabe que é importante um líder para conduzir e acompanhar o povo. E no versículo 18 é dito que Deus indica Josué como sucessor. Assim, já no Antigo Testamento, podemos ver que Deus escolhe pessoas para uma função especial. Nesse sentido, Deus também chamou profetas e profetisas. No Novo Testamento Jesus escolhe alguns seguidores e lhes incumbe com tarefas especiais. Jesus mesmo se apresenta como o bom Pastor (João 10), aquele que cuida de suas ovelhas e até entrega a sua vida por elas.

Hoje Deus continua chamando, enviando e vocacionando pessoas para exercer este ministério tão especial de conduzir e pastorear. Atualmente os desafios são outros. O mundo de hoje necessita de Pastores e Pastoras que tenham ouvido, que possam andar junto, consolar, que sejam profetas diante das injustiças, que preguem o Evangelho do Reino de Deus. É uma grande missão. Exige muito preparo, estudo, dedicação e abnegação. Implica em carregar a cruz, deixar muitas vezes a própria família para servir a Deus.

No dia 10 de junho comemoramos o Dia do Pastor, da Pastora. Vamos pedir que Deus sempre nos ilumine pelo Espírito Santo para que possamos ser “... bons dispenseiros da multiforme graça de Deus.” (1 Pedro 4.10) Que não desanimemos diante das adversidades e tribulações.

Assim nos fortalece a Palavra de Paulo em 2 Coríntios 4.1,5:

“Pelo que, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos... porque não pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor e a nós mesmos como vossos servos, por amor de Jesus.” E nos versículos 7-11 o apóstolo fala do tesouro em potes de barro. O tesouro é precioso. Mas se apresenta na fragilidade e fraqueza humana. Exige a sensibilidade e o cuidado, pois pode quebrar facilmente. Mas é justamente na pequenez que se apresenta a grandeza. É na morte que ressurge a vida. Com Cristo carregamos a cruz, mas é também com Ele que experimentamos os sinais da vitória, da nova vida.

Que Deus ilumine e fortaleça a todos como Pastores e Pastoras para que possamos sempre exercer este ministério como muito amor, fé e esperança.

Pa. Neiva Maria Barg


Autor(a): Sínodo Uruguai
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7524
REDE DE RECURSOS
+
Nós não anunciamos a nós mesmos. Nós anunciamos Jesus Cristo como o Senhor.
2Coríntios 4.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br