Paz e comunhão pautam encontro interparoquial em Teutônia

08/06/2014

Da esquerda para a direita, pastores Evanice, Nestor, Marcos, Márcio e Eliana
Pastor presidente da IECLB, Nestor Friedrich
Coral Comunitário Tirol
Durante a programação houve apresentações, como o do grupo musical da Associação Pró-Cultura Paz, de Teutônia
Encontro reuniu as três paróquias de Confissão Luterana de Teutônia
1 | 1
Ampliar

“Vida em comunhão”. Com base no tema deste ano da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), as Paróquias Teutônia Norte, Teutônia Centro e Teutônia Sul realizaram no domingo, dia 8, a terceira edição do encontro interparoquial, no auditório central do Colégio Teutônia. O evento coincidiu com uma data importante: Pentecostes, que é considerado o dia de nascimento da igreja cristã.

Expressivo número de membros das três paróquias participou do encontro, que teve a sua liturgia baseada no tema da IECLB deste ano. A programação iniciou com a apresentação do Coral Comunitário Tirol, de Teutônia. Em seguida, os pastor sinodal Marcos Bechert e os pastores Márcio Frank, Eliana Binsfeld e Evanice Beise ministraram a parte inicial do culto, que ainda contou a apresentação do grupo musical e do coral da Associação Pró-Cultura Paz, e dos corais das comunidades.

O ponto alto da programação no turno da manhã foi a pregação do pastor presidente da IECLB, Nestor Paulo Friedrich. Sua prédica enfocou, além do tema, o lema da igreja deste ano, que é a passagem bíblica de Jeremias, capítulo 29, versículo 7: “Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor, porque na sua paz vós tereis paz”.

Os pastor afirmou que a cidade é a síntese do que o ser humano é hoje e que este está desumanizando, o que se reflete nas drogas e na violência. A partir disso, Friedrich levantou alguns questionamentos. “Quais os valores que ainda prevalecem? Que ser humano temos? Que sociedade estamos construindo? Será que precisamos aprender com os cachorros a virarmos humanos novamente?”

Friedrich ressaltou que a paz pode ser construída a partir de pequenos gestos. “Cultivar valores fazem a diferença. Hoje quebramos a comunhão em troco de nada. A paz que precisamos é conjunta e não a teremos ao construirmos cercas. É nas coisas miúdas que se começa a caminhada para a paz. Pode-se começar a exercitar isso nas comunidades, em valorizar as próprias coisas. Comunidade perfeita não existe. Mas convivendo e dialogando, vivendo em comunhão, fará a diferença no mundo”, frisou.

Ao meio dia, foi servido almoço. À tarde, houve programação cultural com o Grupo Instrumental do Colégio Teutônia e o Grupo de Danças Folclóricas da Comunidade Luterana de Estrela, além de explanações técnicas do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa), órgão vinculado à IECLB.

O pastor sinodal Marcos Bechert, destacou que o encontro paroquial vai ao encontro do tema da IECLB. “A nossa identidade como igreja é de vida em grupo e não apenas a fé de consumo individual. A fé individual se concretiza quando nos relacionamos com outras pessoas. Esse relacionamento é vital para a saúde. Pessoas que tem bom relacionamento alcançam a felicidade de forma mais fácil. E a paz somente se alcança quando as pessoas se relacionam bem. Por isso, como pastor sinodal, fico muito feliz com essa iniciativa das três paróquias de Teutônia. O fato das três paróquias se reunirem mostra um pouco dessa força que a presença da igreja luterana tem em Teutônia.”

Campanha Vai e Vem

Durante a programação do encontro interparoquial, foi feito o lançamento da campanha Vai e Vem deste ano. Os valores ofertados são destinados para os projetos missionários apoiados pela IECLB em diversas cidades brasileiras. Além disso, metade do valor ofertado retorna aos sínodos para apoiar projetos e iniciativas sinodais. Além disso, parte do valor é repassado para o Fundo Solidário a Paróquias e Comunidades, recurso que possibilita auxílios em casos emergenciais.

O pastor presidente Nestor Friedrich reforçou que nenhum membro é obrigado a contribuir. “Cada membro ajuda da forma que puder. A campanha reforça a identidade missionária da IECLB e tem feito muita diferenças para as comunidade beneficiadas. É uma das formas de gratidão”, ressaltou.


Entrevista com Nestor Friedrich, pastor presidente da IECLB

O pastor presidente da IECLB, Nestor Friedrich, durante o encontro paroquial, concedeu entrevista ao Grupo Popular de Comunicação.

Folha Popular – Para a IECLB, qual a importância do encontro interparoquial em Teutônia?

Nestor Friedrich – Em primeiro lugar, o tema da igreja este ano é “Vidas em comunhão”. Nós acreditamos que, na vida das pessoas, a coisa mais importante é elas se encontrarem. Então, o encontro de paróquias diferentes, de comunidades diferentes é uma iniciativa fundamental, porque ninguém foi criado para viver sozinho. Tem muita gente que fica doente, cheia de problemas, pois não se encontra com outras pessoas. As pessoas não se encontram mais para conversar, para brincar, para contar, para escutar outras pessoas. Nós entendemos, na igreja, e se juntar, se encontrar faz bem para vida e a fé.

Folha Popular – Esse encontros servem, de certa forma, para fortalecer a Igreja?

Nestor Friedrich – Com certeza. Fortalece a igreja toda, porque as pessoas saem fortificadas. Na medida que as pessoas vão se encontrando com mais pessoas, a igreja toda ganha, as comunidades ganham. Isso porque a gente vai vendo o que outras comunidades fazem, com as quais a gente tem muito a aprender. A gente vai percebendo que há pessoas que já encontraram soluções para dificuldades, ou seja, a gente vai aprendendo junto com os outros. Sozinhos não se aprende isso.

Folha Popular – Qual a importância da presença da igreja luterana?

Nestor Friedrich – Tem uma importância fundamental, de ir ao encontro das pessoas e buscar a paz. Isso é uma necessidade não somente em cidade grande, mas também em cidades pequenas. A igreja luterana busca resgatar nas comunidades novamente a cultura em que a gente a aprende a conviver, em que nos importamos uns com os outros. Quando se observa a mundo, se vê tanta violência, insegurança. Paz não construímos sozinhos. Construímos a paz em comunidade, em parceria com o município, com prefeitura, com escolas, enfim, com todos os setores da sociedade. Fé cristã não é algo de uma só pessoa, mas, sim, de uma comunidade toda.

Folha Popular – Para a IECLB, qual a importância da região do Vale do Taquari, uma vez que muitas cidades são de origem alemã e trazem consigo a bagagem religiosa luterana?

Nestor Friedrich – No contexto dos 18 sínodos, o Sínodo Vale do Taquari é muito importante. Nós somos uma igreja que veio com os primeiros colonizadores alemães em 1824. Este ano celebramos os 190 da presença da igreja luterana no Brasil junto com os 190 anos anos da colonização. Aqui, na região, a presença da igreja foi importante, pois muitas cidades se desenvolveram ao redor da igreja, o que se confirma fortemente no Vale do Taquari. Teutônia é um exemplo. É uma cidade bonita, grande, e a nossa presença é muito forte.”

Folha Popular – Esse é um ano importante, então, para a igreja luterana?

Nestor Friedrich – Exatamente. Comemoramos os 190 anos da imigração e os 190 anos da presença da igreja luterana no Brasil. E, em 2017, comemoramos os 500 anos da Reforma Protestante. Os 190 anos da presença da igreja luterana no Brasil é fundamental, pela contribuição toda que ela trouxe. Uma das importantes contribuições pode ser vista aqui em Teutônia: igreja e escola lado a lado, ou seja, envolve toda a questão da educação, de ajudar as pessoas, de dar condições para as pessoas pensarem por elas. Estamos em 2014, ano de Copa do Mundo e eleições. Quanta coisa está acontecendo. Quem é que está entendendo essa confusão toda que tem por aí? O que se espera do povo brasileiro? Se espera cidadania. Luteranos e luteranas são cidadãos também. Por isso aprendemos a ler e escrever para sermos donos do próprio nariz e não ser um marionete que pessoas vão usando de quatro em quatro anos na política. Tem gente que não gosta de futebol e por isso tem que sair quebrando tudo? Não podemos concordar com isso. Por isso, a igreja é importante. Ajuda as pessoas distinguirem o que é certo e o que é errado. A igreja luterana contribuiu muito na questão da formação, na escola, para discernir o bem nas suas comunidades.

TEXTO: Édson Luís Schaeffer/Folha Popular Teutônia

CRÉDITOS DAS FOTOS: Édson Luís Schaeffer/Folha Popular Teutônia

Veja em anexo a publicação da matéria no Jornal Folha Popular


 


Autor(a): Édson Schaeffer/Folha Popular Teutônia
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Taquari / Instância Nacional: Presidência
ID: 28474
COMUNICAÇÃO
+
Continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
2 Pedro 3.18
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br