Pentecostes

Recursos Litúrgicos

LITURGIA DE ENTRADA
Sino

Acolhida
L “Não por força, nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos” (Zc 4.6). Pela força desse Espírito, o Espírito Santo, congregamos e celebramos Pentecostes, o aniversário da Igreja cristã. Sejam todos e todas bem-vindos a este culto. E que tal nos cumprimentarmos, desejando um “feliz dia de Pentecostes”? (Dar tempo para isso).

Hino
C (HPD 321) Vento que anima e faz viver.

Voto inicial
L Em nome de Deus, que nos ama; em nome de Jesus Cristo, que veio para nos salvar; e em nome do Espírito Santo, que nos chama para vivermos em comunhão.
C Amém.

Confissão de pecados
L Por estarmos reunidos na presença do Senhor, reconhecemos e confessamos humildemente nossas fraquezas, limitações, imperfeições – nossos pecados. Inicialmente, fiquemos em silêncio e cada qual faça sua confissão pessoal. (silêncio)

(Depois) Senhor, obrigado porque cumpriste tua promessa de enviar-nos o teu Espírito. Ele nos encoraja a chegarmos a ti com inteira confiança para confessar-te que não somos dignos de ser chamados teus filhos e tuas filhas. Nossa fé é fraca. Nosso amor é falho. Nosso testemunho não tem vigor e nossa vida pouco reflete do infinito amor que tens demonstrado para conosco. A comunhão entre nós deixa muito a desejar. Damos atenção a tantas palavras, menos à tua Palavra. Por todos os nossos pecados:
C Perdoa-nos, Senhor, e concede-nos a graça de um novo começo. Amém.

Absolvição
L Antes de tudo e de todos está o amor de Deus, pois “Ele nos amou primeiro.” Assim, como ministro(a) da Igreja, anuncio a todos os que com sinceridade fizeram a sua confissão o perdão de seus pecados. Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (+).
C Amém.
C (HPD 263) Bendirei ao Senhor em todo o tempo.

Oração do dia
L Oremos.
Amado Deus, Tu que enviaste o Espírito Santo aos discípulos, dando-lhes coragem para levar a mensagem de Cristo a todos os lugares, iluminando vidas, criando a primeira comunidade cristã, nós te pedimos: concede constantemente o vigor e o poder desse Espírito, para que possamos ser luz e anunciar a tua vontade. Ilumina nosso coração e nossa mente para reconhecermos tua Palavra orientadora em meio a tantas vozes e espíritos que nos iludem. Isto nós te pedimos por Jesus Cristo, teu Filho, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina eternamente.
C Amém.

LITURGIA DA PALAVRA
Leituras bíblicas
Salmo do dia: 104.24-31.
C (canta) Envia teu Espírito, Senhor, e renova a face da terra.

L Que variedade, Senhor, nas tuas obras! Todas com sabedoria as fizeste; cheia está a terra das tuas riquezas.
C (canta) Envia teu Espírito, Senhor, e renova a face da terra.

L Eis o mar vasto, imenso, no qual se movem seres sem conta, animais pequenos e grandes. Por ele transitam os navios e o monstro marinho que formaste para nele folgar.
C (canta) Envia teu Espírito, Senhor, e renova a face da terra.

L Todos esperam de ti que lhes dês de comer a seu tempo. Se lhes dás, eles o recolhem; se abres a mão, eles se fartam de bens. Se ocultas o rosto, eles se perturbam; se lhes cortas a respiração, morrem e voltam ao seu pó.
C (canta) Envia teu Espírito, Senhor, e renova a face da terra.

L Envias o teu Espírito, eles são criados, e, assim, renovas a face da terra. A glória do Senhor seja para sempre! Exulte o Senhor por suas obras!
C (canta) Envia teu Espírito, Senhor, e renova a face da terra.
Aclamação do Evangelho

L Aclamemos o Evangelho, cantando:
C Aleluia.
L (versículo de aclamação) “Envias o teu Espírito, eles são criados, e, assim, renovas a face da terra” (Sl 104.30).
C Aleluia.

L O Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo João 20.19-23.
Leitura

L Palavra do Senhor.
C (canta) Louvado sejas, Cristo!

Pregação

Hino
C (HPD 242) Dai graças ao Senhor

Confissão de fé

Confissão geral da Igreja
L Querido e amado Deus! Achegamo-nos a ti com alegria, pois tu mesmo crias, sustentas e impulsionas a Igreja através de teu Santo Espírito. Por isto:
C Obrigado, Senhor!

L Tu nos redimiste de nossos pecados através de Jesus Cristo e nos acolhes como teus filhos e filhas através do Batismo. Por isto:
C Obrigado, Senhor!

L Suplicamos, nosso Deus, para que nunca nos esqueçamos de tua misericórdia e bondade.
C Ouve a nossa oração.

L Suplicamos que teu Santo Espírito esteja presente em nossa Igreja, seus sínodos e suas comunidades, impulsionando para uma vida ativa, missionária e comprometida com o teu chamado e o teu envio.
C Ouve a nossa oração.

L Suplicamos que o teu Santo Espírito toque o coração de cada autoridade de nosso país, estado e município, capacitando e orientando para o cumprimento digno e correto das suas funções.
C Ouve a nossa oração.

L Suplicamos pelas pessoas enfermas, com dificuldades e privações, para que, pela nossa presença diaconal, a tua mão bondosa ampare cada uma.
C Ouve a nossa oração.

L Que o Espírito de unidade reconcilie o teu povo e o anime para a presença diaconal no mundo.
C Amém.

LITURGIA DA CEIA DO SENHOR
Ofertório e preparo da mesa
L Vamos recolher as ofertas em dinheiro, que hoje se destinam para (indicar a destinação, conforme o Plano de Coletas da IECLB). Sejam elas sinais da nossa resposta ao constante amor de Deus por nós e da nossa disposição de amarmos porque Deus nos amou primeiro.

Durante esse recolhimento os elementos para a Ceia podem ser levados à mesa.

Hino
C (HPD 359) Te ofertamos nossos dons.

Oração do ofertório

Oração eucarística
L Oremos.
Bondoso Deus, é justo que te louvemos e te demos graças, pois tu és Deus próximo, fiel e generoso. Pelo Espírito Santo manténs a chama da nossa fé. Por isto, todos juntos bendizemos o teu nome, cantando:
C (canta) Santo, santo, santo.

L Graças te damos, ó Deus, que vieste a nós em Jesus, teu Filho. Ele andou no meio do povo. Deu atenção especial às pessoas humildes. Com elas sentou e as ouviu, proclamando um novo tempo, de vida e de justiça.
C Graças te damos, nosso Deus!

L Graças rendemos pela obra de Cristo por nós, pois na noite em que foi traído...
C (canta) Jesus, tua morte anunciamos nós. Louvamos tua ressurreição. Até que venhas com teu poder.

L Envia o teu Espírito de vida e de amor. O mesmo Espírito que o teu Filho mandou aos seus discípulos, para que ele faça de nós uma comunidade que vive a esperança e a comunhão.
C (canta) Envia teu Espírito, Senhor, e renova a face da terra.

L Lembra-te, Senhor, dos nossos falecidos e guia-nos com eles para a festa da ressurreição, a festa plena, que aguardamos e que, em Cristo, preparaste.
L (canta) Por Cristo, com Cristo e em Cristo.

Pai-Nosso

Gesto da Paz

Fração
L O cálice da ação de graças, pelo qual agradecemos, é a comunhão do sangue de Cristo. O pão que partimos é a comunhão do corpo de Cristo.
C (canta) Nós, embora muitos, somos um só corpo.

Comunhão
L Vinde, pois tudo já está preparado.

Oração pós-comunhão
L Bondoso Deus, agradecemos-te pela comunhão de mesa neste culto de Pentecostes. Que esta Ceia nos fortaleça na fé e nos desafie a atuarmos como teus discípulos e discípulas, anunciando que teu Santo Espírito habita
entre nós.
C Amém.

LITURGIA DE SAÍDA
Avisos gerais

Hino

Bênção
L Deus, que nos fez diferentes uns dos outros, mas todos à sua imagem, abençoe e guarde a todos. Que os olhos zelosos do Senhor nunca se apartem de cada um de vocês. E que o encontro de uns com os outros seja um sinal de unidade no Espírito Santo, bem como sinal da vinda do Reino de Deus. Em nome de Deus, o Pai, Filho e Espírito Santo (+).
C Amém.

Envio
L Vão em paz e, orientados pelo Espírito Santo, sirvam ao Senhor.
C Demos graças a Deus.

Poslúdio

Oração silenciosa

Fonte: Livro de Culto da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
- Portal Luteranos

Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a Boa Notícia de paz.
Filipenses 6.14-15
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br