Pesquisa Genealógica

Genealogia

“A vida só pode ser compreendida olhando-se para  trás; mas só pode ser vivida olhando-se para frente.” - Sören Kierkegaard

 

Nos últimos anos tem crescido o número das pessoas que se interessam pela história de seus antepassados. A pesquisa genealógica tem mobilizado todas as gerações. Algumas pessoas vão atrás de suas raízes familiares porque desejam obter dupla cidadania. Outras, querem conhecer as suas origens históricas, o processo migratório dos antepassados, as suas atividades profissionais, as ramificações dos descendentes e assim por diante. Trata-se de um processo saudável que pode fortalecer a auto-estima das pessoas e despertar nelas um sentimento de humildade e de gratidão.


A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB não tem em sua sede nacional ou em  seu arquivo histórico uma relação das pessoas que fizeram ou fazem parte de suas comunidades. O centro das atividades religiosas gira em torno das comunidades e das paróquias. Toda a documentação relativa aos  registros de batismos, confirmações, bênçãos matrimoniais e sepultamentos pode ser encontrada junto a elas.

Às pessoas, que estão interessadas na pesquisa de seus antepassados, recomenda-se o seguinte:

1) Informem-se sobre o nome da localidade em que viveram os seus antepassados. Caso tenham sido membros participantes de uma comunidade que hoje está vinculada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB é bastante plausível que se encontre alguma informação sobre eles.

2) Procurem instituições de pesquisa histórica que mantêm arquivos com listagens e relações de imigrantes e seus descendentes. Neste caso pode ser procurado o Instituto Martius Staden com sede em São Paulo. Sua página na internet pode ser uma fonte de pesquisa importante. Além disso, pode ser consultado o Instituto Genealógico do Rio Grande do Sul.
 


Voltar Imprimir

Informações



© Copyright 2014 - Todos os Direitos Reservados. -IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br