Por que Natal?

18/10/2012

O dia de Natal é uma das datas mais bonitas que temos em nosso calendário. Tudo começou no século IV quando a igreja cristã buscava a resposta da seguinte pergunta: Qual é mesmo a data do aniversário de Jesus? Estudiosos não conseguiram chegar a um consenso de qual poderia ser a data mais provável. Uns acreditavam que esta data estaria próxima ao dia 22 de dezembro enquanto outros afirmavam que a data mais provável seria próximo ao dia 06 de janeiro. Não conseguindo resolver o impasse, a igreja da época decidiu realisar esta festividade no dia 25 de dezembro para abafar o crescimento de festas pagâs que aconteciam nesta data. Os romanos comemoravam uma festa em honra ao deus saturno e os persas comemoravam uma festa em honra ao deus mitra (deus sol).
Mas o que é Natal? Natal significa Nascimento, e isso quer dizer aniversário, a data do nosso aniversário é o nosso Natal. Todos os cristãos são convidados a comemorar o aniversário de Jesus mesmo que não tenha sido exatamente neste dia.
O que precisamos enfatizar agora é que embora a data tenha uma origem “menos nobre” o importante é que o povo cristão passou a comemorar em 25 de dezembro o Nascimento de Jesus Cristo, e isso foi sendo vivenciado por muitos e muitos séculos, até que aos poucos começou-se a perceber que a data de Natal não tem mais o sentido Cristão que teve durante muitos e muitos anos….
Hoje muitas pessoas apesar de não saberem a origem da Festa de Natal estão vivenciando-na como uma festa pagã assim como era antes do século IV. Parece até brincadeira, mas o mundo que se diz “cristão” não sabe comemorar o aniversário de seu personagem mais importante. O natal vem perdendo cada vez mais o seu sentido e cada vez mais se transforma em uma festa comercial.
Dessa maneira parece até normal que este “povo de Deus” aja como se este dia fosse um outro dia qualquer e que, da mesma maneira que os antigos que “comemoravam seus falsos deuses” hoje os cristãos estão comemorando “apenas” uma reunião de família, um verão que começa e um dia de dar e receber presentes e lembranças. Mas lembranças do que mesmo, hein?
Bem, começamos com uma data pagã, a transformamos em uma data Cristã e voltamos a ter uma data pagã… será que é assim que vai terminar a história?
Não! Esta data não pode terminar assim! Amigos leitores: Gostaria de convocar os membros a celebrar uma volta ao primeiro Natal. E que possamos comemorar com um bolo assim como fazemos nos nossos aniversários. Pois não somos mais importantes do que aquele que veio a nós no Natal. Pelo contrário, sem ele não somos nada. Ele é o mestre de nossas vidas e, por isso, a comemoração de seu aniversário é importante para nós. Feliz Natal! Coma o bolo lembrando do aniversariante. Lembre-se, ainda que instantaneamente, o porquê desta data existir até aos nossos dias. Aliás, se antes tinham um deus Sol, hoje temos a “Luz do Mundo”, Jesus. Feliz Natal!!!


 

REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor Deus, não há ninguém igual a ti. Tu és grande e o teu nome é poderoso.
Jeremias 10.6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br