Prefácio - Proclamar Libertação - Vol. 4

Artigo

02/01/1979

De 28 a 30 de junho de 1978 realizou-se em São Leopoldo o I Encontro de Colaboradores de PROCLAMAR LIBERTAÇÃO. Depois de publicados três volumes, era necessário avaliar em conjunto o trabalho feito até então e traçar diretrizes para o futuro.

O Encontro caracterizou-se pela reflexão de questões como exegese na América Latina, a tarefa da meditação, as perícopes. e pela procura de um modelo de auxílio homilético adequado para a nossa situação.

Duas decisões do Encontro já se refletem em muitos auxílios homiléticos deste volume:

1. Foi estabelecido que a ênfase nos auxílios homiléticos de PROCLAMAR LIBERTAÇÃO deverá recair no futuro, mais do que até agora, na reflexão pessoal e situacional. Isto inclui a reflexão crítica da realidade à luz do texto, a preocupação com a história do texto, sua função e seus objetivos em épocas e situações diversas após a sua redação bíblica, a contextualização da mensagem do texto, bem como reflexões pessoais do autor e decisões para a prédica. As informações exegéticas deverão ser reduzidas às questões exegéticas relevantes para a meditação e pregação, e cada trabalho deverá conter indicações para a prédica.

2. Na questão de um modelo de auxílio homilético, os 37 participantes reunidos decidiram que PROCLAMAR LIBERTAÇÃO deverá continuar a trabalhar com vários modelos. Os auxílios homiléticos poderão seguir da exegese para a prédica, ou da situação - através da exegese -para a prédica, ou ainda oferecer uma visão conjugada da situação, do texto e da pregação.

O Encontro marcou o início de uma reflexão, que será continuada em junho de 1979, quando serão estudados mais amplamente o significado e implicações de uma série de perícopes.

Quanto ao mais, o presente volume de PROCLAMAR LIBERTAÇÃO não sofreu maiores alterações em relação aos anteriores.

Seguindo a Ordem de Perícopes em vigor na IECLB, os auxílios homiléticos deste volume se baseiam em textos da série I de perícopes. Os trabalhos da parte final do livro, com os quais inicia o novo ano eclesiástico, se baseiam na série II. A série I contém textos dos evangelhos: a série II. textos das epístolas. Ambas as séries, denominadas de vetero-eclesiásticas, foram até bem pouco tempo atrás comuns a várias denominações cristãs.

Por razões que fogem à nossa vontade, não puderam ser incluídos neste volume trabalhos para o dia 1o de maio, 7 de setembro e festa da colheita. Esperamos, no entanto, que o aumento do número de meditações para 40 e os auxílios para essas datas especiais publicados nos volumes I a III compensem um pouco esta lacuna não pretendida por nós.

Uma observação requerem, neste volume, os trabalhos sobre Mateus 25.31-46 e para a Época de Natal.

O primeiro, de autoria de Walter Altmann, não foi elaborado originalmente como auxílio homilético. Em se tratando de um estudo atual sobre um texto importante na teologia latino-americana - e previsto para o Penúltimo Domingo do Ano Eclesiástico — resolvemos incluí-lo neste volume. O estudo poderá ser aproveitado em conventos pastorais, mas contém - na sua forma atual - também ótimas pistas para a pregação, conforme o Autor, que expõe interpretações católicas e evangélicas do texto, a parábola constante em Mateus 25.31-46 auxilia inclusive a superar ii tradicional controvérsia católico-luterana a respeito da doutrina da justificação.

A reflexão para a Época de Natal, elaborada pelo casal Valburga e Danilo Streck, oferece importantes subsídios para a pregação e demais atividades na época de Natal. Para ser aproveitada devidamente, deverá ser lida com antecedência.

Os demais trabalhos não necessitam de apresentação. Escritos por pastores e professores de teologia, querem ser parceiros no diálogo dos pregadores com os textos. Que possam cumprir a finalidade para a qual foram elaborados!

Um agradecimento especial dirijo, no último volume que coordeno, aos autores de PROCLAMAR LIBERTAÇÃO. Graças à sua fiel colaboração, foi possível publicar esta Série até aqui.

De modo particular agradeço também aos colegas Walter Altmann e Nelson Kirst. Ambos se empenharam na realização do I Encontro de Colaboradores, o primeiro desde há muito também na divulgação incansável de PROCLAMAR LIBERTAÇÃO, o segundo auxiliando na preparação deste volume. O volume V já será coordenado pelo colega Nelson Kirst.

É com alegria que informo que os volumes I e II, esgotados há muito tempo, estão sendo reeditados. O volume III se esgotou rapidamente até mesmo em 2a edição. O volume IV, em apresentação mais vistosa, tem sua tiragem significativamente aumentada.

São Leopoldo, advento de 1978

Baldur van Kaick


Autor(a): Baldur van Kaick
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Proclamar Libertação / Editora: Editora Sinodal / Ano: 1979 / Volume: 4
Natureza do Texto: Artigo
ID: 14609
REDE DE RECURSOS
+
Quem quiser ser cristão, que aprenda a abrir mão de toda preocupação e de todo pensamento angustioso e coloque-os nas costas de Deus, pois Ele tem ombros fortes e é bem capaz de carregá-los.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br