Proclamar Libertação - Volume XL - 2015-2016 - Apresentação

01/09/2015


Estamos às vésperas do 500º aniversário da Reforma. Será em 2017.Juntamente com milhões de pessoas cristãs espalhadas pelos cinco continentes, a IECLB celebrará cultos, cantando louvores a Deus pelas dádivas advindas com o movimento da Reforma. Nesse contexto, Proclamar Libertação será fonte e ferramenta imprescindível para quem tem o belo compromisso de anunciar a Palavra do Senhor. Por quê? Como?

O Tema e o Lema da IECLB em 2016 apontam para o que podemos chamar de crivo para o anúncio da Palavra, como Lutero corretamente reafirmou. O Tema – Pela graça de Deus, livres para cuidar – fala do Deus da graça, que veio até nós em Jesus Cristo. É a Sua graça que nos sustenta e renova na fé e no testemunho. Foi o que Paulo disse aos gálatas: “Deus enviou seu Filho (...) para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos [e filhas]” (Gl 4.4-5). E deste presente – a graça de Deus – o ser humano se apropria por meio da fé. A lei que acusa e as obras meritórias não são mais o critério para receber o abraço, o perdão, a bênção – a graça – de Deus. 

Libertada por Cristo, a pessoa sabe-se livre. Mas não é liberdade para fazer qualquer coisa! O horizonte dessa liberdade é apontado pelo Lema da IECLB em 2016: Buscai o bem e não o mal (Am 5.14a). O fruto da graça é que a pessoa cristã está investida de responsabilidade. Em Cristo, a pessoa é livre para ser
responsável, para viver eticamente. Ética “tem a ver com o discernimento do mal e do bem, do correto e do incorreto, do que é responsável e apropriado para
o comportamento humano em suas relações sociais e pessoais” (Roy H. May). O amor de Deus em Cristo nos motiva, nutre e molda para buscar o bem e desprezar o mal no emaranhado da vida, para ser pessoas éticas! Pela sua morte e ressurreição Cristo nos liberta da lei e do pecado. Esse ato de amor, apropriado pela fé, nos atinge, envolve, transforma e sustenta, de forma que nos coloca sob os impulsos da gratidão. Gratidão que molda a vida e orienta a liberdade para um agir responsável, ético. 

Aí está o crivo para a correta pregação da Palavra à luz da teologia luterana! Nem por isso a tarefa da pregação que passa por esse crivo é simples. Por exemplo, uma difi culdade encontra-se no fato de que o exercício do discernimento e a escolha entre o bem e o mal pressupõem que a pessoa seja livre para realizar suas próprias escolhas. Enquanto isso, vivemos num contexto em que prepondera a pregação da lei, da “receita” dada: a pessoa cristã deve (sic!) fazer assim ou assado. 

Proclamar Libertação traz na sua raiz o comprometimento – e quer por isso continuar fl orescendo e jogando sementes – com a pregação que ausculta com profundidade a Escritura e traz a Palavra da graça, que redunda em gratidão que, com liberdade, se dispõe a servir na Missão de Deus. 

A decisão de presentear ministros e ministras da IECLB com um exemplar de Proclamar Libertação não é fruto do acaso, mas sinal de carinho, cuidado e apoio para com quem do púlpito “anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, que anuncia cousas boas, que faz ouvir a salvação” (Is 52.7). 

Nestor Paulo Friedrich
Pastor Presidente


Autor(a): Nestor Paulo Friedrich
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Proclamar Libertação / Editora: Editora Sinodal / Ano: 2015 / Volume: 40
Natureza do Texto: Artigo
ID: 35153
REDE DE RECURSOS
+
Deixem que o espírito de Deus dirija a vida de vocês.
Gálatas 5.16
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br