Prof. Dr. Laan Mendes de Barros (*1957)

Obra e Biografia

29/06/2012

Prof. Dr. Laan Mendes de Barros (*1957) HPD 439

O autor (em 1983) da melodia do Xote da Vitória (HPD nº 439) é Laan Mendes de Barros. Ele usou o gênero musical do Xote ou chótis (nome que vem do inglês scotch, em alemão: schottisch = escocesa), um certo ritmo de dança. Primeiro criou a música, e depois pediu ao amigo João Francisco Esvael que colocasse letra adequada.

No ano de 1984 Laan Mendes de Barros publicou o artigo “Música religiosa, o profano e o sagrado” [na revista “Comunicação & Sociedade” Nº 12, pág.43-60, Out.1984]. Neste artigo ele analisa a produção fonográfica brasileira de música religiosa, discutindo a questão do profano e do sagrado. Destaca a importância da música como meio de comunicação, a formação da consciência através dessas músicas e a evolução da música religiosa brasileira, sobretudo da evangélica.

Nascido em Sorocaba, em 27 de outubro de 1957, Laan Mendes de Barros é o Coordenador de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero1, desde julho de 2005. Professor universitário e pesquisador na área de Comunicação Social, desde 1988. Jornalista profissional, com larga experiência em Jornalismo Empresarial, ele é editor de livros e revistas, com atuação nas áreas de redação, design, ilustração e produção gráfica. Sua primeira formação universitária se deu na área das Artes, com Licenciatura em Educação Artística e Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1977/1978). Laan é Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1988) e Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP (1995). Professor titular da Faculdade Cásper Líbero, com atuação docente em Teorias da Comunicação e Metodologia da Pesquisa, foi o responsável pela estruturação da política da pesquisa da Instituição e coordenador do Centro Interdisciplinar de Pesquisa – CIP – de 1999 a 2005. Editor da revista Communicare desde a sua criação até 2005. Coordenador do Prêmio Intercom, desde 2003, ele integrou a Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom. Foi diretor por 12 anos da agência Terra Comunicação. Assessor de Comunicação da Fundação Dom Aguirre, em Sorocaba. Tem atividades docentes na UNISA, Universidade Anhembi Morumbi, Escola de Comunicações e Arte da USP e Universidade de Sorocaba, onde foi o responsável pelo projeto de criação e implantação do Curso de Comunicação Social e membro da Comissão Coordenadora do Projeto de criação da Universidade de Sorocaba.

Fontes: http://www.metodistavilaisabel.org.br/docs/Esperanca.pdf http://hdl.handle.net/1904/7560 WikiPos, a enciclopédia livre.
 

Nota:

1  Faculdade Cásper Líbero - Endereço: Av. Paulista, 900 - São Paulo SP - Brasil CEP 01310-940


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Melodia
ID: 17127
REDE DE RECURSOS
+
Felizes aqueles que ajudam os pobres, pois o Senhor Deus os ajudará quando estiverem em dificuldade!
Salmo 41.1
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br