Ralph Carmichael (*1927)

Obra e Biografia

29/06/2012

Ralph Carmichael (*1927) – HPD 423 

Ralph Carmichael é um compositor, arranjador e condutor norte-americano, tanto de música secular quanto de música cristã contemporânea, sendo considerado um dos pioneiros deste último gênero. Casado com Marvella e pai da compositora e artista Carol Celeste Carmichael.

Em “Fale do Amor”, primeiro LP gravado pelos Vencedores por Cristo em 1971, a música que dá título ao disco foi composta por Ralph Carmichael, cujas canções seriam, nos anos seguintes, marca registrada do trabalho de Vencedores. Dentre elas, destaca-se Nas Estrelas: Nas estrelas vejo a sua mão / E no vento ouço a sua voz / Deus domina sobre terra e mar / O que ele é pra mim?... Regravada no LP Se eu fosse contar, de 1973. – Também a melodia de Ao orarmos, Senhor, vem encher-nos com teu amor (HPD 423) é da autoria de Ralph Carmichael.

Ralph nasceu 28 de maio de 1927 em Quincy, Illinois. Seu pai era pregador e a mãe professora de Escola Dominical. Quando criança ainda, a família mudou a Dakota do Norte, onde o pai assumiu outro pastorado. No início da adolescência mudou-se para o sul da Califórnia.

Ralph cresceu com música em sua casa, pois tanto seu pai quanto a mãe tocavam piano. Mas eram somente amadores. Querendo que o filho tenha melhor instrução musical o pai começou a dar aulas de violino ao pequeno Ralph quando tinha apenas quatro anos. Com o tempo, piano, trompete, e aulas de canto foram adicionados.

Após o curso ginasial, ele freqüentou o Southern California Bible College (agora Vanguard University) no final da década de 1940. Carmichael, encantado com as grandes bandas populares e orquestras dos anos 40 e vendo como chegaram a grandes audiências, começou a experimentar esses estilos de música como veículos para melhor atingir as pessoas com o Evangelho. Por estas suas brincadeiras quase foi expulso da Escola Bíblica, e sua falta de interesse em homilética e hebráica custou-lhe um diploma. Mas, percebendo seus talentos musicais, a faculdade contratou-o, após a graduação, para organizar seu primeiro departamento de música evangelística.

Ali Carmichael passou a montar uma banda composta por alunos do seminário, e conseguiu um lugar em uma estação de TV local com um programa chamado ‘The Campus Christian Hour’ (A Hora do Campus cristão). A faculdade queria seu nome mantido fora dos créditos (Pois, o que as pessoas pensam de uma banda gospel Big ?) - isto ficou assim, até que o programa passou a ganhar um prêmio Emmy em 1950!

Além da música cristã nos anos 50 e 60, Carmichael também organizou e/ou dirigiu orquestras e coros para alguns dos maiores nomes da música pop, incluindo Nat King Cole, o pianista Roger Williams, Peggy Lee, Jack Jones, Reynolds Debbie, Ella Fitzgerald e Bing Crosby.

Carmichael deixou a música secular, em 1970, e passou a envolver-se muito com sua gravadora cristã, 'Light Records', com as empresas que editaram partituras e com o Dicionário de Música. Ele escreveu novas canções e musicais, inscreveu novos artistas, fez um programa de rádio, e produziu álbuns novos destinados aos jovens.

Em 1997, Ralph Carmichael comemorou seu 50 º ano na música cristã e foi presenteado com um doutorado honorário da Música pela Vanguard University, onde ele era estudante da turma de 1947 quando ainda se chamava de Southern California Bible College (SCBC).

O final do século 20 viu Carmichael ativamente fazendo música, lançando gravações orquestrais de música evangélica, assim como viajar pelos EUA fazendo shows da banda em mais de 50 grandes cidades. Seu mais recente CD, Amazing Grace, apresentando a London Symphony Orchestra e coro, e foi lançado em 2006 pela Crystal River Records.

Fontes: http://www.ralphcarmichael.com/biography.php
http://en.wikipedia.org/wiki/Ralph_Carmichael
http://www.mymusicway.com/biography/rcarmcl2.html
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Melodia
ID: 18060
REDE DE RECURSOS
+
Anunciarei o amor de Deus, o Senhor, e darei graças por tudo o que Ele tem feito.
Isaías 63.7
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br