Reginald Heber (1783-1826)

Obra e Biografia

29/06/2012

Reginald Heber (1783-1826) HPD nº 125

Em nosso hinário se encontra da autoria de Reginald Heber (em1826) um hino baseado em Isaías 6,1-8: Santo, santo, santo! Deus onipotente! Cantam de manhã nossas vozes com ardor (HPD nº 125) na tradução de João Gomes da Rocha (1861-1947) e com a melodia de John Bacchus Dykes (1823-1876).

Reginald Heber nasceu: 21 de abril de 1783, Malpas, Cheshire, Inglaterra.

Faleceu: 3 de abril de 1826, Trichinopoly (Tiruchirappalli), Tamil Nadu, Índia.

Sepultado: Igreja de São João, Trichinopoly, Tamil Nadu, a Índia (lado norte do altar).

Heber freqüentou a Faculdade de Brasenose, em Oxford, onde ele ganhou vários prêmios no inglês e latim. Ele recebeu um emprego na Faculdade de Todas as Almas, e com 24 anos de idade assumiu o cargo de Reitor em Hodnet, Shropshire, Inglaterra. Em 1823, ele se tornou, um tanto relutantemente, Bispo da diocese de Calcutá, Índia, onde trabalhou por três anos. Sua vida foi encurtada por afogamento em 1826, enquanto tomava banho.

Heber preservou sua pureza de vida e sua reverência, num mundo de vício e pecado. Alguém disse dele: “Se o seu coração fosse coberto apenas por um vidro, ninguém necessitaria temer ler os seus pensamentos, de tão puros que são.” .

Esta é a razão porque podia aproximar-se de Deus com a mais sagrada frase: “Santo! Santo! Santo! Senhor Deus Todo Poderoso!” Lemos em “Early Writings”, (Primeiros Escritos): “As palavras Deus Todo Poderoso são juntadas e usadas por alguns em oração de maneira irrefletida e descuidada, o que Lhe é desagradável. Tais pessoas não possuem o senso de Deus ou da verdade, senão, não falariam tão irreverentemente do grande Deus, que breve irá julgá-los no último dia. Disse o anjo: “Não as associem, pois terrível é o Seu nome”. Os que compreendem a grandeza e a majestade de Deus tomarão o Seu nome nos lábios com santo temor”. (Early Writings Pág. 122). Este hino é a mais solene expressão de culto, e deveria ser cantado reverentemente.

A maioria dos hinos dele só foi publicado depois da sua morte. 57 deles apareceram em Hymns Written and Adapted to the Weekly Church Service of the Year (London: J. Murray, 1827).

Fontes:http://www.paulistana.org.br/musica/historiadehinos.asp . e : www.cyberhymnal.org/
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 15574
REDE DE RECURSOS
+
Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres.
Gálatas 5.1
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br