Reginaldo Veloso (*1937)

Obra e Biografia

29/06/2012

Reginaldo Veloso (*1937) - HPD 310, 388, 435

Pe. Reginaldo Veloso é Mestre em Teologia e História, escritor, compositor e especialista em liturgia.

Nasceu no dia 3 de agosto de 1937 em Piquete, Município de São José da Lage, Alagoas. O pai era pequeno comerciante, a mãe doméstica. Seu nome completo é José Reginaldo Velloso de Araujo. No ano de 1951 foi para o Seminário em Recife, PE, onde fez o curso ginasial científico e estudou filosofia. Em 1958 foi para Roma, onde estudou Teologia e História da Igreja. Foi ordenado padre, em Roma, em 1961. Voltado ao Brasil em 1966, trabalhou 2 ½ anos como professor de Seminário. Em 1968 foi para Casa Amarela1  , em Recife, PE. Comandou durante 11 ½ anos a paróquia do Morro da Conceição. Era o pároco (nomeado por Dom Hélder) de uma das principais paróquias da arquidiocese, onde ocorre anualmente (na festa de Nossa Senhora da Conceição) uma grande peregrinação popular (1 milhão de pessoas). Atuava em conjunto com as CEBs, fazendo oposição ao arcebispo. No ano de 1989, foi destituído da paróquia e suspenso das funções sacerdotais (celebrar missa, realizar matrimônios, fazer batizados) pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso, da ala conservadora da Igreja. Para aplicar a punição, dom José alegou que o padre incitava nos fiéis aversão ao arcebispo. Padre Reginaldo não quis entregar a paróquia. A polícia foi chamada para arrombar as portas da Igreja.

Hoje (2011), ele vive casado com sua antiga secretária e celebra, ilicitamente, missas para grupos ligados a Teologia da Libertação. É assessor das CEBs, do MAC e do MTC - Movimento de Trabalhadores Cristãos.

Padre Reginaldo Veloso, foi um dos fundadores do ITER - Instituto Teológico do Recife e um dos braços direitos de Dom Helder Câmara. De Norte a Sul do país, o padre Reginaldo Veloso é chamado para prestar assessoria no campo da liturgia, da música litúrgica e também de movimentos de evangelização. Além disso, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil solicita, às vezes, seus serviços. São formas de exercer o ministério, mas é, sobretudo, o acompanha-mento das comunidades eclesiais de base que me realiza como padre. Para ele, não há incompatibilidade entre a vida presbítera e o casamento. São duas vocações importantes que deveriam ser acolhidas e exercidas com plena liberdade.

Fontes: Jornal do Comércio de Recife, em 09-08-1998 http://www2.uol.com.br/JC/_1998/0908/cd0908d.htm
Entrevista em 15-02-2011 http://www.youtube.com/watch?v=kSmLlHh7I0U

Reginaldo Veloso é autor dos seguintes hinos de nosso hinário Hinos do Povo de Deus. Todos são baseados em textos bíblicos.
HPD 310 – Da cepa brotou a rama, da rama brotou a flor... Um hino de Natal, com 7 estrofes, baseado nas palavras bíblicas de Isaías 11,1-10.
HPD 388 – Eis que de longe vem o Senhor, para as nações do mundo julgar... Três estrofes com texto baseado no Salmo 80, um dos Salmos de Asafe.
HPD 435Dizei aos cativos: saí!, Aos que estão nas trevas: Vinde à luz! ... Três estrofes baseadas em Isaías 49,8-13.

Outros cânticos de Reginaldo Veloso veja em http://letras.terra.com.br/reginaldo-veloso/

Nota:

1  Casa Amarela é um bairro da cidade do Recife. Localiza-se na região norte. É um dos mais populosos da cidade, famoso pela seu Mercado Popular (Mercado de Casa Amarela), feira-livre e intenso comércio.


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 18329
REDE DE RECURSOS
+
Crer significa fixar o olhar firme e continuamente em Cristo.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br