Renova-me, ó eterna luz

Comentário e reflexão

26/04/2014

HPD nº 162 – Renova-me, ó eterna luz.

Letra: Johann Friedrich Ruopp (1672-1708)

Melodia: “Ó Cristo, verdadeira luz” (HPD 42) Nürnberg, 1676

Textos bíblicos: Salmo 51; Isaías 40.31; João 8.12

O texto original alemão Erneure mich, o ewges Licht contava com 16 estrofes. A tradução em HPD 162 Renova-me, ó eterna luz, tem somente 4 estrofes. O hino é uma ótima oração cristã para cada dia da vida, entregando corpo, alma e espírito à orientação do Senhor Jesus, a fim de ser um verdadeiro discípulo dele.

Jesus é chamado na 1ª estrofe de “eterna luz!” (João 8.12). Provavelmente o autor Johann Friedrich Ruopp conhecia e se deixou influenciar pelo hino “Ó Cristo, verdadeira luz” (HPD nº 42) de Johann Heermann, onde Cristo é chamado de “verdadeira luz”. Não é de se estranhar que aproveitou também a melodia do HPD 42 para seu hino “Renova-me, ó eterna luz”. - Com certeza Ruopp foi inspirado pelo Salmo 51, pois uma série de termos usados no hino tem sua origem neste famoso Salmo de Davi. Já começa com a primeira palavra da 1ª estrofe: “Renova-me” = Salmo 51.10b “renova dentro em mim um espírito inabalável”. É um termo que aparece várias vezes nas Sagradas Escrituras. P.ex. Salmo 103.5: O Senhor “farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia”. Isaías 40.31: “Os que esperam no Senhor renovam suas forças, sobem com asas como águias...”. Romanos 12.2: “Transformai-vos pela renovação da vossa mente”. - A continuação da 1ª estrofe (“a tua face... me aclare... e me encha com seu resplendor”) tem suas raízes nas palavras da bênção sacerdotal de Números 6.25: “O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti...”

A 2ª estrofe “Eu peço queiras apagar o mal em mim...” reproduz nitidamente o Salmo 51.9: ”Esconde o teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades”. Hoje em dia talvez o autor diria “queiras deletar” tudo o que está errado.

Na 3ª estrofe temos a continuação do Salmo 51, com a oração ”Nem me retires o teu Espírito Santo” (V.11-12) que Ruopp transforma em um pedido “Dá-me o Espírito, Senhor,,,”. Este poder divino é necessário para que eu possa, como filho obediente, cumprir os mandamentos de Deus.

Na 4ª estrofe os pensamentos se dirigem para a eternidade, onde não mais haverá escuridão, nem se precisa de luz artificial, porque Deus mesmo é a luz (Apocalipse 21.23 e 22.5). Mas o que devemos fazer enquanto vivermos neste mundo, hoje e aqui, antes de chegarmos à esta eterna luz? E´ bom permanecer ligado a Deus através do telefone da oração e não cansar de pedir com o autor deste hino “Dirige os pensamentos meus somente a ti, Senhor, meu Deus”. Pois foi ele quem nos criou; é ele que nos libertou e salvou; é ele quem nos acompanha através do “vale escuro” (Salmo 23.4); e é ele quem nos aceita na eternidade.

Outra oração, baseada no Salmo 51.10, é o hino de HPD nº 163 “Deus, dá-me um puro coração...”
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Hino: 162. Renova-me, ó eterna luz
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 28303
REDE DE RECURSOS
+
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Mateus 5.9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br