Representantes sinodais encontram-se para planejar os 500 anos da Reforma

16/07/2015

Os dezoito sínodos da IECLB enviaram representantes para um diálogo sobre o Jubileu da Reforma 500 anos – pastor Edemar Zizemer representou o Sínodo Nordeste Gaúcho –. O encontro aconteceu na sede da IECLB, em Porto Alegre, dia 10 de julho. O representante do Sínodo da Amazônia esteve em diálogo de forma antecipada, uma semana antes, para economizar recursos. Além de representantes sinodais, também participou o pastor prresidente, pastor Nestor Friedrich, o assessor da Presidência, pastor Romeu Martini, o coordenador do Núcleo de Produção e Assessoria, pastor Pedro Puentes e, parcialmente, o Secretário do Ministério com Ordenação, pastor Marcos Bechert.

Facilitado pelo secretário da Ação Comunitária, pastor Mauro Souza, o encontro teve por objetivos: ouvir aquilo que está nos planejamentos sinodais relacionados às comemorações dos 500 anos da Reforma; e planejar ações conjuntas, abrangentes, para todos os níveis e instâncias da IECLB.

As pessoas presentes destacaram algumas questões importantes. As comemorações dos 500 anos da Reforma são uma oportunidade missionária única, onde será possível dizer quem somos, em que acreditamos e de que forma atuamos no contexto brasileiro. Em suma, é uma chance de “mostrar a cara” da IECLB.

Além disso, destacou-se a importância dos Dias da Igreja e dos cultos comemorativos como possibilidades de fortalecer a comunhão. O Sínodo Nordeste Gaúcho, por exemplo, transferiu a realização do seu tradicional Dia da Igreja para 2017, ao invés de 2016, para acompanhar o calendário das comemorações dos 500 anos.
Na reunião, também foi lembrada a necessidade de que escritos da Reforma sejam disponibilizados em linguagem fácil, simples, acessível. Eventos na área da música, artes visuais, vídeos, programas de rádio, multimídia, foram outros destaques levantados.
Este grupo de trabalho soma-se à comissão que já vem trabalhando nos preparativos do Jubileu. É possível afirmar que foi um dia cheio (de esperança), repleto (de ideias) e promissor (diante das possibilidades levantadas). Marcante será, para este grupo, o dia 19 de junho de 2016, quando faltarão 500 dias para os 500 anos da Reforma. Até lá, muita coisa acontecerá e o grupo voltará a se encontrar.

A Presidência agradece a presença e participação ativa destes ministros e ministras que se somam ao trabalho do Jubileu 500 anos da Reforma. São eles e elas:

Pastor Marcelo Peter da Silva, Sínodo da Amazônia
Pastor Sérgio Wruck Klippel, Sínodo Brasil Central
Pastor Reinoldo G. Neumann, Sínodo Centro-Campanha-Sul
Pastor Dilmar Devantier, Sínodo Centro-Sul Catarinense
Pastor Edemar Zizemer, Sínodo Nordeste Gaúcho
Pastor John Espig, Sínodo Noroeste Riograndense
Pastora Marli Seibert Hellwig, Sínodo Norte Catarinense
Pastora Bianca U. Weber, Sínodo Paranapanema
Pastora Vice-Sinodal Ma. Ana Isa dos Reis, Sínodo Planalto Riograndense
Pastor Cláudio Kupka, Sínodo Rio dos Sinos
Pastor Vice-Sinodal Afonso Weimer, Sínodo Rio Paraná
Pastor Geraldo Grützmann, Sínodo Espírito Santo a Belém
Pastor Alexandre Klitzke, Sínodo Sudeste
Pastora Sin. Roili Borchardt, Sínodo Sul-Rio-Grandense
Catequista Nilo B. Kolling, Sínodo Uruguai
Pastor Anderson Ellwanger, Sínodo Vale do Itajaí
Pastor Sinodal Gilciney Tetzner, Sínodo Vale do Taquari

Fonte: www.luteranos.com.br

COMUNICAÇÃO
+
A fé exalta a pessoa e transporta-a para junto de Deus, de tal modo que Deus e o coração humano tornam-se uma só realidade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br