Reunião da Presidência da IECLB com Pastores Sinodais

Por onde passam hoje os caminhos para ser Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil?

15/03/2011

1 | 1
Ampliar

Com o versículo bíblico de Zacarias 2.5, que diz Eu serei, diz o Senhor, um muro de fogo em redor de Jerusalém (Senhas Diárias), o P. Dr. Nestor Friedrich, Pastor Presidente da IECLB, deu início à primeira reunião da nova Presidência da Igreja com os Pastores Sinodais, que será realizada de 15 a 18 de março, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei, em São Leopoldo/RS.

O Pastor Presidente relatou experiências sobre a sua recente caminhada no cargo e pediu que os Pastores Sinodais fizessem o mesmo, estimulando a partilha de sentimentos. Enfatizando a Gestão do Cuidado, que prioriza o cuidado com a fé, a ação missionária e as pessoas, o P. Nestor afirmou “Precisamos parar, olhar à nossa volta e escutar para saber quem está lá e o que está acontecendo”, revelando a sua grande expectativa pessoal em relação ao encontro e à sua missão como Pastor Presidente.

Após uma rodada de apresentações da equipe da Presidência e Secretaria Geral, os Pastores Sinodais, “novatos” e “veteranos”, compartilharam as suas preocupações, dificuldades e também a gratidão por ocuparem esta posição tão importante na vida da Igreja.

Na segunda parte das atividades nesta terça-feira, o Pastor Presidente reafirmou que este encontro é o espaço para buscar forças, expor preocupações, esperanças, opiniões e convicções, mas principalmente para reavaliar caminhos e traçar novos rumos. Na sequência, propôs uma reflexão a partir do questionamento Por onde passam hoje os caminhos para ser Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil?

Durante a exposição de ideias, o P. Nestor afirmou “O que nos une - mais do que os regulamentos - é a missão, que nos é comum e independe de linha teológica, do que diz esse ou aquele Movimento, como esse ou aquele Centro de Formação Ministerial forma futuros Ministros e Ministras. Além disso, a forma de colocar a missão em prática adquire as cores do contexto vivenciado por cada Comunidade, Paróquia, Sínodo e organização identificada confessionalmente”.

Na argumentação do Pastor Presidente aos Pastores Sinodais sobre a importância destes encontros, dois tópicos foram destacados: representatividade e descentralização. “É por meio da representação qualificada - da Comunidade na Paróquia, da Paróquia no Sínodo e do Sínodo nas instâncias nacionais, que as realidades locais são melhor percebidas em âmbito maior. Quando isso não acontece, a missão fica desconectada, gerando uma forte tendência que as instâncias passem a viver em função de si próprias, fazendo planejamentos e tomando decisões desconectadas do que acontece nas bases”, explicou o P. Nestor. Em suma, a representatividade dá condições para a sustentabilidade da Igreja, a médio e longo prazos, e diz respeito também à credibilidade institucional em uma sociedade cada vez mais em crise.

A respeito da descentralização, é consenso que alguns processos estão descentralizados e há clareza sobre eles. Outros recebem interpretação de formas diferentes, conforme o contexto ou a situação, o que, às vezes, dificulta a coerência de procedimentos. Para a Presidência, a clareza sobre definições e regulamentações em aberto são uma construção conjunta, tendo em vista a necessidade da análise dos processos por diversos ângulos. Nesse sentido, é reafirmada a importância da representatividade qualificada nestes encontros, fundamentais e estratégicos para o cumprimento da missão da IECLB.
 
Veja também:
Dia 16/3 - Sistematização de propostas
Dia 17/3 - Campanha Nacional de Ofertas para a Missão – Vai e Vem 2011
Dia 18/3 - Em tuas mãos, ó Senhor, sempre estamos
 


Autor(a): Letícia Montanet - Jornalista
Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Presidência
ID: 2765
COMUNICAÇÃO
+
Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.
Salmo 100.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br