Richard Holden (1828-1886)

Obra e Biografia

29/06/2012

Richard Holden (1828-1886) HPD nº 306

Richard Holden foi um dos pioneiros missionários do Protestantismo no Brasil. Nasceu em 1828 em Dundee, na Escócia. Faleceu: janeiro de 1886 em Lisboa, Portugal. Sepultado: no Cemitério Protestante em Lisboa

Richard Holden é escocês de Dundee, filho de um casal anglicano. Converteu-se aos 21 anos, depois de passar uma experiência mística e a cura de uma doença. Esteve no Brasil em 1851 como comerciante, foi quando iniciou a aprender português. Estudou Teologia e Português em Gambier, Ohio, nos Estados Unidos. Traduziu o Livro de Oração Comum e muitos hinos tradicionais anglo-americanos para o português. O Departamento de Missão da Igreja Episcopal e a Sociedade Bíblica Americana o enviaram ao Brasil em 1860.

Fundou uma capela em Belém do Pará em 1860, aproveitando do fato que o capitão americano Robert Nesbitt, já havia iniciado a distribuição de Bíblias na cidade. Usava a imprensa local para difundir o Evangelho e acabou por envolver-se em uma polêmica com o bispo Católico Romano de Belém, Dom Antônio de Macedo Costa. Viajou pela Bacia do Amazonas, distribuindo Bíblias e panfletos evangélicos nas vilas e cidades ribeirinhas.
Em 1862, mudou-se para Salvador, Bahia, onde sofreu perseguições pelo clero romano, e não teve êxito na evangelização. Em 1864 entrou em conflito com o Departamento de Missão da Igreja Episcopal Americana, que o subsidiava, e se desligou dele.

Ainda no mesmo ano, outro missionário, Dr. Robert Kalley convidou-o para vir ao Rio de Janeiro, para sucedê-lo como pastor da Igreja Evangélica Fluminense, assumindo o cargo de pastor auxiliar em fevereiro de 1865. Cooperou por algum tempo com a Sociedade Bíblica Britânicae Estrangeira.
Depois Holden começou a simpatizar com algumas doutrinas darbistas, como o Dispensacionalismo e a organização eclesiástica de total autonomia da igreja local, que deveria ser presidida por um colégio de anciãos leigos. Isto gerou um conflito na Igreja Evangélica Fluminense, e em 1871 Holden deixa o Rio rumo a Inglaterra. Visitou a Escócia, onde se tornou darbista declarado, e passou a exercer atividades na Igreja Cristã. Depois foi para Portugal.

Holden inicia a primeira Casa de Oração - Irmãos em Portugal em 1871. Em 1876 edita um hinário Hinos e Cânticos Espirituaes em Português e em 1877 inaugura o prédio da Assembléia dos Irmãos de Amoreira, bairro de Lisboa.

Em 1878 um grupo de 26 pessoas oriuntas da Igreja Evangélica Fluminense, fundaram a primeira Casa de Oração – Irmãos Unidos (Igreja Cristã) no Brasil. Em julho do ano seguinte (1879) Holden vem ao Brasil para organizar esta igreja.

Em janeiro de 1886, aos 58 anos Holden falece em Lisboa, sendo enterrado no cemitério protestante da cidade.

O texto do hino sobre o segundo Advento de Cristo: HPD nº 306 A noite termina, a aurora já vem é da autoria de Richard Holden. A melodia é de James Gall (1808-1895). Outros hinos de sua autoria encontram-se no hinário Salmos e Hinos.

Fonte: Wikipédia - Alves, L Ensaios Históricos do Protestantismo Brasileiro, 2004 Henriqueta Rosa Fernandes Braga Musica Sacra Evangélica no Brasil, Rio de Janeiro, 1961, pág.324.
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 15584
REDE DE RECURSOS
+
Desde o nascer até o pôr do sol, que o nome do Senhor seja louvado!
Salmo 113.3
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br