Richard Lörcher (1907-1970)

Obra e Biografia

29/06/2012

Richard Lörcher (1907-1970) HPD nº 50(M) e 95(L)

Nasceu em 1907 em Cleebronn (Württemberg), Alemanha
Faleceu em 1970 em Spangenberg/Rhön, Alemanha.
Sepultado no Cemitério em Bethel

Richard Lörscher, filho de um pastor, aprendeu tocar instrumentos de sopro, sendo seu professor o General dos Metais Johannes Kuhlo1. Em 1932 trabalhou como diácono e dirigente do grupo de jovens em Steinhagen (Westfália). O seu amor ao Cristo lhe ajudou a descobrir sempre de novo outras maneiras para levar o evangelho aos jovens. Os seus estudos bíblicos, quase que automaticamente, se transformaram em textos rimados, para os quais ele inventou melodias fáceis.

No cancioneiro “Das Aufgebot” (A Proclamação) foram publicados em 1938 as primeiras canções de Lörscher. Dentro delas o hino “Jesus Christus, König und Herr” (Jesus Cristo é Rei e Senhor, HPD nº 95) tornou-se um dos mais conhecidos. O hino está baseado nos textos bíblicos de Filipenses 2,11: E toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai e Apocalipse 11,15: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos. - A melodia que consta no HPD é de  Gottfried Schneider (1937). Outra melodia para o mesmo hino foi feita por Martin Krüger.- Na época do Terceiro Reich na Alemanha era arriscado cantar este hino em público, pois era uma confissão de fé em Jesus como único verdadeiro Senhor, quando Hitler queria ser o “Führer” (Líder).

Após a queda do Terceiro Reich, ou seja em 1946, Lörcher tornou-se Posaunenwart coordenador para os trombonistas no CVJM (Associação  Cristã de Moços) da Alemanha ocidental. Em incontáveis viagens pela Europa ele mostrou aos jovens que tocar trombone é uma missão evangélica. Ele não queria só tocar boa música, mas para ele a música era o veículo para dar o testemunho da fé.

Lörcher também é autor da melodia do HPD nº 50 , composta em 1946, publicada em 1949. A letra original “Nun gehören unsre Herzen ganz dem Mann von Golgotha” („Nossos corações pertencem ao varão de Gólgota ) é de Friedrich von Bodelschwingh, em 1938.

Fontes: “Kleines Nachschlagewerk zum Evgl. Gesangbuch” edição para Baviera e Turíngia, Munique, s.d.
Wolfgang Heiner “Bekannte Lieder – wie sie entstanden” Neuhausen-Stuttgart, 1989, pág.368.

Foto de http://rauheshausbruder.klack.org/bilder/loercher.jpg

Nota: 1 O pastor Johannes Kuhlo (1856-1941) iniciou o trabalho com trombones na Alemanha exatamente com o objetivo de engajar crianças e adolescentes na missão da Igreja.


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 15609
REDE DE RECURSOS
+
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br