Salmo 23

Alocução para Bênção Matrimonial

01/11/1993

SALMO 23

Prezados noivos!

É bem certo que os últimos dias e horas estavam carregados de preocupações e até um certo nervosismo. Primeiro, porque vocês organizaram tudo para uma bonita cerimônia e não mediram esforços para proporcionar uma boa recepção aos parentes e amigos. Segundo, porque chegou o momento definitivo de unir vossas vidas pelos sagrados laços do matrimónio. Agora estamos aqui diante desse altar, onde diante de Deus vocês desejam dizer sim um ao outro. Aqui estão seus pais, irmãos, parentes, amigos. Aqui estão as testemunhas que vocês convidaram, pessoas de vossa confiança, gente cristã. Todos queremos fazer parte desse momento de vossas vidas, com certeza inesquecível.

Convido vocês, noivos e comunidade reunida, para que agora achemos um momento de calma. Instantes que nos possibilitem reflexão séria sobre o que está acontecendo aqui. Busquemos meditar sobre a grandeza do significado que é a saga da vida, da continuidade da vida, a festa do amor. Sim, porque o casamento celebra o amor, a vida, a sexualidade como dom de Deus, a fertilidade que povoa a terra com inteligência. Casar é não somente realizar uma sociedade entre dois, mas o que é melhor, entre duas pessoas que se amam. Vocês tiveram a liberdade de se escolhei Essa liberdade começa agora a se transformar em compromisso mútuo de vida.
O Salmo 23, que lemos há pouco, não deixa de ser uma oração. Oração muito antiga, porém muito atual. Essa oração trata de uma imensa confiança em Deus Quando esse salmo era orado e cantado pelo antigo povo de Deus, certamente havia ali a sabedoria e a consciência de saber-se criado por Deus, e agora acompanhado por ele em todas as circunstâncias da vida. Assim como vocês dois, caros noivos, desde cedo, desde crianças vocês sustentam essa íntima relação com Deus.

Hoje vocês buscam a bênção de Deus para vossa união em casamento. E é verdade que Deus abençoa realmente todos aqueles que o buscam com sinceridade. Aqui nós não estamos tratando de um momento isolado de suas vidas. Trata-se da continuidade de uma história na qual vocês dois são os protagonistas, são o centro. Buscar a bênção de Deus para o casamento é o mesmo que adquirir o direito a uma fonte de água: toda vez que tiveres sede, podes ir lá beber daquela água fresca e gostosa. Deus é fonte inesgotável de vida e de bênçãos, e ele sempre está do nosso lado. Deus é o pastor que está em permanente estado de vigília para com seu rebanho, pois deseja o melhor para toda a sua criação.

Lamentavelmente, a instituição família, casamento, está passando por uma séria crise. Pois vem sendo perturbada por valores distorcidos, que exercem forte influência sobre nós todos. É verdade que os meios de comunicação transmitem uma imagem de leviandade no trato de assunto tão importante e fundamental para uma boa harmonia entre pessoas que se amam. Vocês como casal são agora lançados paia dentro desse fogo cruzado. Não havendo uma boa armadura, vocês poderão facil¬mente ser atingidos. A permanente busca da Palavra de Deus como orientação e consolo é maneira fundamental para se fortalecer na união. Busquem viver intensa¬mente sua vida comunitária entre irmãos e irmãs na fé. Valorizem sua vida de oração. Muitos são os casais que estão profundamente debilitados em seu amor. Quem sabe vocês dois possam ser uma luz que ajuda a guiar tantos que já andam sem rumo. Fortalecidos no Senhor, também podemos fortalecer com nosso conselho, amparo e abraço amigo. Deus permita transformar essa bênção de hoje em resultados de vida, e toda vez que vocês olharem para trás possam dizer: Até aqui nos trouxe Deus. Amém.


Autor(a): Valdim Utech
Âmbito: IECLB
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 23
Título da publicação: Proclamar Libertação / Editora: Editora Sinodal / Ano: 1993 / Volume: 19
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Alocução
ID: 15401
REDE DE RECURSOS
+
Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres.
Gálatas 5.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br