Salmos 16 - Vencer o Medo

Prédica

30/03/2008


Leitura Bíblica Básica: Salmo 16
Outras Leituras: João 20.19-22
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ - Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville - SC
Data da pregação: 30/03/2008
Data Litúrgica:

Prédica:
Prezada Comunidade cristã aqui reunida. Estes fatos relatados neste texto de João aconteceram ainda no domingo de Páscoa. Os discípulos estão com o horror da crucificação e da morte de Jesus bem presentes na memória. Por isso, estão com as portas trancadas, com medo dos judeus. Pensam: se os judeus nos encontram, teremos o mesmo fim que Jesus teve. E logo aparece Jesus no meio deles, soprando sobre eles o Espírito Santo e dando-lhes a missão de ir ao mundo divulgar o Evangelho. O texto traz a temática do MEDO e da SUPERAÇÃO do medo. - Do medo que leva ao isolamento e a não ir adiante com a mensagem da ressurreição - Da superação do medo pelo poder do Espírito Santo que Jesus Cristo sopra sobre os discípulos. Nós sabemos que o medo é algo intrínseco ao ser humano. Todos nós temos medo. Não há nada de errado em sentir medo. Todas as pessoas temem algo - assaltos, aviões, doenças, dentistas, solidão, entre outros. O problema não está em termos medo, mas em SERMOS DOMINADOS PELO MEDO. A definição de medo que encontramos na Wikipedia diz: O medo é um sentimento que é um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. E é justamente isto que acontece com os discípulos no texto bíblico: eles estão com receio, pois se sentem ameaçados - sua vida está ameaçada pelos líderes judeus. E, quando o medo domina os discípulos, entra Jesus em cena. Ele chega desejando - Paz seja convosco! Paz que lança fora o medo. Paz que traz tranqüilidade. Paz que traz superação do medo. E Jesus permite que os discípulos vejam e toquem as feridas de suas mãos, o lado ferido pela espada. A presença de Jesus acalma o coração inquieto, o coração que está com medo. A presença de Jesus traz paz, traz segurança: - agora nós estamos seguros - Jesus está conosco. E Jesus, após ter conversado com os discípulos, sopra sobre eles o Espírito Santo. Jesus dá o Espírito Santo porque sabe que não estará mais fisicamente com os discípulos. E eles precisam ser animados pelo poder do Pai, pois sozinhos eles não conseguem vencer o medo e ir adiante com a boa notícia da ressurreição. Faço um parêntese: vocês ouvindo estas minhas palavras também já devem ter pensado nisso: hoje, nós encontramos muitos livros de auto-ajuda que dizem: você pode, você é, você precisa vencer, você pode superar suas limitações, seus medos: basta você querer. E aqui colocamos o contraponto e dizemos: SEM DEUS, NÓS NADA PODEMOS. Nós somos fracos, falhos, pequenos, frágeis, temos medo. Mas nos tornamos fortes porque Deus nos fortalece. É o que o apóstolo Paulo diz em Filipenses 4.13: Tudo posso NAQUELE QUE ME FORTALECE. Claro que precisamos fazer nossa parte, mas precisamos nos saber dependentes de Deus, porque, se formos confiar em nós somente, iremos cair e poderemos não levantar mais. Por isso, Provérbios 3.5,6 diz: Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Os discípulos superaram o medo porque CONFIARAM EM JESUS, EM DEUS. Assim também nós superaremos nossos medos quando confiarmos em Deus. Se confirarmos em Deus, superaremos os nossos medos diários: de não conseguir vencer os desafios da vida, de perder o emprego, de ser assaltado, da morte... Lembro a história da ressurreição da filha de Jairo, em Mateus 5.35-43, quando Jesus diz a Jairo, que havia recebido a notícia que sua filha havia morrido: NÃO TEMAS, CRÊ SOMENTE. Lembro de mim, quando era jovem: tinha medo de falar em público, quando saí de casa para a faculdade de teologia - quanto medo. Quando na faculdade, tinha medo de ir visitar doentes em hospitais, tanto que fui o único que consegui escapar da cadeira de Clínica Pastoral, que era obrigatória. E hoje estou aqui falando a vocês, visitando vocês ou familiares de vocês em hospitais... E estes medos que temos somente podem se superados pela fé em Deus. Se eu fosse perguntar, certamente cada um de vocês deve ter sua história para contar de como deus ajudou a superar medos e desafios. E, ao superarmos estes medos pela fé e confiança em Deus, iremos naturalmente ser testemunhas de Jesus sem grandes esforços, porque teremos uma ATITUDE diante da vida que irá falar por nós - não é preciso que eu seja um missionário, um pastor ou até mesmo um pregador leigo. Também não é preciso que eu toda hora fique falando de Deus, me tornando uma pessoa chata que os outros evitam porque não tem outra conversa - daí não vou estar sendo mensageiro de Deus. A pessoa que confia em Deus tem uma CONDUTA DIFERENTE que chama atenção pela sua atitude de confiança, uma atitude de amor, uma atitude de solidariedade, de humildade... E É A GRATIDÃO AO DEUS DA VIDA QUE IRÁ LEVÁ-LO A AGIR ASSIM. Os discípulos receberam o Espírito Santo de Deus e superaram seus medos. Nós recebemos o Espírito Santo de Deus através do Batismo e temos a promessa de Jesus presente conosco sempre. Que possamos depositar nossos medos/desafios aos pés de Jesus/Deus, superar nossos medos e ser testemunhas do Evangelho em nossas palavras e ações . Amém.


Autor(a): Elton Pothin
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - Martin Luther
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 16
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 8812
REDE DE RECURSOS
+
É dever de pai e mãe ensinar os filhos, as filhas e guiá-los, guiá-las a Deus, não segundo a sua própria imaginação ou devoção, mas conforme o mandamento de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br